Categorias: Destinos: América do Norte, Canadá

O que saber antes de viajar para o Canadá

Estive no Canadá em dois momentos diferentes. Um deles foi meu intercâmbio de High School em 2005, quando estudei um semestre na pequena cidade de Cremona e um semestre em Lethbridge. E dez anos depois, em 2015, quando fui ao casamento da host sister do meu marido e aproveitamos para visitar as minhas famílias canadenses e passear pelas montanhas rochosas.

Cada vez mais me surpreendo com o Canadá, que é um país maravilhoso, com belezas naturais e cidades pulsantes. Listei 15 itens com as informações mais importantes sobre o que saber antes de viajar para o Canadá. Assim, você vai chegar no Canadá sabendo tudo sobre o país e sobre o estilo de vida dos canadenses. Tenho certeza que o Canadá também vai ganhar seu coração!

O QUE SABER ANTES DE IR AO CANADÁ

1. Visto para o Canadá

Duas opções de visto para o Canadá

A partir de 2017, quem visita o Canadá à turismo encontra duas opções para ingressar no país. A primeira delas é o visto de turismo convencional e a segunda, e mais recente opção, é o Electronic Travel Authorization, o eTA.

O eTA (Electronic Travel Authorization)

O eTA é uma autorização mais rápida que a convencional, mas que para ser utilizada, o viajante precisa estar dentro de alguns requisitos.  É necessário entrar no país apenas por via aérea, e só é elegível ao eTA quem tem um visto americano válido ou quem teve um visto canadense nos últimos 10 anos. Também é preciso preencher um formulário no site do governo e pagar uma taxa de C$ 7,00.

Além disso, o passaporte precisa estar válido no momento da entrada e com uma página disponível para o carimbo de entrada. Clique aqui para acessar mais informações oficiais do Canadá.

2. Seguro Viagem para o Canadá

O Canadá não exige que os turistas tenham seguro viagem para poder entrar no país. Mas, embora o seguro viagem não seja obrigatório, eu recomendo fortemente que seja feito. E reforço ainda mais essa sugestão para uma viagem com práticas esportivas, isso porque há tipos de seguro viagem especiais para quem vai praticar esportes radicais.

Faça seu seguro viagem internacional

Para fazer o seguro viagem internacional, sempre utilizamos e recomendamos a Seguros Promo.  A empresa é parceira do blog, sempre oferecem descontos para nossos leitores e um excelente atendimento. Clique aqui para fazer uma cotação.

3. Idioma no Canadá

O Canadá é um país que tem dois idiomas oficiais, o inglês e o francês. Esses idiomas são usados simultaneamente e dependem apenas da região do país. Essa situação de dois idiomas oficias ocorreu devido as colonizações inglesas e francesas.

Na província de Quebec, onde estão situadas cidades como Montreal e Quebec City, o francês é mais falado, enquanto no restante do país, é o inglês. Na região onde o francês é predominante, as pessoas normalmente sabem falar inglês, porém o contrário é menos comum. Além disso, nessas regiões os estabelecimentos sempre têm informações nos dois idiomas.

4. Moeda no Canadá

A moeda oficial do Canadá é o dólar canadense ($ ou CAD).

5. Clima no Canadá

No Canadá, as estações do ano são todas muito bem definidas e cada uma delas possui características muito peculiares. Sendo assim, escolha a estação do ano que mais te agrada e que faz sentido para a viagem que você deseja fazer e para os destinos que quer conhecer.

Inverno no Canadá

O inverno é muito rigoroso em todo o país, principalmente no norte e nas regiões montanhosas. As temperaturas médias dessa época do ano costumam ficar entre 0ºC e -2ºC. Além disso, no inverno os dias são mais curtos, com o nascer do sol por volta das 08h e o anoitecer a partir das 16h.

Verão no Canadá

No verão, os dias são bem longos, com o sol nascendo antes das 06h e anoitecendo por volta das 21h. Nessa época do ano, as temperaturas médias podem variar entre 17ºC e 28ºC, ou seja, os dias são bem agradáveis e é possível fazer muitas atividades ao ar livre.

Primavera no Canadá

A primavera e o outono são estações mais amenas, com uma média aproximada de 12ºC. Ambas são estações nas quais o país fica muito enfeitado e colorido. Na primavera, as flores começam a aparecer nos parques, montanhas e jardins.

Outono no Canadá

No outono, a vegetação ganha uma coloração laranja-amarelada, as folhas caem das árvores e se espalham pelo chão.

Outono no Canadá I foto: David Mark from Pixabay

6. Gorjetas no Canadá

No Canadá é esperado que se dê gorjetas de 10% a 15% sobre o valor da conta nos restaurantes. Em alguns bares é possível utilizar a mesma regra. Já nos bares onde é necessário pegar a bebida no balcão, o comum é dar um valor de aproximadamente $1 a $2 por drink. Então esteja preparado para incluir este valor no montante final de gastos da viagem.

7. Tim Hortons

Guarde bem este nome, você vai ouvir e ver muitas vezes quando estiver no Canadá. Também vale aprender o apelido carinhoso dado pelos canadenses, Timmies. A rede de café Tim Hortons é um grande orgulho para o país e faz sucesso também entre os estrangeiros. No Canadá, o número de lojas Tim Hortons supera o de Mc Donald’s!

Tim Hortons foi um jogador de hockey do time do Toronto Maple Leafs e resolveu se arriscar no mundo dos negócios abrindo uma cafeteria com seu nome. A primeira loja da rede fica na cidade de Hamilton, em Ontário e foi aberta em 1964. Hoje, a loja passou por reformas e nela há um pequeno museu contando a história da rede desde os anos 60 até hoje.

É possível encontrar Tim Hortons por todo o país, são mais de 4.000 lojas espalhadas em cidades grandes e até mesmo nas cidades menores. O café e os donuts são a dupla de maior sucesso da loja, seguida pelos chamados timbits, que são bolinhas recheadas com várias sabores. Mas é claro que há também muitas outras opções, como sanduíches, muffins, chás e muito mais.

Tim Hortons I foto: Danny Ouimet on Unsplash

8. Natureza

Sem dúvidas, o Canadá é um destino ideal para quem gosta de ter contato com a natureza. São muitas atrações ao longo de seu vasto território que mostram a grandiosidade de suas belezas naturais.

Montanhas Rochosas

Um dos principais destaques do país é a região das Montanhas Rochosas, localizadas nas províncias de Alberta e Columbia Britânica. Jasper,  Banff Yoho e  Kootenay são os nomes do quatro Parques Nacionais que ficam nessa região.

A extensão das Montanhas Rochosas é repleta de lagos e muitos animais selvagens. Além disso,  é um excelente destino para quem deseja praticar esportes de inverno, como esqui e snowboarding. No verão, é possível aproveitar atividades como trilhas e passeios de bicicleta.

Dinosaur Provincial Park

Ainda na província de Alberta há um local muito interessante para quem gosta de pré-história, o Dinosaur Provincial Park. Este parque fica a 200 km de Calgary e faz parte dos patrimônios naturais da UNESCO. Nele há algumas das mais importantes descobertas de fósseis já feitas.

Saiba mais sobre Hospedagem em Canmore, no Canadá
Saiba mais sobre Icefields Parkway: tudo o que você precisa saber
Saiba mais sobre os maiores erros dos viajantes
Saiba mais sobre O que fazer em Alberta, no Canadá

Whistler

Seguindo mais até o extremo da costa oeste, está a cidade de Whistler, que abriga um dos principais destinos para prática de esportes de inverno do país. O local possui uma excelente estrutura por ter sido sede das Olimpíadas de Inverno de 2010. Clique aqui para encontrar opções de hospedagem em Whistler.

Niagara Falls

Localizada a 125 km de Toronto está a cidade de Niagara Falls, que abriga as cataratas que levam o mesmo nome. As cataratas fazem a fronteira entre Canadá e Estados Unidos e levam o título de cataratas com maior volume de água da América do Norte. Clique aqui para ver opções de hospedagem em Niagara Falls.

9. Maple Leaf

O único símbolo estampado na bandeira canadense, o maple leaf. Esta folha também enfeita os parques de várias cidades do país e encanta os visitantes quando, no outono, suas folhas ganham um tom amarelo-alaranjado.

A utilidade da maple leaf não para por aí. Um dos alimentos tradicionais do país, é o maple syrup, um xarope doce feito a partir da maple leaf que acompanha as tradicionais pancakes ou os waffles. E para quem quiser levar um souvenir para casa, é possível encontrar balas, bolachas e outros doces feitos de maple leaf.

Mample Feaf I foto: Aoikumo on Unsplash

10. Esportes de inverno

Não é surpresa nenhuma que o Canadá é um país muito forte quando o assunto é esporte de inverno. Isso porque faz muito frio durante grande parte do ano, e neva muito em várias regiões do país.

Esportes na neve

Os esportes de inverno mais populares e mais praticados são esqui e snowboarding. O cross country ski é praticado com um equipamento similar ao de esqui, mas não é tão popular quanto o anterior. Outro esporte de inverno de grande popularidade é o hockey, muito adorado e praticado pelos canadenses. Todos os anos há grandes campeonatos durante a temporada de inverno, sejam eles profissionais ou não.

Curling

O curling é um esporte pouco conhecido, mas bem diferente e até mesmo um pouco engraçado para quem vê pela primeira vez. Funciona da seguinte maneira: o jogador empurra um peso que desliza sobre o gelo, tendo ajuda de outros membros da equipe que ficam com uma vassourinha limpando o gelo para quem este fique mais lisinho. O objetivo de fazer com que o peso chegue mais perto do alvo estampado no chão.

11. Refeições

As refeições dos canadenses costumam ser um pouco diferentes do que estamos acostumados aqui no Brasil, principalmente no quesito importância de cada refeição. Eu explico melhor abaixo.

Café da manhã

Provavelmente o café da manhã é o mais similar entre as outras. De manhã é muito comum encontrar as cafeterias lotadas de pessoas que passam pegar um copo de café e alguma coisinha para comer, seja doce ou salgado.

Almoço

O almoço costuma ser uma refeição bem rápida, composta por uma sopa ou algum sanduíche. Além disso, é comum para quem trabalha em empresas não parar o trabalho para fazer uma “hora de almoço”. As pessoas simplesmente esquentam as refeições, comem e já retornam para o posto de trabalho. Isso quando não comem nos próprios postos de trabalho.

Jantar e brunch

Os canadenses costumam jantar por volta das 18h e é o momento no qual a maioria das famílias se reúne para comer em casa. E aos finais de semana, o brunch (breakfast + lunch) é algo muito comum de ser feito.

Brunch I foto: Rachel Park on Unsplash

12. Segurança

Nas cidades

Independente da localização, seja nas maiores ou menores cidades, o Canadá é muito seguro. O país já esteve na lista dos países mais seguros do mundo, e várias de suas cidades já estiveram na lista de melhores cidades para se viver.

Ursos

A sua única preocupação deve ser encontrar ursos em trilhas, isso sim pode ser perigoso. A dica para quem não quer encontrar um urso durante as trilhas é fazer bastante barulho, nunca andar em silêncio.

Outra dica muito importante é, se encontrar um bebê urso NUNCA se aproxime. Pelo contrário, vá para o mais longe possível, pois provavelmente a mãe está por perto e não vai gostar de ver alguém perto de seu bebê.

13. Atividades ao ar livre

Embora os esportes de inverno façam muito sucesso, os canadenses adoram praticar atividades ao ar livre durante o verão. Os parques nacionais e parques municipais, as trilhas, as montanhas estão sempre repletas de visitantes durante os meses mais quentes do ano. Como o país é riquíssimo em opções de passeios pela natureza, o verão se torna ainda mais interessante e desejado.

Trilhas nas montanhas do Canadá I foto: sergei akulich from Pixabay

14. Hino Canadense

O hino canadense foi adotado em 1980 e é muito fácil de ser memorizado. Eu falo isso por experiência própria, pois quando fiz high school no Canadá todas as manhãs os alunos e os professores da escola se reuniam para ouvir e cantar o hino antes das aulas começarem. O mais legal é que eles tocavam várias versões do hino: country, rock e até hoje (15 anos depois) eu sei praticamente o hino inteiro de cabeça.

15. Transporte

O Canadá é o segundo maior país do mundo. Para se ter uma ideia, são 4 mil km que separam as cidades de Vancouver, na costa oeste e Toronto, na costa leste. Para viajar longas distâncias o ideal é que utilize avião ou trem.

O país conta com um trem continental chamado The Canadian. Este trem é operado pela  VIA Rail Canada e é conhecido por fazer o trecho Toronto-Vancouver e considerado um dos trajetos de trem mais bonitos do mundo. As cabines tem grandes janelas, que permitem ter uma ampla visão da paisagem externa. Ao longo do trem há lounges,  música ao vivo e vagões com restaurantes. Além de ser um meio de transporte, o The Canadian é também uma incrível experiência de viagem.

Veja aqui opções de hospedagem em Toronto
Veja aqui opções de hospedagem em Vancouver

The Canadian I foto: VIA Rail Canada

Nas cidades maiores, o transporte público funciona bem, seja ele metrô ou ônibus. Então, essa acaba sendo a melhor forma de se locomover nessas cidades sem ter que se preocupar com trânsito. Para viajar entre cidades menores e dentro dos Parques Nacionais, o ideal é alugar um carro. Praticamente todos os estabelecimentos do país tem estacionamento.

E assim como há um trem que cruza o país, há também uma estrada, a Trans Canada Highway. Essa estrada tem algumas ramificações e no total são mais de 7.800 km. Na imagem abaixo é possível ver toda a estrada no mapa do Canadá e as principais cidades por onde ela passa.

Mapa da Trans Canada Highway I foto: site do Governo do Canadá

DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM

E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!

Deixe seu comentário

2 comentários

    1. Oi Ana Paula!
      É um país muito especial mesmo, concordo totalmente com o que você disse! Foi uma excelente oportunidade viver por lá durante quase 1 ano durante meu intercâmbio e conviver com todas essas características boas que o país oferece. Acho que todo mundo deveria colocar o Canadá na listinha de países para visitar hahahah :))) Beijos!