Categorias: Destinos: Europa, Escócia | Roteiros

Roteiro de 10 dias pela Escócia

A Escócia é um dos países que mais me surpreendeu, com sua riqueza histórica e cultural, natureza deslumbrante e um povo muito simpático. Fiquei completamente apaixonada e espero voltar em breve.

Antes da viagem, estudei bastante e montei um roteiro de 10 dias que foi ótimo para uma primeira viagem ao país. Estivemos em Edimburgo, Stirling, Inverness, Ilha Skye e Glasgow e deu para ter uma visão geral desse país tão fascinante.

Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Áustria

SOBRE A VIAGEM PARA A ESCÓCIA

O Roteiro de Viagem

Pela primeira vez desde quando organizo meus roteiros, posso afirmar que não mudaria nada nessa viagem. Vimos e vivenciamos tudo o que eu gostaria e tivemos tempo o suficiente para fazer tudo com calma. Claro que eu queria ver muito mais da Escócia, mas para isso a única solução teria sido adicionar mais dias, o que não era possível nessa viagem.

Sendo assim, para te inspirar e informar sobre tantos outros lugares incríveis o país tem, aqui está a minha lista dos destinos que eu gostaria de conhecer na minha próxima viagem à Escócia: ficar mais tempo na Ilha Skye, conhecer as Hébridas Exteriores, passar um tempo no Parque Nacional Cairngorms e conhecer a região de Reino de Fife.

Quanto tempo ficar na Escócia

O roteiro que você vai ler abaixo é exatamente o que eu fiz durante os meus 10 dias no país. Essa foi minha primeira viagem à Escócia e acredito que para uma primeira viagem, 10 dias é um bom tempo para conhecer o básico.

Dia 1 – Chegada em Edimburgo
Dia 2 – Edimburgo
Dia 3 – Edimburgo
Dia 4 – Edimburgo – Stirling – Edimburgo
Dia 5 – Edimburgo
Dia 6 – Edimburgo > Inverness
Dia 7 – Inverness – Ilha Skye – Inverness
Dia 8 – Inverness
Dia 9 – Inverness – Glasgow
Dia 10 – Glasgow
Dia 11 – Partida de Glasgow

ROTEIRO DE 10 DIAS PELA ESCÓCIA

Em 10 dias na Escócia passamos 5 dia em Edimburgo, sendo que um desses dias foi dedicado a um passeio bate-volta à Stirling. Em seguida, viajamos para Inverness onde ficamos por 3 dias, e um desses dias foi dedicado a um passeio bate-volta para a Ilha Sky. E por fim, foram 2 dias em Glasgow, a maior cidade do país.

Dia 1 | CHEGADA EM EDIMBURGO

Resumo do dia: Old Town
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West

Um pouquinho sobre Edimburgo…

Edimburgo é a capital da Escócia e o destino mais visitado do país. Mas não é pra menos, a cidade é um encanto, com sua arquitetura medieval, ruas estreitas, becos, escadarias. Além de muitos pubs e tocadores de gaita de fole pelas ruas.

De volta ao que rolou nesse dia…

Nossa porta de entrada na Escócia foi a cidade de Edimburgo e viemos de trem a partir de York. Edimburgo nos recepcionou muito bem com um dia de sol e clima ameno. Deixamos as malas no hotel e seguimos para Old Town.

Chegamos em Old Town, caminhamos pela Princes Street, atravessamos a Waverly Bridge e caminhamos pela Cockburn Street até chegar na Royal Mile, onde almoçamos no meio da tarde no The Albanach Pub. Caminhamos pela Royal Mile, entramos em alguns closes, visitamos a St. Giles’ Cathedral, andamos pela Victoria Street e por Grassmarket.

Dia 2 | EDIMBURGO

Resumo do dia: Castelo de Edimburgo, Royal Mile, Calton Hill
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West

A manhã e início de tarde do segundo dia foi dedicada ao Castelo de Edimburgo, o almoço foi no Oink e depois o passeio continuou pela Royal Mile e seus becos, e na Royal Mile comemos um docinho no The Fudge House.

