Categorias: Dicas

Os 16 maiores erros dos viajantes

Foto por Pixabay

Todo viajante experiente já teve que passar por perrengues e errar algumas vezes para aprender a viajar melhor. Eu mesma já cometi diversos erros e após muitas viagens, aprendi a viajar melhor! E para que você não precise passar por isso e sempre faça viagens tranquilas, reuni neste texto os 16 erros que os viajantes cometem.

OS 16 MAIORES ERROS DOS VIAJANTES

1. Não fazer um roteiro da viagem

Não precisa fazer um roteiro totalmente fechado com a programação do dia inteiro, nos mínimos detalhes. Mas, sugiro que você faça uma boa pesquisa antes para saber o que tem de interessante para fazer no destino onde você vai e nos arredores.

Pesquisar com antecedência, entender o mapa, a região onde você está hospedado e onde ficam os pontos de interesse te ajuda a se familiarizar melhor com o ambiente. Tenha um itinerário geral e saiba os lugares que quer visitar.

Sem planejamento, muitos roteiros acabam ficando vazios ou sobrecarregados. E muitas vezes também acontece de você atravessar a cidade e chegar em uma atração no dia que ela está fechada.

Para quem não gosta, não sabe ou não tem tempo de montar roteiros, sugiro solicitar nosso serviço de Roteiros de Viagem Personalizados. Nós desenhamos a sua viagem de acordo com seu perfil e seus interesses, com sugestões de atrações, passeios, opções gastronômicas e muito mais!

2. Desrespeitar a cultura e os costumes locais

Para mim, este é um dos piores erros da lista! É um ponto de grande atenção principalmente para destinos mais exóticos, com culturas diferentes, com muita influência religiosa e até mesmo cidades menores, onde os costumes e tradições ainda são mais fortes quando comparado com metrópoles.

Um exemplo disso é que em muitos templos, mesquitas, igrejas e até mesmo alguns museus não permitem entrar com calçados, sem cobrir as pernas, os ombros ou a cabeça, ou todos juntos.

3. Não registrar a viagem

As melhores recordações de viagem são as nossas histórias. Nossa sugestão é fazer anotações e registros (pontuais ou mais detalhadas, de acordo com o que você gosta) durante a viagem. Isso porque no momento da empolgação da viagem ficamos mais inspirados e registramos nossas experiências com mais detalhes e entusiasmo.

Através do blog, desenvolvemos um Planner de Viagem + Diário de Viagem, onde é possível fazer todo o planejamento da viagem e as anotações de viagem. Há páginas estruturadas para fazer as anotações de acomodação, transporte, planilha de gastos, calendários, checklist e mais 66 páginas exclusivas para anotações. Nessas páginas é possível fazer anotações, diário e até mesmo colar os ingressos de museus, passeios… Clique aqui para conhecer nosso Planner de Viagem Mapa-Múndi.

4. Não checar a previsão do tempo

A previsão do tempo pode te fazer alterar os planos de passeio de algum ou de vários dias. Recomendo checar a previsão antes da viagem, principalmente para organizar a mala e reservar passeios. No entanto, algumas vezes as previsões não são muito precisas ou o tempo acaba mudando, então vale checar diariamente durante a viagem.

Um exemplo disso é quando eu estava em Madrid e planejei passar um dia em Toledo. Como seria uma semana chuvosa, verifiquei o dia com maior probabilidade de sol para que o passeio, que foi todo a pé, fosse mais proveitoso – e foi!

Saiba mais sobre Qual é a melhor época de viajar para a Europa
Saiba mais sobre O que fazer em Toledo, cidade medieval da Espanha

5. Não checar validade de passaporte e vistos

Para viajar para o exterior, é necessário que o passaporte tenha validade de 6 meses após o retorno ao Brasil. Em alguns países, 3 meses é o suficiente, mas eu recomendo fortemente que o passaporte esteja válido por pelo menos 6 meses.Também fique atento aos países que exigem vistos de brasileiros, para a solicitação seja feita de maneira correta e para o tempo necessário.

6. Não provar a culinária local

É bem provável que alguma opção da culinária local te agrade, seja prato principal, sobremesa ou até mesmo uma bebida típica. Por mais que você se sinta tentado a comer naquela rede de fast-food que você tanto gosta, reserve alguns momentos para mergulhar na gastronomia típica.

Saiba mais sobre O que fazer em Segóvia, Roteiro de 1 dia

A gastronomia faz parte da experiência da viagem, então vá à restaurantes típicos, mercados locais, prove comida de rua. Perguntar na recepção do hotel sobre restaurantes típicos e de qualidade também é uma boa opção para quem não fez uma pesquisa prévia.

7. Não chegar no aeroporto com antecedência

Parece bem clichê lembrar daquela velha história de chegar no aeroporto 3 horas antes de vôos internacionais e 1 hora antes de vôos nacionais. Mas tenho certeza que é melhor esperar um pouco no aeroporto do que ter que comprar ou remarcar um voo e estragar os planos da viagem.

E essa sugestão também se aplica para outros tipos de transporte que você vai usar para se locomover durante a viagem, como trens e ônibus. Mas é claro, que nesses casos a antecedência pode ser um pouco menor, por volta de 30/40 minutos costuma ser o suficiente.

8. Descuidar de itens caros e de valor

É comum pensar que o Brasil é um lugar perigoso, mas quando estamos viajando para o exterior é mais seguro e posso descuidar dos meus pertences. Certo? Errado!

Embora muitos países sejam mais seguros que o Brasil, batedores de carteira estão espalhados pelo mundo tudo. Talvez você não seja abordado por bandidos, mas há sempre alguém de olho em turistas distraídos, principalmente em regiões turísticas. Fique atento com bolsas, celulares, carteiras e câmeras fotográficas.

9. Não fazer seguro viagem internacional

O seguro viagem é aquele tipo de coisa que a gente quer guardar no fundo da mala e esquecer que existe. Afinal, ninguém quer ter que passar por uma situação de emergência na qual seja necessário, não é mesmo?

No entanto, é muito arriscado viajar sem fazer o seguro viagem, principalmente porque em alguns países os custos relacionados à saúde são muito altos. Além disso, alguns países exigem que o viajante tenha um seguro viagem para poder entrar no país.

Sempre fazemos o seguro viagem internacional com nossos parceiros da Seguros Promo e recomendamos muito para vocês. Clique aqui para fazer uma cotação e aproveite os descontos oferecidos.

Clique aqui para ler sobre Seguro Viagem Internacional: O que é e como funciona


Contrate

10. Esquecer de levar medicamentos

Outro tópico relacionado a itens que preferimos não ver durante a viagem! Mas, assim como o seguro viagem, é essencial reservar um espaço na mala para levar medicamentos. Além dos medicamentos rotineiros, é recomendável levar alguns por precaução.

Sabemos que farmácias existem em todos os lugares, mas levar remédio extra de casa ajuda a evitar o deslocamento, dúvida de qual remédio comprar, e situações nas quais o idioma pode ser uma barreira.

11. Não levar Gadgets

Caneta, adaptador de tomada universal, fone de ouvido são alguns dos pequenos acessórios que às vezes não nos atentamos, mas que fazem toda a diferença e facilitam o trajeto da viagem e a estadia.

12. Não estar preparado para imprevistos  

Viajar é sempre um momento de alegria, mas isso não significa que estaremos livres de imprevistos. Muitas coisas podem acontecer: as fotos do hotel podem ser diferentes de como é na realidade, uma atração turística pode estar fechada, a chuva pode estragar os planos, um resfriado pode te deixar alguns dias sem sair, o seu voo pode atrasar… Enfim, muitas coisas podem acontecer, esteja preparado e não deixe que isso estrague sua viagem.

13. Não liberar o cartão de crédito internacional

É necessário avisar ao seu banco qual será o país de destino e o tempo que viagem. Com isso, seu cartão internacional será desbloqueado. Mas, não se esqueça também que é fundamental levar dinheiro em espécie e não depender apenas do cartão.

14. Levar muita coisa na mala

Levar muita coisa na mala pode atrapalhar sua viagem. Ao fazer as malas, leve apenas o que você tem costume de usar. Sabe aquela roupa que, embora seja bonita, é desconfortável e você raramente usa? Não leve porque você dificilmente vai usar.

Tente levar peças que combinem entre si em cores neutras. E não esqueça que você pode lavar roupas durante a viagem. Muitos hotéis oferecem serviços de lavanderias ou, você mesmo pode lavar algumas peças na mão.

15. Não comprar ingressos com antecedência

Esse é aquele perrengue que vai te fazer perder tempo de viagem em filas. Quando você compra ingresso com antecedência, você evita filas. E essa dica é praticamente obrigatória quando for viajar em alta temporada.

Para comprar os ingressos com antecedência e evitar filas gigantescas, recomendamos nossos parceiros do Get Your Guide. Utilizando este site, você pode comprar ingressos para diversas atrações do mundo todo.

16. Querer conhecer muitos lugares em poucos dias

É claro que com a ansiedade de fazer uma viagem, muitas vezes acabamos incluindo muita coisa  pra fazer em pouco tempo. Passar correndo por várias cidades é um impulso muito comum, principalmente em viagens pela Europa,  mas infelizmente você acaba conhecendo muito pouco dos lugares onde visita, principalmente se não tiver planejado com antecedência.

 

Me conte se você já cometeu algum desses erros e quais outros adicionaria a essa lista! Vamos todos ajudar os viajantes a fazerem viagens cada vez melhores, de melhor qualidade e mais bem aproveitadas!

Deixe seu comentário