Categorias: Destinos: Europa, Áustria

Hallstatt: bate-volta a partir de Salzburgo

A Áustria é um país repleto de vilarejos charmosos com várias características: situados em bases de montanhas, beira de lagos, com acesso à estações de esqui, rodeados de imensos gramados…

Em meio a tantos vilarejos, um deles se destaca: Hallstatt. Com sua paisagem cultural listada como patrimônio cultural da UNESCO desde 1997, Hallstatt é uma vila de 800 habitantes situada entre o lago e a montanha. Dizem que foi a vila que inspirou a animação Frozen, da Disney.

Quando estive na Áustria com minha mãe, em 2023, fizemos uma Excursão a Hallstatt de meio dia, a partir de Salzburgo onde passamos alguns dias. Como foi uma experiência que valeu muito a pena, vim compartilhar os detalhes desse dia tão fantástico!

Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Áustria

EXCURSÃO A HALLSTATT

Chegando no Ponto de Encontro

No dia da excursão a Hallstatt, marcada para às 12h, acordamos cedo, tomamos café da manhã e fomos caminhando até o ponto de encontro para nos localizarmos antes de fazer os passeios da manhã. Nosso hotel ficava a menos de 15 minutos a pé do ponto de encontro do tour.

HOTEL EM SALZBURGO
E antes de continuar, vou deixar aqui a indicação do hotel onde nos hospedamos, que embora não seja no centro histórico, fica em frente a Estação de trem. O Cocoon Salzburg é novo, bem decorado, com café da manhã fantástico e um atendimento excelente.

O ponto de saída do ônibus era na Mirabellplatz, onde fica o Palácio e Jardins de Mirabelle. A praça em frente ao ponto de saída do ônibus abriga às quintas-feiras de manhã a Salzburger Schranne – Schrannenmarkt Salzburg, uma feira livre.

Tivemos a sorte de marcar nosso tour em uma quinta às 12h, então como chegamos com antecedência, além de visitar os Jardins de Mirabelle, ainda tivemos essa experiência local de dar uma volta pela feira e acabamos pegando um lanche para a viagem.

Já havíamos tomado café da manhã no hotel mais cedo, mas não haveria tempo de almoçar. O lanche foi uma excelente ideia porque fomos comendo no caminho.

O caminho entre Salzburgo e Hallstatt…

No caminho, o guia foi dando orientações em inglês. Contou que Salzburgo, a cidade da onde saiu o tour, tem uma população aproximada de 150 mil habitantes. Salzburgo é o nome da cidade, mas também o nome de um dos 9 estados da Áustria (assim como São Paulo cidade e São Paulo estado, sabe?).

Hallstatt é uma vila localizada na região de Upper Austria, que tem (e teve) grande relevância econômica ao país por sua mina de sal. A história da região é antiga, com registros dos primeiros habitantes há mais de 5 mil anos, quando as tribos celtas começaram a minerar sal.

Ainda falando de números, a Áustria tem uma população de 9 milhões de habitantes e Viena, a capital do país, de 2 milhões. O país é bem pequeno e faz fronteira com a região da Bavária, na Alemanha, que fica a apenas 6 km de Salzburgo.

A região por onde passamos para chegar em Hallstatt, e a própria vila, faz parte do chamado Lake District, ou Salzkammergut Lake District. Essa é a região dos lagos austríacos que fica em dois estados, Salzburgo e Upper Austria.

A partir de Salzburgo seguimos de ônibus durante aproximadamente 40 minutos até o Lago Wolfgangsee, onde paramos por 10 minutos para tirar fotos de um visual deslumbrante. A estrada no sentido Hallstatt era linda com vários lagos.

No caminho também passamos por outras cidades, como Fuschless, que faz parte de um parque estadual e é muito popular no verão, onde as pessoas costumam acampar. Passamos também por Bad Ischl, que é a maior cidade da região de Lake District, uma cidade de spa, onde Francisco José passou vários verões.

Em Hallstatt…

Parte 1: Hallstatt Skywalk

O tour era de 5 horas, então em Hallstatt mesmo tivemos apenas 2 horas disponíveis para explorar a vila. Como viajamos em baixa temporada, o guia nos informou que haveria tempo de subir até o mirante Hallstatt Skywalk.

Parte 2: Vilarejo de Hallstatt

Depois de uma hora, a segunda parte do nosso tempo em Hallstatt foi dedicado à vila, então caminhamos para explorar as ruas pequenas, íngremes e com um dos visuais mais impressionantes da viagem!

Ah, e um detalhe: nossa viagem foi na segunda semana de novembro, então as cores do outono estavam esplendorosas. A vila tem uma beleza impressionantes e deve mudar totalmente “sua cara” durante as diferentes estações. Fico imaginando como deve ser durante o inverno, com muita neve ou até mesmo no verão com as árvores bem verdinhas. Bom, de qualquer forma tivemos o privilégio de ver a vila enfeitada de amarelo e laranja, um espetáculo!

Na vila de Hallstatt não costuma ter sol direto, pois o vale onde está situada é muito fundo e as montanhas ao redor são muito altas, o que impossibilidade o sol na maior parte do ano. A estrada de acesso à vila foi construída em 1890 e a antes disso o acesso era feito somente de barco.

Caminhamos pelas ruas estreitas da vila fomos primeiro ao ponto mais distante (menos de 10 minutos a pé), o mirante Panoramic Viwepoint, que é onde tem aquele visual clássico de Hallstatt. Depois fomos até a Igreja Pfarrkirche Mariä Himmelfahrt, onde fica um cemitério com um visual impressionante. E caminhamos pelas ruas charmosas antes de pegar o ônibus de volta para Salzburgo.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Áustria. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário