Categorias: Destinos: América do Sul, Brasil | Roteiros

Centro histórico de Itu: Roteiro a pé de 1 dia

Itu, também conhecida como a cidade dos exageros, fica a apenas 100km de São Paulo é uma opção de cidade para fazer um bate-volta a partir de São Paulo. E para quem tiver mais tempo, pode até mesmo considerar passar um fim de semana.

A cidade é uma Estância Turística, e desta forma, possui uma maior estrutura para de turismo, com museus, igrejas preservadas, construções históricas e excelentes opções gastronômicas.

Além de ser conhecida como a cidade dos exageros, Itu também tem grande importância histórica por ter sediado a Primeira Convenção de Itu, em 1873, um movimento que resultou na derrubada do regime monárquico brasileiro.

Como a cidade possui um centro histórico delimitado e com atrações culturais bem preservadas, montamos um roteiro a pé para você fazer em uma manhã. Espero que goste e que aproveite muito o passeio!

Saiba mais sobre O que fazer em Itu, a Cidade dos Exageros
Saiba mais sobre 10 cidades perto de São Paulo para passar o fim de semana
Saiba mais sobre 18 experiências imperdíveis em Holambra

ONDE SE HOSPEDAR EM ITU

Gandini Hotel

Já me hospedei algumas vezes no Gandini Hotel e gostei bastante da experiência, então recomendo aqui para vocês. O Gandini Hotel tem uma excelente estrutura, com destaque para o café da manhã, que é sempre muito delicioso.

Ibis Itu Plaza

Uma vantagem do Ibis Itu Plaza é que o hotel fica localizado dentro do Shopping Itu Plaza. É um hotel onde também já me hospedei e acho bem prático. O hotel possui café da manhã e estacionamento no local.

Novotel Itu Golf & Resort

Uma outra opção de hospedagem em Itu é o Novotel Itu Golf & Resort, que é uma novidade da cidade. Inaugurado em 2018, este é o primeiro resort da marca Novotel na América do Sul. O Novotel Itu Golf & Resort fica localizado no complexo do condomínio residencial Terras de São José e oferece muitos serviços, que incluem restaurante, bar, piscinas e o SPA L’Occitane.

Quando você reserva sua hospedagem pelos links do blog, ou clicando aqui, eu recebo uma pequena comissão do booking e não há nenhum custo adicional para você. E isso me ajuda a manter o blog sempre atualizado. Muito obrigada!

ITU: ROTEIRO A PÉ PELO CENTRO HISTÓRICO

Para quem tem pouco tempo na cidade e quer conhecer os pontos turísticos do centro histórico de Itu, fizemos um roteiro que pode ser facilmente feito a pé. Embora haja muito para ver, o trajeto é curto, de apenas 1 km praticamente em linha reta.

Quando fazer este roteiro

Este roteiro pode ser feito em qualquer momento, exceto de segunda-feira, que é quando os museus sugeridos encontram-se  fechados.

Onde tomar café da manhã perto do centro histórico de Itu

Se você estiver fazendo um passeio bate-volta e não estiver hospedado em Itu, sugerimos três lugares para você tomar um café da manhã antes de começar o dia: Container Sucos, Padaria Rebeca do Posto Gandini e Dona Maria Bolacha.

Container sucos

O Container Sucos é uma lanchonete que fica dentro de um container, em um trevo da cidade, mas possui uma ampla área verde ao seu redor. É um ambiente muito agradável, e o açaí deles é delicioso. Você só precisa torcer para ter alguma, das poucos vagas de estacionamento, disponível.

Padaria Rebeca

A pouco mais de 1km da primeira parada do passeio a pé está situado o Posto Gandini. Dentro dele, na loja de conveniência está situada uma unidade da Padaria Rebeca, com várias opções deliciosas de café da manhã.

Dona Maria Bolacha

E por fim, se você gosta de doces, seu café da manhã pode ser na Dona Maria Bolacha, que tem uma grande variedade de bolos e doces, mas também possui opções salgadas. A Dona Maria Bolacha fica a 1,4km do ponto de partida do nosso roteiro a pé.

Como chegar no centro histórico de Itu

Chegando de carro

Se você estiver de carro, vai perceber que há vários estacionamentos no centro da cidade. Você poder tomar café da manhã em um dos estabelecimentos sugeridos, escolher um estacionamento no centro e seguir para a primeira parada do passeio!

Chegando de ônibus

Para quem chega em Itu de ônibus, vale saber que a Rodoviária de Itu fica a apenas 800 metros de distância da primeira parada deste passeio. Então você tem a opção de caminhar aproximadamente 12 minutos, pegar um táxi ou Uber.

Roteiro a pé pelo centro histórico de Itu

#1 Igreja Nossa Senhora do Carmo

Após estacionar o carro, comece o passeio pela Igreja Nossa Senhora do Carmo, que é uma Igreja e Convento histórico de Itu. O Convento foi construído por volta da metade do século XVIII e a Igreja entre os anos de 1776 e 1782.

– ATRAVESSE A RUA –

#2 Praça da Independência

Em frente a Igreja está situada a Praça da Independência, que é uma praça bem cuidada, arborizada com palmeiras imperiais, e uma lago artificial com fontes. Entre a população de Itu, a praça é mais conhecida como Praça do Carmo.

– CAMINHE 200 METROS –

#3 Museu Republicano “Convenção de Itu”

O primeiro museu do passeio pelo centro histórico de Itu é o Museu Republicano. O museu abre às 10h e a entrada é gratuita. A construção onde o museu está situado é o sobrado que sediou a Convenção Republicana de Itu em 1873.

