Categorias: Destinos: América do Norte, Canadá

O que fazer em Alberta, no Canadá

Embora os destinos da região leste do Canadá, como Toronto, Montreal, Quebec City, Ottawa e do extremo oeste, como Vancouver e Victoria sejam os mais conhecidos e procurados por turistas, hoje vou apresentar para vocês a província de Alberta!

A província de Alberta é uma região do Canadá que tem uma beleza natural deslumbrante, muitos passeios ao ar livre e cidades maravilhosas.

Quem conhece um pouco da minha história de viagens sabe que fiz intercâmbio de high school no Canadá durante um ano. Neste período, morei em duas cidades da província de Alberta: Cremona e Lethbridge.

Essa experiência enriquecedora fez com que o Canadá se destacasse como um dos meus destinos de viagem preferidos. Então preparei este texto para compartilhar com vocês sobre o que fazer em Alberta, no Canadá. Vamos lá?

SOBRE ALBERTA

Alberta é uma das 10 províncias do Canadá, sendo que Edmonton é a capital, e Calgary é a sua maior cidade. Alberta fica localizada na região oeste do país e é conhecida por abrigar as montanhas rochosas canadenses. Além das belezas naturais, Alberta também possui cidades aconchegantes e muito desenvolvidas. Muitas delas tornaram-se lar de imigrantes.

Saiba mais sobre Livros de Viagem: 23 livros para quem ama viajar

O Canadá é um país constituído por 10 províncias e 3 territórios. A principal diferença entre províncias e territórios é que as províncias tem seu poder garantido pela coroa, isso porque a política do Canadá é uma Monarquia Constitucional, e a atual monarca é a Rainha Elizabeth II.

Já os territórios tem seu poder garantido pelo Parlamento Canadense. Na prática, isso significa que as províncias são responsáveis por saúde, educação e outros serviços. Enquanto que nos territórios, estes serviços são de responsabilidade do governo federal.

Onde fica Alberta

Alberta é uma província do Canadá localizada na região oeste do país, entre as províncias Columbia Britânica e Saskatchewan.

Como é o clima em Alberta

O clima é Alberta é continental úmido, ou seja, os verões são quentes e os invernos frios. Como é uma província muito extensa, a temperatura varia de norte a sul.

No verão, as temperaturas médias variam entre 21ºC e 28ºC e no inverno a variação média de temperatura fica entre 0ºC e -24ºC. Todos os destinos indicados no texto ficam na região sul da província.

O QUE FAZER EM ALBERTA, NO CANADÁ

1. Montanhas Rochosas

Grande parte das impressionantes montanhas rochosas, que se estendem por quase 5 mil km entre Canadá e Estados Unidos, está situada na província de Alberta. Conhecer as montanhas rochosas é uma opção ideal para quem gosta de atividades ao ar livre e de paisagens magníficas com lagos, florestas, montanhas e animais selvagens.

Parque Nacional Banff e o Parque Nacional de Jasper ficam localizados nas montanhas rochosas, e ambos foram declarados patrimônios da humanidade pela UNESCO. E a estrada que faz a conexão entre eles é a chamada Icefields Parkway e considerada uma das estradas mais bonitas do mundo.

Parque Nacional de Banff

É o parque nacional mais antigo do Canadá, estabelecido em 1885. A cidade de Banff é a principal opção de hospedagem para quem quer explorar o Parque Nacional. Outras opções de hospedagem também são, cidade vizinha de Canmore, (para quem quer economizar com hospedagem) e Lake Louise.

Saiba mais sobre Hospedagem em Canmore, no Canadá
Saiba mais sobre O que você precisa saber antes de viajar para o Canadá

Lake Moraine, Lake Louise, Emerald Lake são algumas das principais atrações naturais do Parque Nacional de Banff. Ao redor desses lagos há trilhas que podem ser feitas no verão. Dentro da cidade de Banff, a Banff Avenue é a rua principal, charmosa e repleta de bares e restaurantes.

Outro passeio imperdível é a Banff Gondola, situada a 2 mil metros de altura que permite ter uma vista panorâmica da cidade e de toda a região.

Parque Nacional de Jasper

A cidade de Jasper é a melhor opção de hospedagem dentro do Parque Nacional de Jasper. O Maligne Lake, que fica a pouco menos de 50km do centro da cidade, é um passeio imperdível, onde é possível fazer passeio de barco, andar de caiaque, fazer trilhas e curtir

Na cidade de Jasper é possível curtir a vista panorâmica do alto do teleférico SkyTram, a mais de 2200 metros de altura. Perto da cidade está situado o Lake Beauvert e a 6km de distância o Pyramid Lake.

Icefields Parkway

Icefields Parkway é a estrada que conecta os Parques Nacional de Banff e Jasper, e é considerada uma das estradas mais bonitas do mundo. Ao longo dela há vários pontos de parada interessantes que podem ser visitados.

