Categorias: Destinos: Europa, Portugal

Como visitar o Mosteiro de Batalha, em Portugal

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro de Batalha, é uma das obras mais belas da arquitetura portuguesa. Em 1983 este monumento foi incluído a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e é considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Durante minha viagem por Portugal, fiz uma parada de algumas horas na Vila de Batalha para visitar o Mosteiro e pude confirmar que o local tem uma grandiosidade impressionante!

MOSTEIRO DE BATALHA, EM PORTUGAL

SOBRE O MOSTEIRO DE BATALHA

História do Mosteiro de Batalha

O Mosteiro de Batalha foi construído pelo rei D. João I, o primeiro rei da Dinastia de Avis (1385 – 1581), como cumprimento de promessa e agradecimento pela vitória na Batalha de Aljubarrota, no ano de 1385.

Essa vitória assegurou que D. João I continuasse no poder e garantiu a independência de Portugal. O Mosteiro de Batalha é considerado uma das mais belas obras arquitetônicas de Portugal e foram mais de 150 anos de construção.

COMO VISITAR O MOSTEIRO DE BATALHA

Onde fica o Mosteiro de Batalha

O Mosteiro de Batalha se localiza na pequena Vila de Batalha, que possui apenas 2 mil habitantes. São apenas 120 km que separam Batalha de Lisboa, e 200 km entre Batalha e Porto.

Como chegar no Mosteiro de Batalha

Para quem visita o Mosteiro de Batalha de carro, recomendamos aluguel de carro através de nossos parceiros, a rentcars.com que é uma comparadora de preços das principais agências. Além disso, há um estacionamento gratuito no local.

Como o Mosteiro de Batalha fica no meio do caminho entre Lisboa e Porto, é muito comum que as pessoas que alugam carro para fazer este trajeto parem para visitá-lo durante algumas horas.

Se a opção for ônibus, o trajeto entre Lisboa e Batalha tem duração de 2 horas por trecho. Como a duração da viagem entre Porto e Batalha é de 4 horas por trecho, não recomendo este opção. O Terminal Rodoviário fica a apenas 350 metros do Mosteiro de Batalha.

Saiba mais sobre Como visitar o Santuário de Fátima, em Portugal
Saiba mais sobre 21 passeios para fazer no Porto, em Portugal
Saiba mais sobre Tour Vale do Douro: bate volta do Porto

Quanto custa visitar o Mosteiro de Batalha

O ingresso de entrada para o Mosteiro de Batalha custa 6 €.

A visita ao Mosteiro de Batalha é separada em 4 partes e é necessário apresentar o ingresso em cada uma delas. Então minha sugestão é que você fique com o ingresso em mãos ou que guarde em algum lugar fácil de encontrar!

Para quem quiser estender a visita, por locais religiosos da região, há a opção de adquirir o Bilhete Patrimônio Mundial, que inclui o Mosteiro de Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo, pelo valor de 15 € e com duração de 7 dias.

Horários de funcionamento do Mosteiro de Batalha

O Mosteiro de Batalha funciona em dois diferentes horários de acordo com as estações do ano. Veja abaixo os detalhes do horário de funcionamento:
16 de outubro – 31 de março: 09h às 18h (última entrada às 17h30)
01 de abril – 15 de outubro: 09h às 18h30 (última entrada às 18h)

O Mosteiro de Batalha permanece fechado nos seguintes dias: 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro.

Combine com a sua viagem!

Uma excelente opção de aproveitar melhor seu dia de passeio pelo Mosteiro de Batalha é unir a visita com o Mosteiro de Alcobaça, que fica a penas 23 km de distância. Mas isso é claro, que se você estiver de carro. Outra opção é adquirir um passeio guiado através dos nossos parceiros Get Your Guide.

Chegue sabendo!

É disponibilizado um audioguia gratuito para os visitantes. Na entrada de cada área do Mosteiro há uma placa informativa, com a descrição do local em português e em inglês, o número de identificação para ser encontrado no audioguia e um mapa do Mosteiro com destaque para a área que está sendo visitada.

