Categorias: Destinos: Europa, Áustria | Roteiros

Roteiro de 10 dias pela Áustria

A Áustria é um pequeno país, que abriga incalculáveis riquezas culturais e naturais. Desde o riquíssimo cenário cultural de Viena até as espetaculares paisagens de montanhas na região dos Alpes. Nesse texto vou compartilhar o meu roteiro de 10 dias pela Áustria. Este é um roteiro que considero clássico, para uma primeira viagem ao país e que inclui as cidades de Viena, Salzburgo, Hallstatt e Innsbruck.

SOBRE A VIAGEM PARA A ÁUSTRIA

O Roteiro de Viagem

Desde quando decidi que gostaria de voltar para a Áustria, eu tinha esse roteiro definido que incluiria essas três cidades (e o vilarejo de Hallstatt). Mas, já adianto aqui o que eu faria diferente por gostos pessoais. Eu teria ficado mais tempo em Viena para poder aproveitar mais e com calma os museus e vida cultural da cidade.

Outra informação importantíssima, que impactou minha passagem por Salzburgo e Innsbruck, foi a época do ano, fim de outubro e começo de novembro. Muitas atrações estavam fechadas para manutenção e preparo para o início da temporada de festas de fim de ano. Sendo assim, eu evitaria também essa época do ano.

Os hotéis da Viagem pela Áustria

Ao longo da viagem pela Áustria, ficamos em 3 cidades base: Viena, Salzburgo e Innsbruck. Vou descrever um pouco sobre os hotéis onde nos hospedamos e mais algumas dicas de hospedagem nessas cidades.

Minha hospedagem em Viena…

Em Viena, ficamos em um hotel/pousada que eu não gostei e não voltaria. Sendo assim, não vou indicar aqui para vocês. De qualquer forma, minha sugestão, quando você for procurar um hotel em Viena é priorizar uma localização central, em Innere Stadt, a cidade velha de Viena.

Algumas sugestões interessantes de hotéis 4 estrelas, bem avaliados e bem localizados em Viena são: Hotel Josefshof am RathausMercure Wien Zentrum e o Ruby Lissi Hotel Vienna.

Minha hospedagem em Salzburgo…

Em Salzburgo, ficamos em um hotel excelente, bem decorado e moderno. Perto da estação de trem e 10 minutos a pé do centro histórico da cidade, o Cocoon Salzburgo. O café da manhã foi um dos pontos altos da hospedagem, assim como atendimento.

Embora eu recomende este hotel, para quem preferir, também vale a pena escolher uma hospedagem no centro histórico de Salzburgo para evitar a caminhada até o hotel e ficar no coração da cidade. Duas sugestões de hotéis 4 estrelas são: Boutiquehotel am DomAltstadt Hotel Stadtkrug, e de hotéis 5 estrelas são: Hotel Goldener HirschHotel Bristol Salzburg.

Hospedagem em Innsburck…

Em Innsbruck ficamos em um hotel muito bem localizado, mas um pouco antigo, o Hotel Central. Nele há uma ala de quartos um pouco mais modernos e alguns mais antigos. Por isso, quando você for fazer a reserva, é importante solicitar um quarto novo (se assim você preferir).

Algumas opções de hotéis mais modernos são: Altstadthotel Weißes KreuzBoutiquehotel Weisses RösslH5 Grauer Bär Studios & More.

Itinerário da Viagem pela Áustria

Dia 1 – Chegada em Viena
Dia 2 – Viena
Dia 3 – Viena
Dia 4 – Viena
Dia 5 – Viena – Salzburgo
Dia 6 – Salzburgo | bate volta em Hallstatt
Dia 7 – Salzburgo – Innsbruck
Dia 8 – Innbsurck
Dia 9 – Innsbruck
Dia 10 – Partida de Innbsurck

ROTEIRO DE 10 DIAS PELA ÁUSTRIA

Em 10 dias na Áustria, passamos 4 dias em Viena. Em seguida viajamos para Salzburgo onde ficamos por 3 dias, sendo que em um desses dias o período da tarde foi um passeio de bate-volta à Hallstatt. E por fim, foram 3 dias em Innsbruck antes de seguir viagem para a Suíça.

Dia 1 | CHEGADA EM VIENA

Chegamos em Viena, fizemos check in no hotel e logo partimos para explorar a cidade. Estava uma tarde bem chuvosa, mas andamos pelas charmosas ruas de Viena até o início do Naschmarkt, que é o mercado e feira ao ar livre mais conhecidos da cidade.

Passeamos pelas barracas e optamos por fazer uma refeição por lá, no Papas am Naschmarkt, onde provamos nosso primeiro Wiener Schnitzel. Seguimos passeando pelas ruas da cidade, e fomos tomar um chá e comer uma sobremesa no Gerstner, um café histórico em frente a Ópera de Viena.

Dia 2 | VIENA

Aproveitamos os ingressos do Vienna Sightseeing Hop On Hop Off Bus Tour para ter uma visão geral da cidade, principalmente os pontos mais distantes do centro. Nossa primeira parada foi a Igreja Votiva, a Votivkirche. Em seguida fizemos todo o trajeto até o Prater, o parque de diversões mais antigo do mundo. Depois de algumas horinhas do parque fomos até a região central e visitamos a Catedral de São Estevão. O jantar foi no delicioso e tradicional Weibels Wirtshaus, seguido de chá e sobremesa no Café Ritter.