Saiba mais sobre Icefields Parkway: tudo o que você precisa saber

Embora a distância entre as cidades seja de apenas 230 km, o mais comum é gastar um dia inteiro percorrendo este caminho repleto de lagos, montanhas e geleiras. Além das belezas naturais, o limite de velocidade é baixo para evitar acidentes com animais selvagens que ficam na beira da estrada.

2. Calgary

Calgary é a maior cidade de Alberta e uma das maiores cidades do Canadá. É uma cidade grande com cara de interior.

Calgary Stampede, é um dos rodeios mais conhecidos do mundo e o evento mais popular da cidade. Ele ocorre durante duas semanas no mês de julho. Calgary Tower, a torre panorâmica está situada no centro da cidade. São 191 metros de altura e a mais bela vista da cidade e das montanhas.

Calgary Zoo é o famoso zoológico da cidade, onde as experiências de conhecer e aprender sobre os animais são mais valorizadas do que simplesmente observá-los.  O zoológico possui uma diversidade de animais de todas as partes do mundo.

Quem visita o Canadá não pode deixar de assistir pelo menos uma partida de hockey, para isso é preciso estar atento a datas e locais. A arena Scotiabank Saddledome é a casa do time Calgary Flames. Quem visitar a arena pode assistir jogos de hockey entre os meses de outubro e abril, que é a metade do ano mais fria. Nos outros meses, a arena tem uma programação de shows.

– Encontre aqui as melhores opções de hospedagem em Calgary

3. Edmonton

A capital de Alberta, localizada na região central da província, nas margens do Rio North Saskatchewan. A cidade é responsável por ser o centro de abastecimento de petróleo do Canadá.

Edmonton conta com um dos maiores shoppings do mundo, o West Edmonton Mall (WEM), que tem atrações como: o parque aquático World Waterpark, o Galaxyland, um dos maiores parques de diversões em ambiente interno e a Marine Life, onde é possível ter contato com diversos animais marinhos.

O Gallagher Park é uma das maiores áreas verdes da cidade, com atividades para todos os membros da família. Durante o inverno, é possível para praticar esqui e, no verão, é onde ocorre o festival de música Edmonton Folk Music Festival. O evento, que teve sua primeira edição em 1980, é um dos principais festivais da cidade e ocorre anualmente com artistas de vários lugares do mundo.

Royal Alberta Museum é um dos principais museus do Canadá, com exposições e atividades, grande variedade de coleções culturais e de história natural de Alberta e do Canadá.

Outro lugar que vale a pena conferir é o interessante prédio da prefeitura de Edmonton, ou Edmonton’s City Hall. Esse ponto central da cidade é composto por uma construção em forma de pirâmide feita de cristal, com oito andares e uma grande piscina localizada na praça. No inverno, a praça comporta fogueiras públicas e a piscina se torna uma pista de patinação de gelo.

– Encontre aqui as melhores opções de hospedagem em Edmonton

4. Lethbridge

Lethbridge é uma cidade muito querida para mim, foi onde morei durante um semestre do meu intercâmbio de High School. É uma linda cidade de porte médio, conhecida por suas colinas e pela ponte de ferro que atravessa o Rio Oldman –  principais símbolos do município. Durante o verão, um ótimo programa é fazer caminhadas pelas colinas ao redor do rio.

Ao visitar Lethbridge, um passeio pelo Parque Henderson não pode ficar de fora do roteiro. Esse local, cheio de atrações, abriga o Jardim Japonês Nikka Yuko, construído em 1967 como símbolo de amizade internacional entre Japão e Canadá. Lá é possível sentir um clima tranquilo e relaxante!

Fort Whoop Up é um ponto turístico onde o visitante tem a oportunidade de conhecer o museu, a galeria interna e assistir um documentário, essa experiência o levará de volta ao século 17.

– Encontre aqui as melhores opções de hospedagem em Lethbridge

5. Badlands Canadenses

No Canadá, entre a cidade de Drumheller até a província de Saskatchewan e a fronteira com os Estados Unidos, existe uma região chamada de Canadian Badlands. Essa região abriga o maior depósito de ossos de dinossauros do mundo.

As Badlands se formam há aproximadamente 13 mil anos por um processo de erosão de rochas sedimentares. O nome Badlands foi dado por exploradores franceses, indicando terras ruins para atravessar. Isso devido ao terreno íngreme e sinuoso.

Drumheller

Historicamente, a região de Alberta foi habitada por várias espécies de dinossauros, descobertos a partir dos diversos tipos de ossos encontrados por pesquisadores.

As descobertas de fósseis de dinossauros permitiu que fosse construído o Royal Tyrrell Museum of Paleontology, no Midland Provincial Park, ao norte da cidade de Drumheller. Um museu interativo que permite aos visitante aprender durante a visita. É possível observar os pesquisadores trabalhando e ver, expostos, os ossos dos dinossauros encontrados.

No centro da cidade é possível encontrar o maior dinossauro do mundo, o “World’s Largest Dinosaur“. O dinossauro tem quase 30 metros de altura, é possível subir as escadas que ficam dentro dele e ver a cidade através de seus dentes.

E ao sul da cidade é possível os chamados “hoodoos”, que são pilares de arenito, de 5 a 7 metros de altura, que levaram milhões de anos para se formar.

– Encontre aqui as melhores opções de hospedagem em Drumheller

Dinosaur Provincial Park

O local é patrimônio mundial da UNESCO, é o local onde mais há fósseis de criaturas pré-históricas do mundo. As escavações permanecem até os dias de hoje. Famílias de desejam vivenciar de perto a realidade das escavações podem optar por acampar no Dinosaur Provincial Park.

6. Head-Smashed-In Buffalo Jump

A Head-Smashed-In Buffalo Jump é uma atração histórico-cultural que foi listada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. Essa região do país foi habitada por indígenas norte americanos durante muito tempo e este local funcionava como uma armadilha de caça.

O local conta com um museu arqueológico que apresenta de forma dinâmica a história de indígenas na caçada por búfalos. Eles eram levados a um desfiladeiro e quando caiam, outros membros das tribos já estavam esperando o búfalo morto, que servia de alimento, vestuário, instrumentos. O museu também apresenta a história da região e da cultura indígena local.

Há também pontos de observação e painéis informativos na área externa. A estrutura do local ainda conta com um Centro de Informações aos Visitantes, Loja, Cafeteria, mesas de Piquenique. Clique aqui para ver o mapa do local.

7. Waterton Lakes National Park

Localizado no sul da província de Alberta, o Waterton Lakes National Park faz fronteira com o Montana’s Glacier National Park, nos Estados Unidos. Este Parque Nacional tem o Lago Waterton como destaque. Há possibilidade de fazer a trilha Bear’s Hump e ter uma linda vista panorâmica da região.

Quem opta por passar uns dias, ou um fim de semana explorando o Waterton pode encontrar opções de hospedagem na cidade que leva o mesmo nome.

8. Estações de Esqui

A província de Alberta possui excelentes estações de esqui localizadas na privilegiada região das montanhas rochosas, e que podem ser aproveitada durante os meses mais frios do ano. Veja abaixo algumas estações de esqui que selecionamos.

Lake Louise Ski Resort

Com um cenário maravilhoso, o Lake Louise Ski Resort oferece uma das temporadas mais longas da América do Norte, 6 meses de pistas abertas.

Para curtir alguns dias na estação de esqui, sugerimos duas opções de hospedagem, o Cathedral Mountain Lodge, que fica a 24km de distância da estação de esqui e o Moraine Lake Lodge, que fica a uma distância de 18km das pistas.

Banff Sunshine Village

O Banff Sunshine, também chamado de Sunshine Village é uma estação de esqui a 18km do centro de Banff e possui uma hospedagem própria, com acesso direto às pistas, o Sunshine Mountain Lodge.

Marmot Basin

A Marmont Basin é uma opção para quem esta no nível intermediário de esqui ou snowboard. Esta estação de esqui, diferente das anteriores, fica mais próxima da cidade de Jasper, a especificamente 21km do centro da cidade.

Deixe seu comentário

9 comentários

    1. Bom dia Arlete, tudo bem?
      Fico muito feliz que tenha gostado e que tenha conhecido sobre Alberta neste texto. A região de Alberta é maravilhosa e vale muito a pena incluí-la em uma visita ao Canadá.

      Qualquer dúvida é só me escrever!

      Abraços,
      Carô

  1. Quanta riqueza numa terra pasdada em um texto… Valeu a pausa na série HEARTLAND para saber um pouco mais about Canadá, Alberta … So grateful.😊

    1. Oi Maria, tudo bem?

      Obrigada! Que bom que você gostou do texto 🙂
      Preciso assistir essa série, várias pessoas já me falaram mas ainda não parei para ver.

      O Canadá é um país maravilhoso e a a província de Alberta é espetacular.
      Vale a pena conhecer 🙂

      Abraços,
      Carô

    2. Eu amo a série HEARTLAND, também vim parar aqui devido a série e amai as fotos! Parabéns Carolina e obrigado por compartilhar conosco!

      1. Oiii Cassio, tudo bem?
        Que legal saber disso!! Fico muito feliz de saber que você gostou das fotos!! Eu realmente preciso assistir essa série que todos falam tão bem! Obrigada pela mensagem! Abraços!!!

  2. Olá tudo bem? Estou pensando em ir pra Edmonton em dezembro. Será que conseguirei aproveitar a cidade por causa do frio rigoroso?

    1. Bom Dia Fátima, tudo bem? Realmente em dezembro faz muito frio no país todo, mas o bom é que o Canadá é muito bem preparado para o frio, então não precisa se preocupar. Mas também depende do que exatamente você quer fazer por lá, quais tipos de passeio tem em mente. Se quiser aproveitar para fazer esportes/atividades de inverno é um ótimo momento 🙂