Categorias: Destinos: Europa | Dicas

6 dicas para uma viagem de verão na Europa

Idealizar uma viagem perfeita pode gerar frustração ao se deparar com a realidade quando se chega no destino. E quem sonha com o tão desejado “verão europeu” precisa estar ciente da realidade que vai encontrar durante a viagem. Pensando nisso, escrevi este texto para contar um pouco sobre o verão na Europa e trazer algumas dicas para quem quiser fazer uma viagem nessa estação do ano.

Vamos lá?

VERÃO NA EUROPA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quando é verão na Europa?

O verão no Europa acontece no meio do ano, entre os meses de junho a setembro. Ou seja, ao contrário do que acontece no Brasil (e em todo o hemisfério sul).

Quais são os prós e contras de viajar para a Europa  o verão?

De maneira geral, há mais horas de luz solar, é calor, então é possível usar roupas mais leves, ir à praia, aproveitar as atrações que costumam funcionar até tarde. É também nos meses de verão quando acontece a maioria dos festivais de música. Enfim, uma atmosfera animada e festiva.

Por outro lado, é alta temporada e isso significa duas coisas: lotação e preços altos. Claro, todo mundo quer curtir um pouquinho do verão europeu. Então, vale a pena colocar na balança o que é importante para você.

Mas agora se você já ponderou os dois lados e decidiu que o verão europeu é para você, aqui estão algumas dicas para você aproveitar uma viagem entre os meses de junho a agosto, ou seja durante o verão na Europa.

6 DICAS PARA UMA VIAGEM DE VERÃO NA EUROPA 

DICA 1 | PLANEJE, COMPRE E RESERVE COM ANTECEDÊNCIA

Uma viagem para a Europa no verão precisa ser planejada e, principalmente, reservada com antecedência! Como o verão é alta temporada, o planejamento permite que reservas em hotéis, restaurantes, a compra de passagens e ingressos da sua preferência estejam disponíveis na data da viagem.

Para a reserva de hospedagens, vale a pena acompanhar a disponibilidade e comparar preços no booking.com que é, na minha opinião, a melhor ferramenta para encontrar hospedagem de maneira independente.

Saiba mais sobre Como escolher o melhor hotel para a sua viagem
Saiba mais sobre Comprar ingressos antes de viagem ou não?

Para viagens de trem, a antecedência é de 3 meses e você pode comprar passagens pela trainline. Além disso, atrações concorridas – e até mesmo as menos concorridas, mas que você quer visitar – valem a pena comprar com antecedência. Além de garantir sua visita, você ainda evita filas de ingresso. E por fim, também sugiro que você reserve bares e restaurantes que deseja visitar. Acesse o site oficial do estabelecimento e faça a reserva.

DICA 2 | TENHA UMA GARRAFINHA DE ÁGUA SEMPRE COM VOCÊ

Faz MUITO calor nos países da Europa no verão, muito calor mesmo! Para quem estiver fazendo uma viagem que passa o dia todo fora explorando, garanto que uma garrafinha de água será a melhor companheira. Além disso, algumas cidades histórica possuem fontes de água potável para você reabastecer, como é o caso do centro histórico de Dubrovnik.

Saiba mais sobre O que você precisa saber antes de ir para Dubrovnik
Saiba mais sobre O que fazer em Dubrovnik: Roteiro de 3 dias
Saiba mais sobre Como visitar o Palácio de Buckingham, em Londres
Saiba mais sobre 19 acessórios de viagem para levar na mala

Outra dica para quem quiser economizar e se manter hidratado, é de comprar garrafinhas de água em supermercado e não em frigobar ou bar do hotel, onde os preços costumam ser mais altos. Então, antes de chegar no seu destino, procure opções de supermercados perto do seu hotel.

DICA 3 | LEVE ROUPAS ADEQUADAS NA SUA MALA

A maneira de se vestir pode deixar seu passeio mais ou menos confortável. Roupas leves no verão são ótimas para se manter mais arejado. Se você for visitar templos religiosos é necessário lembrar do código de vestimenta.

Mas também é importante saber que é indispensável fazer uma pesquisa prévia sobre o seu destino de viagem. Isso porque, embora seja verão, alguns destinos não costumam ter temperaturas tão elevadas, como por exemplo a Escócia. Além disso, em algumas regiões do país, o vento é muito forte.

Saiba mais sobre Viagem com chuva: O que fazer e como aproveitar
Saiba mais sobre Qual é a melhor época para visitar a Europa

Isso quer dizer que as roupas não serão tão pesadas quanto as roupas do inverno, por exemplo, mas também não serão tão fresquinhas quanto as roupas de quem tem viagem marcada para o sul da Itália, por exemplo, no mesmo período.

DICA 4 | BUSQUE DESTINOS ALTERNATIVOS

Não tem como escapar, o verão na Europa é alta temporada e todos os lugares costumam estar cheios de turistas. Então, uma sugestão é, quando for viajar nesta época do ano, tente escolher destinos mais alternativos para fugir dos tradicionais, que com certeza estarão muito cheio.

Destinos como Ibiza, Mykonos, Santorini, Paris, Barcelona, Costa Amalfitana, Lisboa, Algarve, Dubrovnik, Londres são destinos muito populares e que estão sempre cheios, principalmente nos meses de verão. Algumas sugestões de destinos alternativos são, Málaga, Bucareste, Ilha da Madeira, Bratislava e os países Montenegro, Albânia, Eslovênia e Polônia.

Saiba mais sobre O que fazer em Montenegro: Guia Completo de Viagem
Saiba mais sobre Lua de Mel em Montenegro: dicas e roteiro
Saiba mais sobre Roteiro de 1,3,4 e 7 dias em Montenegro

Uma outra sugestão é buscar destinos alternativos no verão e os destinos mais procurados um pouco antes do início da alta temporada e um pouco depois, ou seja, fim de maio e começo de junho e setembro.

DICA 5 | APROVEITE MUITO A LUZ DO DIA

Uma super vantagem de ir para a Europa no verão é que a luz do dia dura muito tempo! É o momento ideal para quem gosta de passar o dia explorando. Em muitos países, o sol nasce antes das 06h30 e se põe somente às 20h, ou seja, dá para aproveitar muitas atividades ao ar livre.

Mas, o calor também costuma ser muito forte. Então, organize seus passeios considerando os passeios externos mais cansativos fora dos horários mais quentes do dia. Se você gostar, planeje passeios para curtir o pôr do sol, Enfim, aproveite o tempo de luz a seu favor!

Saiba mais sobre 19 acessórios de viagem para levar na mala
Saiba mais sobre 21 erros para evitar em uma viagem à Europa
Saiba mais sobre Primeira viagem à Europa: O que saber antes de viajar

DICA 6 | QUANTO MAIS CEDO, MELHOR

Como já falamos algumas vezes no começo desse texto, o verão é uma época lotada em todos os destinos, desde praia até cidades do interior. Além de também ser muito quente na maioria dos destinos. Sendo assim, quanto mais cedo você começar seu passeio, melhor.

Isso porque você vai evitar lugares muito lotados, vai ter mais tempo de curtir o ambiente mais calmo, ter mais espaço para fotografar. A maioria dos lugares começa a lotar mais por volta das 10h, então se você chegar antes, vai ter mais tempo de aproveitar com tranquilidade.

E dica é ainda mais válida em destinos que são paradas de cruzeiros e que são menores, como é o caso de Dubrovnik e Kotor. Por volta das 10h, quando os passageiros descem do navio, ocorre uma enxurrada de turistas.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Europa. Desde 2019 trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

 

Deixe seu comentário