Categorias: Destinos: Europa, Montenegro

O que fazer em Kotor, Montenegro

GUIA COMPLETO DE KOTOR: O QUE FAZER EM KOTOR, O QUE VISITAR EM KOTOR, PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE KOTOR, ONDE SE HOSPEDAR EM KOTOR, INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE KOTOR E MUITO MAIS!

Imagine uma cidade histórica e murada com ruelas super estreitas, construções de pedras com portas e janelas verde escuro, muralhas subindo a montanha, igrejas ortodoxas antigas e altas montanhas formando fiordes ao de uma baía de água esverdeada. Kotor é assim. E isso faz com que ela seja uma das cidades mais charmosas de Montenegro.

Infelizmente muitos viajantes ficam apenas algumas horas na cidade (e até mesmo no país) através de passeios bate-volta a partir de Dubrovnik ou em viagens de navio, quando ele passa o dia atracado no Porto de Kotor.

SOBRE KOTOR

Localização

Kotor é uma das principais cidades de Montenegro, um país situado nos Bálcãs. A cidade fica localizada na região da Baía de Kotor, que junto com outras 3 Baías, faz parte da Baía de Boka (ou Boka Bay). Esta Baía é desenhada por belíssimos fiordes e desagua no Mar Adriático.

Kotor fica a uma distância de 23 km de Budva, que é uma das cidades mais visitadas do país assim como Kotor, e a 90 km de Podgorica, que é a capital de Montenegro. De Kotor até Dubrovnik, na Croácia, são 90 km, e até Mostar, na Bósnia, são 180 km.

Um pouquinho de história

A região onde Kotor foi dominada pelor romanos entre 168 a.C. até 476 d.C. até o fim do Império Romano. Desta data até 1185 Kotor pertenceu aos bizantinos. E assim a região foi passando por diversas dominações, Estado Sérvio, Húngaros, Reinado da Bósnia até se tornar uma República Independente.

Até que em 1490, a República de Veneza passou a governar a região, e  assim ficou até 1797. Depois foi a vez do Império Austríaco, que durou até 1805, os russos dominaram um pouco também, de 1806 a 1087 (bem pouco mesmo!) e depois os franceses até 1813. Neste ano a população de Montenegro, liderada por Petar I Petrovic, lutou contra os franceses.

Assim conquistaram uma independência, mas que não durou muito, pois em 1814 após o Tratado de Paris, a região foi cedida à Áustria. A libertação da Áustria ocorreu apenas em 1918, e posteriormente, a libertação dos nazistas ocorreu em 1944.

Saiba mais sobre O que fazer em Montenegro: Guia de Viagem Completo
Saiba mais sobre O que saber antes de viajar para Montenegro
Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Áustria

Kotor ou Cattaro?

Em Kotor, você vai notar que em muitas placas, mapas e até nomes de estabelecimentos aparece a palavra Cattaro. Perguntei ao meu guia e ele contou que Cattaro significa Kotor em italiano. Era assim que os venezianos chamavam o lugar.

Kotor: Patrimônio Mundial da UNESCO

A cidade de Kotor possui duas classificações de Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com o Parque Nacional de Durmitor e com o Cemitério Medieval Stécci, que juntos formam os quatro Patrimônios Mundiais listados pela UNESCO.

Um deles é a região natural e cultural-histórica de Kotor, que durante a Idade Média foi um porto natural de extrema importância comercial e artística. O outro é a cidade fortificada de Kotor, que foi construída como um dos trabalhos de defesa veneziana entre os séculos XVI e XVII. E juntamente com outras construções de defesa feitas pela República de Veneza, na Itália e na Croácia.

COMO CHEGAR EM KOTOR

Carro

Se você estiver viajando de carro e quiser chegar a Kotor, é importante saber que a cidade murada não permite a entrada de veículos. Essa informação é importante para quando você estiver escolhendo a sua hospedagem.

Ônibus

Outra opção é chegar em Kotor de ônibus e foi exatamente isso que eu fiz. Cheguei em Kotor de Dubrovnik e parti para Podgorica, e de ônibus em ambas ocasiões.

Avião

Há três opções de aeroportos próximos de Kotor: Tivat, Podgorica e Dubrovnik. O de Tivat fica mais próximo, a 12km, e embora não seja um aeroporto muito grande, recebe voos internacionais e é uma possibilidade.

O aeroporto de Podgorica fica um pouco mais distante, aproximadamente 85km de distância e é outra opção para os viajantes. Por fim, mais uma opção é o Aeroporto de Dubrovnik, na Croácia, que fica a 92km de distância. Embora seja perto, os trâmites de imigração podem fazer com que a viagem seja mais lenta.

Saiba mais sobre Primeira viagem à Europa: o que saber antes de viajar
Saiba mais sobre 21 erros para evitar em uma viagem à Europa
Saiba mais sobre Como escolher o melhor hotel para a sua viagem

ONDE SE HOSPEDAR EM KOTOR

Hotéis no centro histórico de Kotor

Kotor Nest

Listamos três opções de hospedagem dentro da cidade murada, no centro histórico de Kotor. A primeira sugestão é o Kotor Nest, um hotel novo, com arquitetura moderna e muito bem recomendado pelos hóspedes.

Hotéis fora do centro histórico de Kotor

HUMA Kotor Bay

Um hotel que indico muito é onde passei a minha lua de mel, o HUMA Kotor Bay. O Hotel fica a pouco mais de 3km da cidade murada, novo e limpo, possui praia privativa e um excelente atendimento de hospedagem 5 estrelas.

Saiba mais sobre Onde ficar em Kotor, Montenegro
Saiba mais sobre Hotel: onde ficar em Tivat, Montenegro

QUANDO IR PARA KOTOR

É possível visitar Kotor em qualquer época do ano. No entanto, entre os meses de Maio a Outubro, entre primavera e início de outono, é mais recomendado para poder aproveitar melhor.

Outro ponto importante de saber é que os meses de julho e agosto são muito quentes e muito cheios de turistas. Então, se possível, considere visitar Kotor entre maio e junho ou entre setembro e outubro.

Saiba mais sobre Qual é a melhor época de viajar para a Europa
Saiba mais sobre 6 dicas para uma viagem de verão na Europa
Saiba mais sobre Inverno na Europa: 10 dicas para a sua viagem
Saiba mais sobre Viagem com chuva: O que fazer e como aproveitar

O QUE FAZER EM KOTOR

DENTRO DA CIDADE MURADA DE KOTOR

A cidade murada de Kotor é uma cidade medieval onde as antigas construções foram transformadas em lojas, restaurantes, bares e hotéis. Há novidades a cada esquina e as ruelas parecem formar um labirinto, então não se preocupe em se perder. Reserve pelo menos meio dia para ir explorando e parando nos lugares que te interessar.

Portão do Mar | Sea Gate 

Vamos começar pela entrada principal, que é por onde a maioria dos turistas acessa o a cidade murada de Kotor, que é o Portão do Mar. Embora seja a principal entrada da cidade murada, ainda há outras duas.

O Portão do Mar foi construído em 1555 e foi feito durante a época da dominação veneziana na região dos Bálcãs. Nele há um símbolo de Veneza, o leão de asas, a data de libertação dos nazistas e uma frase de Tito que diz: “O que é deles nós não queremos, o que é nosso nós não daremos”.

Ao atravessar o Portão do Mar você já chega em outro ponto importante da cidade, a Praça das Armas. Vamos falar sobre essa praça no próximo tópico.

Praça das Armas | Trg od Oruzja

A Praça das Armas é a principal praça da cidade velha de Kotor, é a maior praça da cidade murada e nela estão construções históricas, cafés e hotéis. Um dos principais destaques da praça é a Torre do Relógio e outro destaque é a construção histórica do Palácio do Príncipe.

Catedral de São Trifão | Sveti Tripun 

Localizada em uma das principais praças do centro histórico, a Catedral de Kotor é uma construção histórica, que foi construída há mais de 1.000 anos e cujo nome homenageia o padroeiro da cidade, São Trifão.

Dentro da Igreja estão os restos mortais do santo, que foram trazidos de Constantinopla para Kotor. A igreja foi devastada nos dois terremotos que atingiram a região, o primeiro em 1667 em Dubrovnik e o segundo em 1979 em Montenegro. Quem visita a Catedral também tem oportunidade de conhecer o museu, que fica no seu interior.

Outras Igrejas do centro histórico

Para quem gosta de visitar Igrejas, dentro da cidade murada há pelo menos 3 igrejas, sem contar a Catedral, que valem a pena conhecer. Duas delas são igrejas ortodoxas e ficam localizadas na mesma praça, a Igreja de São Lucas e a Igreja de São Nicolau.

Outra Igreja que vale a pena conhecer é a Igreja de Santa Maria, que se destaca pelo seu portão de bronze com imagens que retratam a história de vida da beata Hosana. Além do portão, dentro da Igreja está exposto o corpo da beata Hosana.

Edifícios históricos

Palácio Drago, Palácio Grgurina e o Palácio Pima são alguns dos exemplos de edifícios históricos da cidade murada de Kotor. Essa construções foram feitas seguindo a arquitetura palaciana medieval.

FORA DA CIDADE MURADA DE KOTOR

Além das atrações de dentro da cidade murada de Kotor, há também outras atrações e passeios que podem ser feito fora das muralhas, ou até mesmo acima delas. Vou explicar melhor.

Muralhas de Kotor

Inclui as Muralhas de Kotor em passeios “fora da cidade murada de Kotor” porque, embora a entrada para a muralhas seja pela cidade velha, as muralhas ficam fora do centro, ao longo da montanha.

Se você tiver disposição, pode subir até o topo das muralhas, onde ficam as ruínas do Castelo de São João. A vista lá do alto é incrível e vale a pena, mas é bom saber que o passeio todo pode durar aproximadamente 2h e a subida é de 1355 degraus.

Muralhas de Kotor na altura da cidade

Se você não quiser subir 1355 degraus montanha acima, é possível subir as muralhas no nível da cidade. São apenas alguns degraus e você já tem uma vista de uma posição um pouco mais alta e sem fazer muito esforço.

Praias de Kotor

Kotor possui “praias”, mas na verdade a cidade não fica no Mar Adriático, e sim na Baía de Kotor. No entanto, essas “praias” são muito lindas pelo cenário das montanhas ao redor e ao fundo e pela cor da água. Além disso, a praia não é de areia, e sim de pedrinhas, então cuidado para não escorregar ou machucar os pés.

Muitos hotéis que ficam nas margens da Baía de Kotor possuem praias privativas, mas também é possível encontrar praias públicas, principalmente perto da região do centro histórico.

A praia das fotos fica em frente ao HUMA Kotor Bay, o hotel onde me hospedei. Nesta praia está situado o beach club Virto, então mesmo que você não esteja hospedado no hotel, é possível curtir umas horinhas por lá.

PASSEIOS BATE-VOLTA A PARTIR DE KOTOR

Montenegro é um país muito pequeno, então é possível estabelecer base em uma cidade e visitar as outras regiões em passeios bate-volta. Isso foi o que eu fiz e a partir de Kotor pude visitar várias regiões.

Perast

E se você gosta de informações detalhadas e quer fazer um passeio que vai garantir muito aprendizado, recomendo a contratação do guia local Milos, que foi quem me levou para este passeio.

Saiba mais sobre MR Traveler: tours guiados em Montenegro
Saiba mais sobre Roteiro de 1,3, 4 e 7 dias em Montenegro
Saiba mais sobre Lua de Mel em Montenegro: dicas e roteiro

Perast é uma pequena vila localizada a apenas 12km de Kotor. É de vila que saem os barcos para você visitar a Ilha de Nossa Senhora das Rochas. É uma ilha artificial e nela estão situados uma igreja e um museu.

Mausoléu de Njegos

Outro passeio super interessante é o Mausoléu de Njegos, que fica localizado dentro do Parque Nacional de Lovcen. A distância entre Kotor e o Mausoléu é de 35km, mas parte da estrada é repleta de curvas, então a viagem demora mais do que seria em uma estrada comum.

O Mausoléu foi feito para Petar II Petrovic, ou Njegos, um personagem muito importante para o país, foi príncipe-bispo de Montenegro entre 1830 e 1851. São mais de 460 degraus até o topo, onde fica a construção que abriga o túmulo e o mirante.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para Montenegro. Desde 2019 trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário