Categorias: Destinos: Europa | Dicas

Comprar ingressos antes da viagem ou não?

Uma dúvida muito comum entre os viajantes é de comprar ou não ingressos antecipados para atrações durante suas viagens.

Vale mais a pena comprar todos os ingressos com antecedência e ter um roteiro mais bem estruturado ou vale mais ficar livre e decidir na hora se vai, ou não, visitar uma atração e comprar na bilheteria?

Pensando nisso, escrevi esse texto com foco principalmente em atrações de países da Europa. E assim espero te ajudar a decidir o que vale a pena para você e para a sua viagem.

Afinal, cada viagem é única e precisa ser analisada dessa maneira. Então vamos lá!

AFINAL, É MELHOR COMPRAR INGRESSOS ANTECIPADOS OU NA HORA?

Minha resposta é: depende.

Desculpe, talvez essa não seja a resposta que você queria ler, mas realmente depende muito da situação, da viagem, da época do ano, da atração… Enfim, são vários motivos que você precisa considerar e eu vou te explicar sobre eles a seguir.

Minha maneira de viajar foi mudando ao longo dos anos. Antes eu deixava para comprar tudo na hora, tinha apenas um itinerário e nenhum roteiro. Inclusive, há mais de 10 anos fiz uma viagem de um mês pela Europa e tinha apenas os hotéis reservados, nem mesmo as passagens entre as cidades.

Spoiler (bem previsível, por sinal): acabei desperdiçando muito tempo com itinerários sem sentido e deixei de conhecer lugares interessantes. O que não deixa de ser um bom motivo para retornar nesses lugares ahahahaah

Hoje sou Travel Designer e trabalho com roteiros de viagem personalizados para a Europa. Ao longo das minhas experiências de viagem, passei a enxergar a importância de uma estrutura bem organizada para se fazer uma viagem interessante.

Por viajar dessa maneira, hoje, nas minhas viagens, organizo o dia a dia com antecedência e já viajo com a maioria dos ingressos comprados.

INGRESSOS ANTECIPADOS

Listei aqui o que enxergo com vantagens e motivos pra você comprar ingressos antecipados para a sua viagem.

Para não correr o risco de esgotar

Sim, os ingressos para uma determinada atração podem ser limitados e assim, se você não comprar com antecedência pode correr o risco de não conseguir visitar.

Felizmente isso nunca aconteceu comigo, mas conheço muitas pessoas que não conseguiram visitar determinada atração porque os ingressos havia esgotado. E ainda depois da pandemia, muitas atrações limitam o número de ingressos ou de pessoas por horário em algumas atrações.

Para não perder tempo em filas

Pois é, ficar na fila é muito chato e nos faz perder o tempo escasso que temos nas nossas viagens. Além disso, muitas vezes mesmo tendo o ingresso em mãos você ainda precisa ficar na fila de acesso da atração, fila do raio x. Então uma fila a menos sempre ajuda, não é?

Quando estive em Paris, comprei ingresso antecipado para o Museu D’Orsay. Chegando em frente ao museu tinha uma fila grande para comprar ingressos, e para eu que tinha meus ingressos com horário em mãos, passeio direto sem absolutamente NINGUÉM na minha frente. Nesse momento senti a alegria de já ter comprado os ingressos antes.

Clique aqui para comprar ingresso ao Museu D’Orsay

Para não correr o risco de perder uma atração que você quer muito conhecer

Vou dar um exemplo prático que aconteceu na minha última viagem à Paris. Eu queria muito ir ao Museu L’Orangerie, mas resolvi deixar para comprar na hora. Chegamos perto do encerramento e entramos na fila. As pessoas atrás de nós que tentaram entrar na fila – sem ingressos – foram barradas porque nós éramos os últimos a entrar por causa do horário, e olha que ainda faltava 45 minutos para o museu encerrar.

Clique aqui para comprar ingresso ao Museu L’Orangerie

Para quem estiver viajando em alta temporada, nas férias ou em feriados

Enxergo este como um dos itens mais importantes. Para quem viaja em alta temporada é praticamente obrigatório comprar ingressos com antecedência. Se mesmo em baixa temporada os ingressos tem esgotado e as filas são grandes, imagine na alta temporada.

Saiba mais sobre Qual é a melhor época para viajar para a Europa

Para quem tem um roteiro de viagem organizado

Se o item anterior é um dos mais importantes, esse é o meu preferido: o roteiro de viagem! Ter um roteiro de viagens estruturado para suas férias é uma vantagem imensurável, que faz com que você otimize tempo, visite atrações que façam sentido pra você e entenda o que você está visitando.

Trabalho como Travel Designer há mais de 4 anos e a organização de um roteiro permite a mim (e a meus clientes, claro) ter uma viagem de mais qualidade. Nesse sentido, é não apenas possível, e sim recomendado comprar ingressos com antecedência e encaixar as atrações importantes no “quebra cabeça” da sua viagem.

Se você não sabe, não gosta ou não tem tempo de planejar e organizar a sua viagem, me envie uma mensagem. Vai ser um prazer te ajudar com a sua viagem personalizada para a Europa.

Saiba mais sobre Viagem Personalizada: devo contratar um Travel Designer?

Para quem não tem tempo de sobra em um destino

Nosso tempo é limitado, então porque tempo em filas sendo que você sabe o que quer visitar? É simples, se você tem pouco tempo, compre com antecedência!

INGRESSO NA BILHETERIA

E aqui alguns motivos e situações que justificam a compra do ingresso na hora, na bilheteria da atração.

Para evitar visitar uma atração externa em dias de chuva

Dos motivos para compra ingresso na hora, acredito que este seja o mais justificável, embora também tenha alguns pontos que devem ser considerados. Se você quer visitar uma atração onde precisa ficar a maior parte do tempo ao ar livre, e principalmente se é algum lugar com vista, como por exemplo, subir na Torre Eiffel, este item pode ser pensado.

Mas vejam que os pontos a ser considerado são importantes. Para não comprar ingresso com antecedência, você precisa ter bastante tempo naquela cidade e precisa saber se os ingressos não são extremamente disputados.

Quando estive no Campo de Batalha de Culloden, na Escócia, a chuva estava bem forte, mas mesmo assim visitei. Eu sabia que o Reino Unido é um lugar com chuvas constantes e fui preparada. É claro que um dia de sol seria bem mais agradável, mas de jeito nenhum ouso afirmar que a chuva estragou a experiência.

Saiba mais sobre Campo de Batalha de Culloden, em Inverness
Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Escócia

Para evitar comprar uma atração e depois estar cansado demais para ir

Isso pode acontecer quando você não se planeja bem ou quando não consegue seus limites. Na hora de planejar uma viagem, é comum querermos incluir muitas atrações. Mas, durante a viagem vamos nos cansando.

Então é bom avaliar o tempo médio em cada atração, o tempo de descanso necessário e o tempo de deslocamento para evitar dias muito cansativos e atrações mal visitadas ou desperdiçadas. Se você não tem certeza do seu ritmo e acha que prefere ver na hora como estará, é um motivos para não comprar ingressos com antecedência.

Para quem está viajando em baixa temporada

É válido, mas mesmo assim há controvérsias. Porque alguns destinos e algumas atrações, mesmo sendo baixa temporada são muito concorridos.

Para quando você não faz questão de visitar uma atração específica

E aí partimos para este ponto que é. Se tem alguma atração que você não faz tanta questão de visitar, ou seja, se der tudo bem e se não der tudo bem também, aí sim vale a pena deixar para decidir na hora.

Para quem está viajando “sem rumo” e quer deixar para decidir tudo na hora

Se você estiver tirando alguns meses sabático ou está fazendo uma viagem e vai ficar propositalmente muitos dias em uma cidade talvez seja interessante deixar para decidir na hora.

HORÁRIO RESERVADO: O QUE É IMPORTANTE SABER

Embora algumas atrações sejam gratuitas, principalmente após a pandemia, houve um aumento do número de atrações que precisam ser reservadas com antecedência. Ou seja, a entrada é gratuita, mas você precisa ter reservado pelo site antes e estar na atração na janela do horário marcado.

Vou dar dois exemplos do que aconteceu comigo em Londres. O Museu Britânico é gratuito, mas recomenda reservar uma janela de horário, então eu reservei. Acabei chegando depois do horário por um imprevisto, mas não havia fila e ninguém conferiu o horário de chegada.

A Galeria Nacional também é gratuita e recomenda reservar uma janela de horário. Para essa atração decidi não reservar e chegando lá, adivinha! A fila para quem tinha hora reservada era zero, enquanto eu fiquei por volta de 20 minutos na fila para entrar na galeria. Entendeu?

ONDE COMPRAR INGRESSOS COM ANTECEDÊNCIA

Nos sites oficias das atrações

Os sites oficias são os melhores lugares para comprar ingressos antecipados. Mas, muitas vezes esses itens não são tão intuitivos e fáceis de navegar. Inclusive alguns são um pouco complexos e às vezes é necessário fazer cadastro no site.

No site da Civitatis

Se você quiser facilitar a sua vida, minha sugestão é usar o site do Civitatis, que possui uma interface super simples, em português, com pagamento em real e parcelado. Os meus ingressos das últimas viagens comprei através deles e funciona super bem! Os ingressos e passeios que comprei com eles na minha última viagem foram os seguintes.

Tour pela região do Douro a partir do Porto, em Portugal. Um passeio de um dia inteiro a partir do Porto e que nos permitiu conhecer um pouco da região do Douro, com direito à passeio de barco, visitas à vinícola e até almoço!

Passeio de barco pelo Rio Sena em Paris. É uma experiência muito interessante para ver Paris de um outro ângulo. E o legal é que há uma gravação de áudio no barco e você pode escutar em português para assim entender o que está sendo explicado sobre os lugares por onde o barco passa. É um passeio lindo para fazer no fim de tarde.

Ingresso do Arco do Triunfo em Paris. Outro ângulo de Paris, mas agora visto de cima. O legal do Arco do Triunfo é ver a Torre Eiffel lindíssima e muitos outros pontos da cidade. Não é a vista mais alta, mas é muito interessante pela sua localização central.

ATRAÇÕES QUE DEVEM SER RESERVADAS COM ANTECEDÊNCIA

Vou listar algumas atrações, pagas e gratuitas que devem ser adquiridas com antecedência porque esgotam muito rápido!

Sky Garden – em Londres, Reino Unido
Torre do Big Ben – em Londres, Reino Unido
Palácio de Buckingham – em Londres, Reino Unido

Museu Anne Frank – em Amsterdã, Holanda

Torre Eiffel – em Paris, França
Museu do Louvre – em Paris, França

Afresco Última Ceia – em Milão, Itália
Galleria Borghesi – em Roma, Itália
Museus do Vaticano – no Vaticano

Alhambra – em Granada, Espanha
Sagrada Família – em Barcelona, Espanha

NÃO CONSEGUI COMPRAR, E AGORA?

Se você tentar comprar com antecedência e o ingresso já estiver esgotado (imagine na hora), não se preocupe. Na maioria das vezes tem uma solução. É possível comprar ingresso por empresas revendedoras, como a Civitatis e a Get Your Guide.

Eu trabalho com essas empresas há anos para ingressos que esgotaram e tours guiados para meus clientes. Eu mesma já usei diversas vezes e gosto bastante. Além das plataformas serem fáceis de utilizar e sem ter a necessidade de criar contas nos sites de cada uma das atrações.

Algumas vezes essas empresas não possuem apenas os ingressos, e ainda contam com algum tour guiado ou combo com outra atração. E isso é bem interessante, porque você pode fazer a visita guiada e, de fato, entender sobre a atração que está visitando. E o melhor é que muitas dessas visitas são feitas em português ou em espanhol – e todas em inglês  também, claro.

Torre Eiffel + Cruzeiro pelo Sena
Visita Guiada ao Museu do Louvre
Visita Guiada por Milão + A Última Ceia
Visita Guiada pela Galeria Borghese
Ingresso dos Jardins Vaticanos, Museus Vaticanos e Capela Sistina
Visita guiada pela Alhambra e os Palácios Nasridas
Sagrada família com subida às torres
Tour série Outlander
Excursão à Ilha Skye
Passeio de barco + Museu Torre Carlos

 

Deixe seu comentário