Ao entrar no saguão do museu aproveite para admirar os azulejos branco e azul, que formam imagens representando a história de Itu e dos momentos históricos do Brasil relacionados à cidade.

– CAMINHE 90 METROS –

#4 Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária fica localizada em frente a Praça Padre Miguel. Sua inauguração ocorreu em 1780 e ela foi feita no estilo barroco-rococó.

– ATRAVESSE A RUA –

#5 Praça Padre Miguel

Esta praça, é também chamada de Praça da Matriz e é o coração do centro histórico de Itu. Nela estão os famosos objetos gigantes, o orelhão e o semáforo. Além disso, a praça em si é muito bonita, com um calçadão que atravessa de uma ponta a outra, muitas árvores e postes de luz.

Ao redor da praça há muitas lojas de souvenir com objetos gigantes, além de hotéis e espaços gastronômicos, mas voltaremos para eles mais tarde 😉

– CAMINHE 200 METROS –

#6 Museu da Energia de Itu

A fachada do Museu da Energia de Itu já se destaca por seus lindos azulejos azuis e brancos, e os detalhes das portas e janelas verdes. O sobrado onde o museu está situado é do século XIX e a entrada custa R$ 4.

Dentro do museu é possível entender como as pessoa viviam na época das lamparinas a óleo, até o momento de chegada da eletricidade.

– CAMINHE 160 METROS –

#7 Igreja do Bom Jesus

Enquanto caminha os 160 metros até a Igreja de Bom Jesus, na Rua Paula Souza, aproveite para visitar algum dos antiquários da cidade situados nesta rua. Uma sugestão é o Antiquário Lila. Nesta mesmo rua é onde está o famoso Bar do Alemão, repare em sua linda fachada. E não preocupe, vamos voltar aqui mais tarde 😉

A atual Igreja do Bom Jesus foi erguida onde ficavam os fundamentos da antiga matriz de Itu, de 1610. Ao chegar na igreja, repare que a sua fachada é similar a Basílica Papal São João de Latrão. Isso porque A Igreja do Bom Jesus foi inspirada no estilo neoclássico desta Igreja de Roma.

– CAMINHE 40 METROS –

#8 Espaço Fábrica São Luiz

Ao lado da Igreja está situado o Espaço Fábrica São Luiz, uma antiga fábrica de tecidos fundada em 1869, e foi a primeira indústria a vapor do estado de São Paulo. Todo feito de tijolinhos a vista, hoje a fábrica é um espaço de eventos.

– CAMINHE 70 METROS –

#9 Cruzeiro de São Francisco

A cruz localizada na Praça de Dom Pedro I representa o que sobrou do Largo de São Francisco, um complexo arquitetônico composto por convento, cemitério, igreja, cruzeiro, pátio.

– ATRAVESSE A RUA –

#10 Casa Imperial

Ao atravessar a rua você já se depara com a Casa Imperial, famosa por ter hospedado algumas vezes a família imperial brasileira. A Casa Imperial não está aberta para visitação, mas é um ponto turístico da cidade. É uma das mais importantes antigas residências de Itu, e é repleta de detalhes e requintes em seu acabamento.

Onde almoçar no centro histórico de Itu

Depois de conhecer os principais pontos turísticos do centro histórico de Itu, é hoje do almoço. Então sugerimos o excelente restaurante Bar do Alemão. Fundado em 1902 como padaria e confeitaria, o lugar se transformou em restaurante nos anos 30.

Embora todos os pratos servidos sejam deliciosos e de ótima qualidade, para quem estiver indo pela primeira vez (ou pela segunda, terceira, quarta… ahahaha) recomendo pedir o carro chefe, que é o Filé à Parmegiana. Simplesmente deliciosos! Depois voltem aqui me contar o que acharam da refeição!

Guarde a vontade de comer doce e siga até a Senzala Doces Caseiros, na Praça da Matriz. Na Senzala todos os doces são também deliciosos, mas minha sugestão é que você prove os canudinho de coco, uma delícia!

 

 

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Olá Carolina !
    Estive no dia de hoje para um passeio “bate-volta” em Itu e usei como base para meu roteiro, suas indicações para um roteiro no centro histórico. Aproveitei demais e faço questão de lhe agradecer – apenas não consegui visitar o Museu Republicano pois está em reformas, mais no mais, segui seu roteiro e gostei muito !!
    É muito pratico, por exemplo, para pessoas que fazem este “bate-volta” de ônibus (SP-Itu 08:00-10:00 / Itu-SP 17:30-19:30) pois a rodoviária é próxima ao centro.
    Parabéns pelo blog !!

    1. Bom dia Davi!
      Que alegria ler essa sua mensagem hoje! Foi um presente de Natal antecipado 🙂
      Fico muito feliz mesmo de saber que você usou o roteiro, que foi útil para você e principalmente saber que você veio aqui deixar registrado o seu agradecimento.
      Espero poder te ajudar em outros roteiros e que você tenha um excelente Natal!
      Abraços,
      Carô

  2. Bom dia Carolina. Estou pensando em ir pra Itu semana que vem. Tenho um pouco de dificuldade pra andar, vc acha que consigo fazer o roteiro do centro histórico? É cansativo? Obrigada

    1. Bom dia Regina, tudo bem?
      O roteiro em si, esse trajeto de 1km, acredito que sim. Não sei quanta dificuldade de andar você tem, mas esse trajeto é plano. Dentro dos museus tem escadas, então não sei como seria para você. Além disso, as indicações de café da manhã eu não indicaria para você ir a pé. O Bar do Alemão fica ao longo do caminho e pode ser uma opção fácil para você.

      Espero ter ajudado!
      Abraços!