Categorias: Destinos: Europa, Portugal

Como visitar o Santuário de Fátima, em Portugal

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecido como Santuário de Fátima, é um dos principais destinos de peregrinação religiosa do mundo! Sua construção ocorreu a partir de uma – na verdade, de diversas – aparições de Nossa Senhora à três crianças, que ficaram conhecidos como os três pastorinhos.

O atual Santuário foi erguido ao redor da capela, cuja construção ocorreu em 1919 em um lugar chamado Cova da Iria. Foi neste local onde ocorreram as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, no ano de 1917.

O Santuário de Fátima é essencialmente relevante para os católicos, mas também é um destino de grande importância histórica e cultural de Portugal. E recomendo muito incluí-lo em uma viagem por Portugal, independente da sua religião.

Estive duas vezes em Fátima, a primeira em 2018 em um rápido bate-volta que fiz de ônibus, a partir de Lisboa. A segunda vez foi em 2023, durante uma viagem de carro por Portugal. Dessa vez dediquei mais tempo e passei uma noite na cidade para ter a oportunidade de ver tudo com calma e de participar da belíssima Procissão das Velas.

Disse isso porque ao longo desse texto, vou explicar um pouco sobre o Santuário, sua história, o que fazer nele e na cidade a partir dessas duas experiências. Espero que você aproveite esse texto e que em breve tenha a oportunidade de conhecer este local tão especial.

SOBRE O SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Localização

O Santuário fica localizado na cidade de Fátima, mais especificamente na Rua de Santa Isabel, 360, na região central de Portugal. A cidade fica a 127 km de Lisboa e a 195 km do Porto.

A história de Fátima e dos três pastorinhos

Em 1916 Lúcia, Jacinta e Francisco (os dois últimos eram irmãos) receberam em três ocasiões a aparição de um anjo. O anjo apareceu para eles em lugares e momentos diferentes, na primavera, no verão e no outono. O anjo pediu que não tivessem medo, rezou com eles e pediu que continuassem rezando.

Em 13 de maio de 1917 ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos. As crianças não sabiam quem era e o que ela queria. Sabiam apenas que era “do céu” e que em breve relevaria quem era e o que queria. Ela pediu à eles que rezassem o terço todos os dias para alcançar a paz do mundo e o fim da guerra (na época estava acontecendo a 1ª Guerra Mundial).

Saiba mais sobre Quanto Custa Viajar para Portugal
Saiba mais sobre 21 passeios para fazer no Porto, em Portugal
Saiba mais sobre O que fazer em Sintra, a vila encantada de Portugal

Nossa Senhora pediu que os três se encontrassem com ela todos os dias 13 pelos próximos 5 meses e que rezassem o terço todos os dias. Na sua sexta aparição, em 13 de outubro de 1917 haviam entre 50 mil e 70 mil pessoas junto com os três pastorinhos

Neste dia, ela revelou às crianças que era Nossa Senhora do Rosário e todos os que estavam no local puderam testemunhar um acontecimento, que ficou conhecido como o Milagre do Sol, e que foi um tipo de dança / zigue-zague do sol no horizonte.

A pedido de Nossa Senhora, uma capela foi construída na Cova da Iria, o local das aparições de 1917. A capela foi erguida em 1919, e desde então, mais obras vem sendo feitas para comportar o crescente número de peregrinos. Esse conjunto de construções se tornou o Santuário de Fátima.

Ainda sobre a história dos três pastorinhos, os irmãos Jacinta e Francisco faleceram após dois e três anos, respectivamente, das aparições. Lúcia se tornou freira e viveu até 2005. Os três foram canonizados em 2017 pelo Papa Francisco.

COMO CHEGAR EM FÁTIMA

Carro

Uma das melhores maneiras de viajar por Portugal é alugar um carro e ir visitando as cidades e pontos turísticos ao longo do caminho. Foi isso que fiz durante a minha segunda vez em Portugal. Para quem viaja de carro é possível estacionar o carro no hotel ou no grande estacionamento ao lado do Santuário.

Se você quiser se programar para alugar um carro durante sua viagem à Portugal, sugerimos que faça através de nossos parceiros da Rentcars, assim como nós fizemos.

Saiba mais sobre 10 dicas para alugar um carro em Portugal

Ônibus

A outra opção é ir de ônibus para Fátima com a empresa Rede Expressos, e foi assim que cheguei em Fátima na minha primeira viagem à cidade. Há opções de ônibus que partem de Lisboa, do Porto e de muitas outras localidades. A viagem entre Lisboa e Fátima dura aproximadamente 1h30min e 2h a partir do Porto.