Sobre o Vienna Sightseeing HOP ON HOP OFF BUS TOUR

O Vienna Sightseeing Hop On Hop Off Bus Tour é o tradicional ônibus turístico com paradas estratégicas nos principais pontos turísticos da cidade com a possibilidade de embarcar e desembarcar quantas vezes quiser. São 3 rotas com mais de 50 paradas e áudio guia em vários idiomas, inclusive em português.

Dia 3 | VIENA

Hoje foi dia de visitar museus. No período da manhã visitamos o majestoso Kunsthistorisches Museum, o Museu de História da Arte de Viena. Pelo caminho, fizemos um  almoço rápido no Bitzinger e em seguida fomos ao Upper Belvedere, onde fica a impressionante pintura “O Beijo”, de Gustav Klimt. À noite, o jantar foi o tradicional Plachuttas.

Dia 4 | VIENA

Este foi praticamente um dia temático, um dia de Viena Imperial. Logo cedo visitamos o Palácio de Schönbrunn e seus jardins. Paramos no Café Sacher para provar a tradicional Sacher-torte e em seguida fomos ao Sissi Musesum situado no Hofburg, o Palácio Imperial de Viena. Antes de voltar ao hotel passamos para conhecer o MuseumsQuartier.

Dia 5 | VIENA – SALZBURGO

Pegamos o trem de manhã de Viena a Salzburgo. A viagem durou aproximadamente 2h30 e chegamos em Salzburgo por volta das 13h com chuva, que durou esse dia inteiro. Deixamos as malas no hotel, retiramos nossos cartões turísticos Salzburg Cards e fomos almoçar no Wirtshaus Zwettlers.

Após o almoço demos uma volta pelo centrinho da cidade, paramos para comer uma sobremesa no Cafe Furst Konditorei e entramos na impressionante Catedral de Salzburgo, uma das catedrais mais bonitas que já visitei.

Dia 6 | SALZBURGO

Esse foi um dia muito intenso e cheio de atrações. Tiramos a manhã para reencontrar uma amiga no café vegano The Heart of Joy e saímos para passear e visitar as principais atrações da cidade somente na hora do almoço. Visitamos a Fortaleza de Hohensalzburg. Fizemos um almoço rápido no Grill Imbiss e fomos ao DomQuartier. Mais tarde fomos ao Mozart Gebusthaus e finalizamos os passeios no Salzburg Christmas Museum. Antes de voltar ao hotel fomos provar o tradicional Salzburger Nockerl no Café Mozart.

Sobre o Salzburg Card

O Salzburg Card é um cartão turístico com uma entrada na maioria dos pontos turísticos da cidade, descontos em concertos e acesso gratuito ao transporte público da cidade. Há opções de 24h, 48h e 72h.

Dia 6 | SALZBURGO + BATE VOLTA HALLSTATT

De manhã exploramos mais um pouco de Salzburgo, o Palácio de Jardins de Mirabell e depois o Mozart Wohnhaus, um museu na casa onde Mozart nasceu. Andamos um pouco e comemos no mercado Schrannenmarkt Salzburg.

Ao meio dia partimos para um tour de meio dia para a vila de Hallstatt. Foi tempo suficiente para conhecermos o básico desse vilarejo, que é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para quem não está viajando pela Áustria de carro, é uma excelente maneira de visitar o vilarejo e a região montanhosa da Áustria.

Saiba mais sobre Hallstatt: bate-volta a partir de Salzburgo

Dia 7 | SALZBURGO – INNSBRUCK

A viagem de trem entre as cidades durou aproximadamente 2h. Deixamos as malas no hotel em Innsbruck, almoçamos na pizzaria Mamma Mia e saímos para explorar a cidade. Como estava chovendo, aproveitamos para fazer um passeio de ônibus turístico pela cidade e arredores. Finalizamos o dia no Café & Konditorei Katzung para tomar um chá e comer uma sobremesa.

Dia 8 | INNSBRUCK

A manhã de hoje foi dedicada ao Swarovski Kristallwelten, o Museu da Swarovski próximo a Innsbruck, onde passamos pouco mais de 3h. De volta a Innsbruck, fizemos uma refeição no restaurante austríaco Stiftskeller. Depois, visitamos o Palácio Imperial, o Hofburg de Innsbruck e passeamos pelas charmosas ruas do centro histórico da cidade.

Dia 9 | INNSBRUCK

Mais um dia inteiro em Innsbruck. Como eu comentei no início do texto, muitas atrações estavam fechadas para manutenção nesse período que antecipa as festas de fim de ano. E isso nos afetou principalmente em Innsbruck, onde pelo menos 3 atrações que desejávamos visitar estavam fechadas.

Mas de qualquer forma, nesse dia, subimos no alto da City Tower Stadtturm para ter uma vista panorâmica da cidade. À tarde, visitamos o Tyrolean Folk Art Museum, em seguida a Igreja Hofkirche e passamos pelo Triumphforte.

Dia 10 | INNSBRUCK – ZURIQUE

No nosso último dia em Innsbruck, e na Áustria, tomamos café da manhã no hotel e depois fomos para a estação de trem seguir viagem até Zurique.

Os ingressos do Vienna Sightseeing Hop On Hop Off Tour Bus, em Viena, e o Salzburg Card, em Salzburgo, foram cortesia do Vienna Sightseeing e do Visit Salzburg, respectivamente, ao Mapa-Múndi Blog.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Áustria. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário