Categorias: Destinos: Europa, Portugal

21 passeios para fazer no Porto, em Portugal

A cidade que deu nome a um dos vinhos mais desejados do mundo também é a principal base para quem quer explorar a região norte de Portugal. Porto está passando por uma revitalização, e mesmo já tendo sido considerada uma cidade cinzenta, hoje é vibrante e cheia de cores.

O centro e a Ribeira são as principais regiões turísticas e, com um pouco de disposição, é possível visitar a pé quase todos os passeios descritos abaixo. Então anote todas as dicas sobre o que fazer no Porto e conheça mais sobre esta cidade maravilhosa e surpreendente.

21 passeios para fazer no Porto, Portugal

Hospedagem no Porto

Antes de começar o texto sobre os 21 passeios para fazer no Porto, eu trouxe para você uma dica de hospedagem na cidade. Porto possui grande oferta de apartamentos como opção de hospedagem. Foi onde tive minha primeira experiência de me hospedar em um apartamento e gostei muito, então indico aqui para vocês as melhores opções de apartamento no Porto!

1. Fazer compras na Rua Santa Catarina

Localizada na região central do Porto, a Santa Catarina é a principal rua de comércio da cidade e está sempre cheia de locais e de turistas. Ao longo de seu calçadão, exclusivo para pedestres, há várias lojas de grifes, lojas de souvenir, cafés e o shopping Santa Catarina; e é nela também onde está localizado o renomado Majestic Café.

2. Caminhar pela Avenida dos Aliados

A Avenida dos Aliados está localizada no coração do Porto e é nela onde estão alguns dos principais hotéis da cidade. Em sua parte mais baixa está a Praça da Liberdade, com o vistoso Monumento à Dom Pedro IV e na parte mais alta a Câmara Municipal. A Avenida é bem larga e tem um canteiro central por onde os turistas passeiam e tiram fotos.

3. Subir 240 degraus na Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos faz parte da Igreja dos Clérigos e é um dos principais símbolos do Porto, se destacando facilmente no horizonte da cidade. A localização é central e mesmo para quem não quiser visitar a torre, é possível conhecer apenas a Igreja. Embora não seja tarefa fácil subir os 240 degraus até o mirante, garanto que a vista que se tem depois do esforço é altamente gratificante. Compre aqui o seu ingresso para a Torre dos Clérigos!

4. Conhecer a Igreja dos Carmelitas Descalços

Praticamente encostada com a Igreja do Carmo, a Igreja dos Carmelitas Descalços é uma construção que é considerada Monumento Nacional de Portugal. O interior da igreja tem riquíssimos detalhes dourados no estilos barroco e rococó.

5. Visitar a Livraria Lello e Irmão

Além de receber o título de uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Livraria Lello e Irmão serviu de inspiração para JK Rowling, a autora da série Harry Potter, na criação da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O grande destaque do local vai para escadaria central, que é toda irregular e vermelha. E prepare-se para entrar na fila das fotos.

6. Provar o prato típico da cidade: Francesinha

Francesinha é um prato típico do Porto composto por fatias de pão, presunto, salsicha, carne e linguiça. A cobertura é feita de queijo e de um molho picante, e no topo disso tudo ainda vai um ovo frito. Um dos melhores endereços para provar este prato é na Cervejaria Brasão Aliados.

7. Comer pastel de bacalhau

Seguindo as sugestões gastronômicas, vai aqui uma outra dica: a Casa Portuguesa dos Pastéis de Bacalhau. Na minha opinião (de adoradora de queijos), vale a pena provar o pastel de bacalhau recheado com queijo da Serra da Estrela, é delicioso. A Cada Portuguesa dos Pastéis de Bacalhau tem uma unidade no Porto e outra em Lisboa.

8. Tomar um cafézinho no Majestic Café

Com a inspiração da Belle Époque, foi inaugurado em 1921 o café Elite, que passou a ser um espaço muito frequentado por intelectuais e artistas da época. Logo o nome foi alterado e o local passou a ser chamado de Majestic Café.

Nos anos 60 o café sofreu um declínio, mas se reergueu em meados dos anos 90. Os preços do cardápio são um pouco salgados, mas não deixe de entrar mesmo que seja apenas para tomar um café e apreciar a arquitetura do ambiente.

9. Admirar o Palácio da Bolsa

Prédio histórico e luxuoso do século XIX que foi construído com o objetivo de ser um local para os comerciantes discutirem negócios. No seu interior, entre as diversas salas abertas para visitação, destaca-se o salão árabe, o mais impressionante e cheio de detalhes do Palácio.

10. Atravessar a Ponte Dom Luís I

Construída em estrutura metálica, a ponte é responsável por conectar as cidades de Porto a Vila Nova de Gaia. Na parte superior da ponte, há passagens específicas para pedestres e trilhos do metrô, e a parte inferior é reservada para a travessia de veículos.

