Categorias: Destinos: Europa, Montenegro

O que fazer em Montenegro: Guia de Viagem Completo

Guia completo de Montenegro: O que fazer, o que visitar, principais atrações turísticas, onde se hospedar, onde comer, informações importantes de montenegro e muito mais!

Montenegro foi o destino que escolhi para passar minha lua de mel. O país me surpreendeu com sua riqueza histórica e com tantos lugares incríveis em um território tão pequeno. Em menos de uma hora de carro é possível visitar regiões com paisagens completamente diferentes.

Aos poucos fui me encantando a cordialidade da população local e com a segurança do país. Embora a região tenha passado por períodos turbulentos de guerra há pouco mais de 20 anos, hoje, Montenegro é um país muito seguro.

Então montei aqui para vocês um guia completo de Montenegro, com muitas dicas de passeios, de hospedagem e de gastronomia. Além disso, muitas informações úteis sobre o país, história e curiosidades. Espero que gostem e que em breve tenham a oportunidade de conhecer este país fascinante!

Vamos lá?

SOBRE MONTENEGRO

Localização

Montenegro fica na região dos Bálcãs, no sudeste da Europa, e faz fronteira com Albânia, Sérvia, Bósnia, Kosovo, Croácia e com o Mar Adriático.

Embora seja um país muito pequeno (menor que o estado de Sergipe!), é repleto de belezas naturais, que abrangem baías, fiordes, montanhas e praias.

Localização de Montenegro na Europa

Informações Importantes sobre Montenegro

Moeda

Embora o país não seja membro da União Europeia, o euro é a moeda oficial de Montenegro e vem sendo usada no país desde 2002.

Idioma

O idioma oficial em Montenegro é o Montenegrino. Assim como outros idiomas de países dos Bálcãs, em Montenegro é usado o alfabeto latino e o cirílico (menos comum que o latino).

Religião

A Igreja Ortodoxa é predominante em Montenegro e representando quase 80% da população do país. Este número é seguido do islamismo, que é a segunda religião mais praticada na país, com quase 18% de devotos. O restante da população segue os princípios da Igreja Católica.

Visto para Brasileiros

Para uma viagem a turismo e estadia de até 90 dias, brasileiros não precisam de visto para entrar em Montenegro. Basta ter um passaporte válido – não encontrei especificação de validade de passaporte, mas a maioria dos países europeus exige passaporte válido até 3 meses após a data de retorno da viagem.

Eu particularmente sempre recomendo viajar para qualquer lugar com um passaporte com validade de até 6 meses após a data de retorno ao Brasil 🙂

Tours Guiados

Quando estive em Montenegro eu utilizei três vezes os serviços do MR Traveler. Foi um transfer entre aeroporto e hotel e dois passeios de um dia. O guia responsável é o Milos Radovic, ele é nascido em Montenegro e morou sua vida toda por lá.

Saiba mais sobre MR Traveler: tours guiados em Montenegro
Saiba mais sobre O que saber antes de viajar para Montenegro

Os tours guiados que ele organiza podem ser personalizados ou você pode escolher alguma das opções prontas que ele tem no portfólio. O Milos é muito calmo e agradável, tem um inglês excelente e ao longo do passeio ele vai dando muitas informações históricas e culturais. Para mim, essa foi uma maneira incrível de conhecer o país!

Se você quiser fazer uma viagem com um tour, pode entrar em contato com a empresa MR Traveler. O guia responsável é o Milos e abaixo estão as informações de contato para quem se interessar:

Celular/Whatsapp: +382 69 460 905
Email: info.mrtraveler@gmail.com
Instagram: www.instagram.com/_mr.traveler
Facebook: https://www.facebook.com/MR.TravelerMONTENEGRO

Um pouquinho de história de Montenegro

Vou apresentar de uma forma bem resumida um panorama geral de alguns momentos importantes da história de Montenegro (e da região do Bálcãs onde atualmente é Montenegro).

Entre os anos 1420 e 1797, a República de Veneza dominou a região da Baía de Kotor entre 1420 e 1797; e de 1496 até 1878 Montenegro também esteve sob o domínio do Império Otomano. Foi no ano de 1878 que o país teve a sua independência reconhecida pelo Tratado de Berlim.

Entre 1830 e 1851 o país foi governado pelo príncipe-bispo Petar II Petrovic. Njegos, como era conhecido, foi o líder mais importante do país. Um dos passeios que destacaremos ao longo do texto é o Mausoléu construído para ele, que atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do país.

Em 1918, Montenegro passou a fazer parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que foi a união de vários territórios dos Bálcãs e criação de um novo país. Em 1929, o nome foi alterado e passou a se chamar Iugoslávia.

Com o declínio da Iugoslávia, em 2003, os países que sobraram na antiga Iugoslávia se uniram e passam a chamar Sérvia e Montenegro. A partir de 2006, houve uma separação pacífica. O país se tornou independente e passou a se chamar apenas Montenegro.

Baía de Boka: os fiordes adriáticos

Um lugar de grande destaque do país é a Baía de Boka (ou Boka Bay), que é a região mais visitada por turistas. A Baía de Boka é o nome dado a uma grande Baía que é composta por quatro baías menores chamadas Herceg Novi, Risan, Tivat e Kotor, que é a mais visitada.

Adriatic Highway: a estrada que atravessa o país

Montenegro é cortado pela Adriatic Highway, uma estrada ao longo da costa do Mar Adriático, que se inicia na Croácia, passa pela Bósnia e termina na fronteira de Montenegro com a Albânia. Desta forma, é muito comum que turistas optem por aluguel de carro para conhecer essas localidades.

Terremotos

Outro importante fator geográfico da região é a alta incidência de terremotos ao longo da história, sendo que alguns foram muito devastadores. Em 1667 ocorreu um terremoto em Dubrovnik, a 50 km da fronteira com Montenegro, que causou muitas destruições e mortes. Em 1979 ocorreu o terremoto mais forte do país, atingindo magnitude de 6.9 na escala Richter.

Algumas curiosidades sobre Montenegro

  • Em Montenegro não há as redes de fast food: Starbucks, McDonald’s, Burger King entre outras
  • Em 1992, Montenegro foi declarado um país ecológico
  • Montenegro é um dos países mais novos do mundo
  • Montenegro é um dos menores países da Europa
  • O filme James Bond – Casino Royale teve uma das suas cenas gravadas em Montenegro, mais especificamente no Splendid Resort
  • A primeira Cruz Vermelha do período da Iugoslávia foi no Mosteiro de Cetinje, a antiga capital do país
  • Embora tenham sido associados à bruxaria durante a Idade Média, os gatos (que não foram exterminados) ajudaram a eliminar os ratos que espalhavam a peste negra pelo continente europeu. E essa história nos foi contada como uma justificativa de porque gostam tanto de gatos em Kotor (e no país de maneira geral). Além de haver muitos gatos pelas cidades, nas lojinhas há sempre souvenires com o tema gato, e até mesmo o Cat Museum em Kotor.

QUANTO TEMPO FICAR EM MONTENEGRO

Há muitas pessoas que aproveitam uma viagem à Dubrovnik para “conhecer” Montenegro em um dia. A minha sugestão é um roteiro de pelo menos 5 dias para conhecer todas as atrações recomendadas neste texto. E se você tiver mais tempo para curtir o país com calma, recomendo até mesmo uma estadia de 7 dias.

Saiba mais sobre Roteiro de 1,3,4 e 7 dias em Montenegro
Saiba mais sobre Lua de Mel em Montenegro: dicas e roteiro

CLIMA EM MONTENEGRO

Montenegro tem clima mediterrâneo, e isso quer dizer que o país tem duas estações do ano bem definidas: verão quente e seco, com temperaturas em média de 25ºC a 35ºC e um inverno frio e úmido, com média de temperaturas entre 0ºC e 10ºC.

A localização geográfica do país permite que a região litorânea seja muito quente nos meses de verão. No interior do país, as montanhas nevadas se tornam um cenários ideal para quem deseja praticar esportes de inverno.

QUANDO IR PARA MONTENEGRO

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso saber o que você quer fazer por lá. Para curtir o inverno e as estações de esqui, os meses de dezembro a março são os ideais.

Para curtir o verão, os meses de maio a setembro são ideias, no entanto, é preciso saber que julho e agosto costumam ser extremamente lotados de turistas. Os meses de maio, junho e setembro são mais calmos e quentes.

Clique aqui para ler sobre Qual é a melhor época de viajar para a Europa?

A Baía de Kotor é perfeita para curtir os dias de verão I foto: arquivo pessoal

COMO CHEGAR EM MONTENEGRO

Aeroporto de Podgorica

Não há voos diretos do Brasil para Montenegro, então é necessário fazer alguma conexão até o aeroporto internacional de Montenegro se localiza na capital, Podgorica. O aeroporto de Podgorica fica a 70 km de Kotor e a 60 km de Budva.

Aeroporto de Dubronvik

Outra opção, ainda mais comum que essa primeira é chegar pelo aeroporto de Dubrovnik, na Croácia. Dubrovnik está a apenas 50km de distância da fronteira com Montenegro e a 75 km de Kotor.