A Rodoviária de Fátima fica a 700 metros de distância do Santuário e ainda conta com uma calçada larga e agradável para caminhar (foto abaixo). É muito fácil ir a pé da Rodoviária ao Santuário de Fátima.

Excursão e Tours Guiados em Fátima

Uma outra opção para quem quiser visitar Fátima sem se preocupar com os detalhes de transporte e de acomodação é ir com uma excursão guiada a partir de Lisboa. Há algumas excursões que podem ser feitas e aqui deixo algumas opções oferecidas pela Civitatis, que é parceira do blog:

Excursão à Fátima: saindo de Lisboa, uma excursão de 6h30 visitado exclusivamente o Santuário e a vila de Aljustrel, onde ficam as casas dos três pastorinhos.

Excursão à Fátima + Procissão das Velas: uma excursão que sai no fim da tarde e tem duração de 5h. Além de visitar o Santuário, você ainda tem a oportunidade de participar de Procissão das Velas.

Excursão à Óbidos, Fátima e Nazaré: essa excursão de 9h dá a oportunidade de conhecer Fátima e outras duas cidades, a Vila Medieval de Óbidos e a cidade litorânea de Nazaré.

Agora, se você já estiver em Fátima, ou se estiver visitando por conta própria e tiver um horário mais flexível, aqui estão duas opções de tours guiados.

Tour por Fátima: um tour guiado com duração de 3h para entender melhor a história e ainda inclui uma parada no Museu do Azeite.

Free Tour pelo Santuário de Fátima: free tour de 1h pelo Santuário.

ONDE SE HOSPEDAR EM FÁTIMA

Hotel Santa Maria

Foi o hotel onde me hospedei em uma das vezes que estive em Fátima. A localização é excelente, a poucos metros do Santuário. Os quartos são espaçosos e o atendimento é muito gentil e amigável.

Uma vantagem para quem está viajando de carro por Portugal é que este hotel possui estacionamento gratuito e coberto. Após fazermos o check out, eles nos permitiram deixar o carro no estacionamento para assistirmos uma missa antes de ir embora.

O hotel serve todas as refeições e você já pode fazer a reserva com pensão completa. Nós tomamos um lanche após chegar da Procissão das Velas e tomamos o café da manhã que estava incluído na diária.

Hotel Fátima

Foi o hotel onde meus pais se hospedaram durante a estadia em Fátima. Eles relataram que gostaram muito da localização e da estrutura do hotel.

Quando você reserva sua hospedagem pelos links do blog, ou clicando aqui, eu recebo uma pequena comissão do booking e não há nenhum custo adicional para você. E isso me ajuda a manter o blog sempre atualizado. Muito obrigada!

QUANDO IR PARA FÁTIMA

É possível visitar o Santuário de Fátima em qualquer época do ano. No entanto, é preciso saber que nos meses de verão, principalmente julho e agosto, as temperaturas são muito altas. Então, esses meses são menos recomendados, embora seja possível de qualquer maneira.

Outra informação importante é para quem quiser evitar multidões! O ideal é evitar os dias 13 de cada mês, que é quando o Santuário recebe mais peregrinos. E em especial os dias 13 de maio e 13 de outubro que marcam as datas da primeira e da última aparição de Nossa Senhora.

Saiba mais sobre Santuário de Aparecida: Guia Completo
Saiba mais sobre Roteiro de 2 dias em Aparecida, no Brasil

O QUE FAZER EM FÁTIMA

O Santuário de Fátima é o principal ponto turístico da cidade e a entrada é gratuita.

Dentro do Santuário de Fátima estão: Cruz Alta, Basílica da Santíssima Trindade, Capela do Santíssimo Sacramento, Museu do Santuário de Fátima, Capelinha das Aparições, Basílica de Nossa Senhora do Rosário, Túmulo dos Três Pastorinhos e a Sala das Velas.

Para quem tiver mais tempo, também é possível explorar fora do Santuário e conhecer a Casa dos Pastorinhos, o Museu de Cera, a Via Sacra, a Loca do Anjo (onde ocorreram duas das aparições do Anjo da Paz em 1916).

>> Dentro do Santuário de Fátima

Basílica da Santíssima Trindade

É a nova igreja construída no Santuário, que inaugurada em 2007. Ela fica no outro extremo do recinto de oração, no lado oposto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Essa nova Basílica foi construída para atender o grande número de fiéis que peregrinam diariamente ao Santuário.

Com arquitetura moderna, a parte externa da Basílica é toda feita de concreto e tem um formato redondo. Já o seu interior da Basílica assemelha-se a um auditório.