11. Se surpreender com a Sé do Porto

A construção da Catedral é do século XII e tem os seguintes ambientes no seu interior: a sacristia, o claustro, a capela de João Gordo, sala do Capítulo e exposição de Arte Sacra. No pátio em frente à entrada principal há um pelourinho e mais uma belíssima vista da cidade.

12. Fotografar os azulejos da cidade

Portugal é a terra dos azulejos e no Porto, são vários os endereços onde se encontra painéis de azulejos com imagens pintadas em azul: Igreja de São Ildefonso, Capela das Almas de Santa Catarina, Estação de Trem São Bento e a Igreja do Carmo. As fotos em todos estes locais ficam maravilhosas!

Saiba mais sobre Onde ver os azulejos portugueses no Porto

13. Descer as escadas até a Ribeira

Há várias escadas que conectam a região central até o cais da Ribeira (do item 10), e elas são situadas em pequenas ruas, rodeadas por casinhas e varais de roupa. As mais conhecidas são: Escadas da Verdade, Escadas do Codeçal, Escadas dos Guindais e Escadas do Barredo.

14. Curtir a região da Ribeira

A região da Ribeira é muito agradável, nela há construções coloridas, a imponente ponte Dom Luís I, o belíssimo Rio Douro e muitos bares e restaurantes. É um ambiente delicioso para fazer uma caminhada durante o dia, ao som de músicos locais, para curtir o entardecer em algum dos barzinhos ou para admirar a iluminação noturna de Vila Nova de Gaia.

15. Degustar vinhos nas Caves de Vila Nova de Gaia

Visitar alguma das caves produtoras do Vinho do Porto é certamente um dos principais motivos que leva os visitantes à Vila Nova de Gaia, na outra margem do Rio Douro. Nas caves é possível fazer um tour guiado seguido de degustação de vinhos produzidos no local. Algumas indicações de caves são: Ferreira, Taylor’s, Croft, Ramos Pinto, Sandeman e a Real Companhia Velha.

16. Ter uma vista panorâmica do Teleférico de Gaia

Há diversas maneiras de chegar às caves, mas sem dúvidas a mais interessante (e mais rápida) é pelo Teleférico de Gaia. Para chegar até ele, basta atravessar a ponte a pé, pela parte superior, e ao chegar do outro lado já é possível encontrar as indicações. O passe de ida e volta custa € 9,00 para adultos.

17. Passear de barco pelo Rio Douro

Fazer um passeio de barco pelo Rio Douro é uma maneira de apreciar as pontes e os dois lados das margens do Rio Douro a partir de uma perspectiva única. Seja durante o dia ou no entardecer, um passeio de barco pela a região da Ribeira é sempre muito agradável.

18. Assistir um espetáculo na Casa da Música

Eu diria que este é um passeio para quem tiver mais tempo na cidade. E para quem tiver o cronograma mais apertado ou simplesmente não se interessar por assistir um espetáculo, visitar a Casa da Música ainda vale a pena pela singularidade da sua arquitetura. Um outra opção é fazer um tour guiado pelo interior da construção.

19. Curtir os Jardins do Palácio de Cristal

Em 1951, mesmo sob contestação popular, o belíssimo Palácio de Cristal do Porto foi derrubado para dar lugar a um pavilhão esportivo. Atualmente, os turistas procuram a região para descansar e apreciar os jardins no estilo romântico, com fontes e esculturas.

20. Visitar os mercados da cidade

Visitar mercados é um passeio delicioso e no Porto, há dois que merecem destaque especial: o Mercado do Bom Sucesso e o Mercado do Bolhão. O Mercado do Bom Sucesso tem várias opções de restaurantes mais gourmetizados e está localizado nas proximidades da Casa da Música (item 18). O Mercado do Bolhão é mais o estilo de mercado central típico, que vende frutas e legumes, mas também tem opções de restaurantes.

21. Passear pela praia de Foz do Douro

A região é um pouco mais afastada da onde estão as principais atrações turísticas, mas ir até onde o Rio Douro desagua no Oceano Atlântico é um programa incrível e vale a pena o esforço. E ainda é possível prolongar o passeio e curtir o pôr do sol de algum dos bares ou restaurantes.

Extra: Tour de um dia pelo Vale de Douro

E para quem quiser conhecer a região do Vale do Douro, mas está sem carro ou não tem tempo de passar alguns dias na região, a sugestão é fazer um tour de um dia. E foi exatamente isso que fiz na minha viagem e posso dizer que foi um passeio que valeu muito a pena. Por isso recomendo aqui para vocês.

Saiba mais sobre Tour Vale do Douro: bate volta do Porto

Deixe seu comentário

2 comentários