Saiba mais sobre O que fazer em Sintra: as principais atrações
Saiba mais sobre Quanto custa viajar para Portugal

O MOSTEIRO DE BATALHA

A imponente construção do Mosteiro de Batalha impressiona até mesmo os menos impressionáveis! Se você estiver de carro e estacioná-lo no estacionamento oficial, vai precisar contornar o Mosteiro até a entrada principal.

São quatro áreas principais do Mosteiro que podem ser visitadas: Igreja, Capela do Fundador, Claustro e Capelas Imperfeitas.

Pórtico de Entrada

O Portal Principal da Igreja é uma obra excepcional: ao lado das portas estão imagens dos 12 discípulos de Jesus, sendo 6 de cada lado. Acima dos apóstolos há imagens menores de mártires, papas, bispos, anjos e outras personalidades religiosas.

No centro está a figura de Deus, representado como um ancião e ao redor dele imagens de 4 evangelistas: São João com uma águia, São Marcos com um leão, São Lucas com um boi e São Mateus com um anjo.

Igreja

Com mais de 80 metros de comprimento, 22 de largura e 32,5 de altura, a Igreja do Mosteiro é impressionante. Nela há três naves, sendo que a central é maior que as duas nas laterais. Os vitrais coloridos contribuem para a iluminação da Igreja e contrastam com o ambiente sóbrio e arquitetura gótica do Mosteiro.

Capela do Fundador

Construída no século XV, a Capela do Fundador tinha como objetivo ser um panteão para D. João I e para a Dinastia de Avis. O espaço tem formato octogonal e com uma linda abóboda detalhada. No centro da Capela do Fundador está situado o túmulo de D. João I e sua esposa, D. Filipa de Lencastre. E no alto da tampa do túmulo, há uma escultura representando o casal de mãos dadas.

Nas paredes laterias estão situados dos túmulos dos filhos de D. João I. Todos feitos de uma maneira rebuscada e repleta de detalhes. Há plaquinhas indicando a quem pertence cada uma das sepulturas.

Claustros Real

O claustro é um elemento de locais religiosos, como mosteiros, abadias e conventos, formado por um quadrado com corredores e um jardim no centro. O Claustro Real do Mosteiro de Batalha foi feito no estilo manuelino.

Sendo um ambiente de grandes proporções, ao longo dos corredores do claustro é possível encontrar alguns ambientes. A sala da Casa do Capítulo hoje abriga o Túmulo do Soldado Desconhecido. O túmulo foi feito para homenagear portugueses mortos em expedições portuguesas.

Capelas Imperfeitas

Ao lado da Catedral estão situado o Panteão D. Duarte, mais conhecido como Capelas Imperfeitas. Isso quer dizer que será necessário sair da Igreja para acessar às Capelas Imperfeitas.

E elas são chamadas dessa maneira no sentido de inacabadas, isso porque a construção foi iniciada no século XV, mas nunca foram finalizadas. O local é composto por um total de 7 capelas e com riquíssimos detalhes esculpidos.

 

ONDE SE HOSPEDAR EM BATALHA

A maioria dos viajantes costuma ir para Batalha apenas de passagem para visitar o Mosteiro de Batalha. Mas, para quem tiver interesse, temos duas sugestões de hotéis próximos do Mosteiro de Batalha.

Hotel Villa Batalha

O Hotel Villa Batalha é um hotel 4 estrelas com spa e que fica localizado a 500 metros do Mosteiro de Batalha. O Villa Batalha é um hotel ecológico e que possui terraços panorâmicos. Além disso, o Hotel ainda conta com um restaurante, o Adega dos Frades.

Hotel Lis Batalha Mestre Afonso Domingues

Localizado a 350 metros do Mosteiro de Batalha, o Hotel Lis Batalha Mestre Afonso Rodrigues foi reformado recentemente e possui um restaurante português com terraço, jardim, e uma vista privilegiada para o Mosteiro.

Deixe seu comentário