Encontramos dois becos que serviram de cenário para gravação de Outlander. Para quem quiser é possível fazer o Tour da série Outlander, que inclui esses cenários em Edimburgo e outros fora da cidade, em um passeio de aproximadamente 9h.

Passamos em frente ao Parlamento Escocês e ao Palácio de Holyrood, que é a residência oficial da família britânica na Escócia. Atravessamos o cemitério New Calton Burial Ground e seguimos até Calton Hill. Andamos pelo shopping St. James Quarter e finalizamos o dia no Guildford Arms.

Saiba mais sobre o Castelo de Edimburgo: tudo o que você precisa saber
Saiba mais sobre Onde ficar em Edimburgo: dicas de bairros e hotéis

Dia 3 | EDIMBURGO

Resumo do dia: Stockbridge, National Museum of Scotland, Victoria Street, Mary Kings Close
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West

Começamos o dia com um passeio pelo bairro Stockbridge e depois New Town. Visitamos o National Museum of Scotland, almoçamos no pub Greyfriars Bobby e em seguida visitamos o cemitério Greyfriars Kirkyard.

Passamos novamente pela belíssima Victoria Street e subimos pela escadaria The Vennel. De volta a Royal Mile, visitamos o Tartan Weaving Mill & Experience e finalizamos o dia em um tour subterrâneo no Mary Kings Close.

Dia 4 | BATE VOLTA EM STIRLING

Resumo do dia: Castelo de Stirling e New Town
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West

Um pouquinho sobre Stirling…

Stirling é uma pequena cidade conhecida principalmente pelo seu castelo. O famoso Castelo de Stirling foi residência da família real escocesa e abriga vários capítulos da história do país, como a Batalha de Stirling Bridge e a Guerra da Independência da Escócia.

De volta ao que rolou neste dia…

Nesse dia, fizemos viajamos de trem entre Edimburgo e Stirling, uma viagem de aproximadamente 50 minutos. O Castelo fica a 15 minutos a pé da Estação de trem. Visitamos o Castelo e em seguida almoçamos em um restaurante chamado Brea. Pegamos o trem de volta para Edimburgo e passeamos por New Town.

Dia 5 | EDIMBURGO

Resumo do dia: Holyrood Park e Leith
Hospedagem em Edimburgo: Holiday Inn Express Edinburgh City West

No último dia em Edimburgo, começamos visitando o Museu de Edimburgo e em seguida caminhamos pelo Holyrood Park, e fizemos uma trilha por Salisbury Crags. Em seguida fomos de ônibus até o bairro de Leith, onde almoçamos no Restaurante The Ship on the Shore. Andamos pela região, vimos o The Royal Yatch Brittania antes de voltar para o hotel.

Dia 6 | EDIMBURGO > INVERNESS

Resumo do dia: Centrinho de Inverness
Hospedagem em Inverness: Crown Court Townhouse

Pegamos o trem de manhã de Edimburgo até Inverness. A viagem durou 3h50min e tivemos que trocar de trem em Peth. Chegamos em Inverness com muita chuva e fomos de táxi até o hotel. Fizemos check in, deixamos as mala e fomos almoçar no restaurante Café One.

Em seguida abriu o sol e caminhamos pelo centrinho, visitamos a Catedral de Inverness. Entramos em algumas lojas e passamos no supermercado antes de voltar para o hotel dormir. A cidade é muito pequena e fizemos todos esses passeios a pé.

Um pouquinho sobre Inverness…

Inverness é a capital das Terras Altas Escocesas e é a cidade base para quem quer explorar a região. A cidade é pequena, mas muito charmosa e fica próxima do lago mais famoso do país, o Lago Ness.

Dia 7 | BATE VOLTA PARA A ILHA SKYE

Resumo do dia: Bate volta para a Ilha Skye
Hospedagem em Inverness: Crown Court Townhouse

Um pouquinho sobre a Ilha Skye…

A Ilha Skye é a maior ilha do arquipélago Hébidias Interiores. A ilha é conectada ao continente por uma ponte e possui belíssimas paisagem e uma beleza selvagem, além vilas pitorescas e castelos.

De volta ao que rolou neste dia…

Neste dia acordamos cedo, pois havíamos comprado um tour de 1 dia pela Ilha Skye. Há várias empresas que oferecem esse tipo de tour com diferentes pontos de parada. Uma opção é a Excursão à ilha Skye de 12 horas com audioguia em português.

O tour foi feito em uma mini van e passamos pelo Castelo Urquhart, Lago Ness, Castelo Eilean Donan, paramos na vila de Portree, Old an of Storr, An leth-allt viewpoint e Fairy Pools.

>> DICA EXTRA: A Ilha Skye é espetacular e eu gostaria muito de ter ficado mais tempo por lá. Para quem tiver mais tempo, recomendo estabelecer base na ilha também, e principalmente se tiver de carro para explorar por conta própria. Para quem não quiser alugar um carro e explorar por conta própria, a opção é fazer uma excursão, e a sugestão é esse Tour de 3 dias a Ilha Skye e Highlands.

Dia 8 | INVERNESS

Resumo do dia: Campo de Batalha de Culloden e centrinho de Inverness
Hospedagem em Inverness: Crown Court Townhouse

Hoje acordamos um pouco mais tarde para recuperar do passeio de ontem, que foi cansativo. Tomamos um delicioso café da manhã à la carte no hotel. Em seguida fomos visitar o Campo de Batalha de Culloden, que fica a 9km do centro de Inverness. Após a visita, passeamos pelo centrinho de Inverness e jantamos no restaurante Prime Steak & Seafood.

Um pouquinho sobre Culloden…

Culloden foi o palco de um dos principais eventos da história da Escócia, a Batalha de Culloden. Essa foi a batalha final do Levante Jacobita que ocorreu em 1746 entre os jacobita e o exército inglês.

Saiba mais sobre o Campo de Batalha de Culloden, em Inverness

Dia 9 | INVERNESS > GLASGOW

Resumo do dia: Catedral e Cemitério de Glasgow, GoMA
Hospedagem em Glasgow: Motel One Glasgow

Um pouquinho sobre Glasgow…

Glasgow é  a maior cidade da Escócia e fica a apenas 1h de trem de Edimburgo.

De volta ao que rolou neste dia…

Chegamos de trem em Glasgow e caminhamos 10 minutos até o hotel. Embora ainda não fosse possível fazer check in, conseguimos deixar as malas no hotel para sair passear pela cidade. Fizemos o caminho todo a pé e assim vimos alguns dos murais de grafiti, que é uma arte muito difundida na cidade.

A primeira parada foi o Cemitério de Glasgow, também conhecido como Necropolis. Ele possui uma estrutura única e está situado ao longo de um morro, o que garante uma bela vista da cidade. Em seguida visitamos a Catedral de Glasgow.

Depois disso, paramos para comer alguma coisa no Tim Hortons e visitamos a GoMA, que é a Galeria de Arte Moderna de Glasgow. Fizemos check in no hotel e deixamos as malas no quarto. O dia tinha sido cansativo, então acabamos ficamos no bar do hotel.

Dia 10 | GLASGOW

Resumo do dia: Catedral e Cemitério de Glasgow, GoMA
Hospedagem em Glasgow: Motel One Glasgow

Com pouco tempo disponível, e por ser uma cidade grande, em Glasgow optamos por fazer um passeio com o ônibus turístico, hop on hop off. Com ele é possível visitar alguns dos principais pontos da cidade.

Uma vez no ônibus, descemos e visitamos alguns pontos turísticos da cidade. Começamos com o Riverside Museum, seguimos de ônibus até o Kelvingrove Museum e a Universidade de Glasgow. Em seguida visitamos a Ashton Lane, passamos pelo George Square e finalizamos o tour perto do hotel. Jantamos no restaurante italiano, Verona.

Saiba mais sobre 12 Museus e galerias de arte gratuitos no Reino Unido

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Escócia. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!