Recinto de Oração

O recinto de oração é o grande espaço que separa as duas Basílicas e é onde milhares de fiéis reúnem-se em oração nas datas importantes. Nele se destacam a cruz alta, ao lado da Basílica da Santíssima Trindade e a fonte, que fica em frente a Capelinha das Aparições.

Um outro destaque muito importante do recinto das orações é a existência de uma faixa destacada no chão, como se fosse um tapete feito de pedras. Esse tapete tem aproximadamente 400 metros e estende-se da entrada do Santuário até a Capelinha das Aparições. Nele, muitos fiéis atravessam o Santuário ajoelhados para cumprir promessas.

Capelinha das Aparições

A capelinha das aparições é considerada o “coração” do Santuário. Foi neste local onde Nossa Senhora conversou com os pastorinhos em suas aparições no ano de 1917. A capelinha foi construída em 1919 e celebrou a primeira missa em 1921.

No ano de 1922 houve um atentado e ela teve que ser restaurada. No local exato onde estava a árvore sob a qual ocorreram as aparições, hoje há uma imagem de Nossa Senhora no alto de um pedestal de granito e protegida por vidros blindados.

Embora a capelinha original seja pequena e antiga, a construção que a protege é muito moderna. A estrutura é composta por um teto de madeira e grandes janelas de vidro. No fundo, há um órgão de doze registros, dois manuais e pedaleiras.

Em frente a capelinha e a imagem de Nossa Senhora, foi feito um pequeno altar onde as missas são celebradas. Ao redor da capelinha (em frente e nas laterais) há bancos de madeira para acomodar as pessoas que quiserem assistir à missa.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi erguida em 1953 e é toda feita de pedra calcária branca. Ela fica situada no outro extremo do Santuário, separada da Basílica da Santíssima Trindade pelo recinto de oração. A Basílica foi construída, no estilo neo-barroco, na área onde os pastorinhos brincavam quando ocorreu a primeira aparição do anjo.

Na área externa da Basílica se destaca a 65 metros de altura, a torre do sino. Outro destaque é a colunata, ou seja, as colunas que ficam ao lado e anexadas a Basílica. No total, são 200 colunas e meias colunas, e sobre as colunas, há 17 imagens de santos. Dentro da Basílica estão enterrados Lúcia, Jacinta e Francisco.

Sala das Velas

Localizada próxima da Capelinha das Aparições, a Sala das Velas é um espaço para quem quiser acenderem velas, fazer pedidos e agradecimentos. Há opções de velas de tamanhos e valores diferentes.

Museu do Santuário de Fátima

O Museu Santuário de Fátima fica localizado ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Sua construção ocorreu em 1955 e conta aos visitantes a história do Santuário.

Na primeira parte da visita, assistimos um filme sobre as aparições e depois entramos no Museu onde fazemos um tour guiado. O museu possui relíquias relacionadas às aparições.

O item de grande destaque é a coroa preciosa, feita com ouro oferecido por fiéis. Dentro da coroa, no centro, foi colocada uma das balas que atingiu o Papa João Paulo II no atentado que ele sofreu em 1981.

Informações Importantes
Horários: Terça-feira a sábado: 09h00 às 12h00 e 14h30 às 17h30 (última entrada). Domingos, dias santos e feriados nacionais: 09h00 às 12h00 e 14h30 às 16h30 (última entrada). Encerra à segunda-feira, dias 13, de manhã (de maio a outubro); dia 24 de dezembro, de tarde; dia 25 de dezembro; dia 1 de janeiro.
Preço: 2 €

>> Fora do Santuário de Fátima

Via Sacra

Eu diria que fazer a Via Sacra é tão imperdível quanto visitar a Basílica. É impressionante a energia e a sensação de paz que o lugar emanada. A Via Sacra é um local de oração e respeito.

A Via Sacra, também fora do Santuário de Fátima, faz o trajeto do caminho percorrido entre as casas dos pastorinhos até Cova de Iria, local onde ocorreram as aparições. Ao longo da Via Sacra, há 14 capelinhas que representam diferentes estações da Paixão de Cristo.

Ao longo do caminho é possível encontrar a Loca do Anjo, que foi onde ocorreram aparições do anjo. Outro local de destaque é Valinhos, mais especificamente entre a 8ª e a 9ª estação da Via Sacra, que foi onde ocorreu a quarta aparição de Nossa Senhora.

Casas dos Pastorinhos

Uma opção de passeio muito recomendada fora do Santuário é a Vila de Aljustrel, que é onde ficam as casa dos Pastorinhos. A casa de Jacinta e Francisco, assim como a casa de Lúcia, ficam a 2 km do Santuário e hoje são museus com móveis e objetos pessoais.

Informações Importantes
Horários: Todos os dias – 09h às 13h e 14h às 18h
Endereço: Ajulstrel
Preço: Gratuito

Museu de Cera

É um museu com bonecos de cera representando a história das aparições de Nossa Senhora em Fátima, até a visita do Papa João Paulo II. Este é um espaço de aprendizado, e muito interessante para crianças.

Informações Importantes
Horários: Novembro a março – 09h às 18h / Abril a outubro – 09h30min às 18h30min
Endereço: Rua Jacinta Marto,2495-450 Fátima
Preço: Crianças até 6 anos – grátis / de 6 a 17 anos – 4,75€ / de 18 a 65 anos – 7,75€ / acima de 65 anos – 6,50€

EVENTOS NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Procissão das velas

A Procissão das Velas, é um evento que acontece diariamente entre a Páscoa e o Advento, ou seja, entre a Páscoa e o Natal. Fora deste período, a Procissão das Velas acontece apenas aos sábados.

A procissão tem início após a reza do terço, por volta das 21h30min. Nessa procissão, os peregrinos acompanham a imagem de Nossa Senhora da Capelinha das Aparições até a Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Para quem quiser participar, é recomendado passar uma noite na cidade.

Procissão das Velas I foto: LhcCoutinho em Pixabay

MAIS DICAS  DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Missas e Confissões

As missas ocorrem todos os dias em diferentes locais e horários. Também há missas em diversos idiomas, então é recomendado se informar com antecedência. As opções de locais de missa incluem: Capela da Morte de Jesus, Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Capelinha das Aparições.

Outras opções são o rosário na Capelinha das Aparições, veneração dos pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e confissões nas Capelas de Reconciliação. Clique aqui para ter mais informações sobre o cronograma de orações.

Aplicativos de celular

Santuário de Fátima Oficial

É um aplicativo gratuito em apoio aos peregrinos e está disponível em 7 idiomas. Este aplicativo contém um guia dos espaços do Santuário de Fátima, horários, e agenda do Santuário.

 

Santuário de Fátima MyEyes

É um aplicativo gratuito em apoio aos peregrinos com deficiência visual e está disponível em 7 idiomas. A utilização do aplicativo permite que o visitante tenha uma experiência com mais autonomia.

Jogos dos Pastorinhos

É um jogo de tabuleiro para crianças a partir dos 4 anos. Está disponível na Google Play Store e na App Store. No jogo, o objetivo é chegar no Coração de Jesus, que é o centro do tabuleiro. No jogo, cada jogador escolhe um personagem, um dos pastorinhos. Jogando o dado, os jogadores seguem pelo percurso da Cova da Iria.

 

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para Portugal. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

Deixe seu comentário

14 comentários

    1. Oi Delânia, tudo bem?
      Que bom saber que você gostou do texto!
      Fiz com muito carinho para trazer o máximo de conhecimento e informações prática de visita para todos os leitores.
      Muito obrigada pela mensagem, fiquei muito feliz!

      Abraços,
      Carô

  1. Excelente conteúdo, contendo todas as informações para quem deseja planejar esse passeio, já programando para fazer a minha

    1. Olá Marlene, tudo bem?
      Que bom que você gostou do conteúdo! Espero que tenha te ajudado no seu planejamento!
      E se você precisar de ajuda para planejar e organizar os detalhes de
      sua viagem à Portugal, saiba que ofereço o serviço de roteiros personalizados! Se quiser saber mais, pode me enviar uma mensagem!

      Abraços,
      Carolina

  2. Excelente conteúdo. Senti falta apenas do muro de Berlim (pedaço), onde se encontra.
    Ja fui a Fatima 3 vezes e não tive oportumidade de vê-lo

    1. Boa noite Inês, tudo bem?
      Fico muito feliz de saber que você gostou do conteúdo, obrigada!!
      Que incrível que você esteve 3 vezes no Santuário!
      O fragmento do Muro de Berlim fica em uma das entradas do Recinto do Santuário. De acordo com o site oficial do Santuário de Fátima, “junto da entrada nascente do Recinto”.

      Espero ter ajudado e que você consiga vê-lo na sua próxima visita!
      Abraços,
      Carô

    1. Bom dia Vilian,
      Que bom saber que você gostou de conhecer a história deles.
      É uma história muito linda e o Santuário é um ambiente de muita fé e muita paz. Vale muito a pena conhecer! Se precisar de ajuda com seu roteiro, me envia uma mensagem! Abraços!