Quem chega em Dubrovnik e vai para Montenegro de carro ou de ônibus precisa atravessar duas fronteiras, uma para da Croácia e outra para entrar em Montenegro. As fronteiras parecem um pedágio e cada pessoa que passa precisa ter o passaporte carimbado para que a saída/entrada seja liberada. A má notícia é que não é possível prever com antecedência a extensão e o tempo de fila de cada uma das fronteiras.

Aeroporto de Tivat

Para quem já estiver na Europa, uma outra opção é voar até o Aeroporto de Tivat. Embora este aeroporto tenha voos internacionais, ele é menor e não tem a mesma oferta que o Aeroporto de Podgorica. O Aeroporto de Tivat fica a 10km de Kotor e 18 km de Budva.

Minha experiência

Passagem de ônibus Dubrovnik – Kotor e comprovante de malas I foto: arquivo pessoal

No meu caso, eu cheguei em Montenegro pelo Aeroporto de Podgorica. Voei pela a Turkish Airlines de São Paulo até Istambul (onde fiz escala) e depois cheguei em Podgorica.

Antes de começar a explorar Montenegro, passei três dias em Dubronvik, e por esse motivo tive que passar duas vezes pelas fronteiras que separam Montenegro e Croácia.

Na primeira vez que passei pela fronteiras estava de carro, utilizando o serviço de transfer da MR Traveler. Ele nos buscou no Aeroporto de Podgorica e nos levou até o Hotel Valamar Argosy, em Dubrovnik. Nessa travessia, eu e meu marido nem precisamos sair do carro, a MR Traveler cuidou de tudo.

Retornamos para Montenegro (Kotor como destino final) com um ônibus de linha e aí rolou um pouco mais de perrengue. O ônibus parou na primeira fronteira, todos tiveram que descer, fazer uma fila, carimbar os passaportes e depois retornar ao ônibus. E o mesmo aconteceu na segunda fronteira.

Tirando esse desce e sobre no ônibus, a viagem foi bem tranquila e essa acabou sendo uma opção bem econômica. Gastamos aproximadamente 17 € por pessoa. Outra informação importante é que tivemos que pagar uma “gorjeta obrigatória” para que o motorista, que é responsável por colocar as malas no ônibus.

COMO SE LOCOMOVER EM MONTENEGRO

Carro

As cidades do país são pequenas, então é possível explorá-las todas elas a pé. Como Montenegro é um país pequeno, muitos viajantes optam pela locação de carro durante a viagem. Isso permite que tenham mais liberdade de roteiro e consigam conhecer outros países em uma mesma viagem.

Táxi ou transporte por aplicativo

Outra opção, que é muito comum para quem não tem carro alugado é utilizar táxi. Como as distâncias entre os pontos turísticos, e até mesmo as cidades são curtas, usar táxi é uma ótima opção. Achei curioso que os táxis de Montenegro todos tem o taxímetro no retrovisor, eu nunca tinha visto dessa maneira. Alguns exemplos de preços de táxi:
Kotor – Tivat: 11 €
Kotor – Budva: 25 €

Para quem está com o orçamento mais limitado, tem mais tempo e quer gastar menos com transporte, uma opção é utilizar as linhas de ônibus do país. Os preços das passagens são bem acessíveis e os ônibus eficientes. Alguns exemplos de preços de ônibus:
Kotor – Tivat: 1,50 €
Kotor – Budva: 3 €

Ônibus

E para quem quiser comprar as passagens com antecedência, há alguns sites recomendados: BusTicket4.me, BalkanViator e o getbybus, que foi o que eu usei e funcionou super bem. As passagens compradas pelo getbybus devem ser levadas impressas para o embarque, e isso eles deixam bem claro na hora da compra, então fiquem atentos!

QUANDO CUSTA VIAJAR PARA MONTENEGRO

Viajar por Montenegro é relativamente barato, se comparado com outros países da Europa. Muitas atrações turísticas do país são gratuitas. As atrações mais caras que visitei foram as muralhas de Kotor (8€) e o Mausoléu de Njegos (7€). Mas é claro que os custos da viagem sempre acabam sendo moldados de acordo com o perfil de cada viajante.

Alimentação e hospedagem são gastos que fazem toda a diferença para quem quer gastar mais ou menos. Para as opções de comida de rua, é possível comprar fatias de pizza no centro histórico de Budva por 1,50 €.

Para um jantar de duas pessoas em um restaurante agradável com vinho, uma média é 70 € para o casal. Em relação à hospedagem, no mês de maio, é possível encontrar opções de hostel em Kotor com diárias a partir de 25 € e hotéis 5 estrelas com diárias a partir de 185 €.

GASTRONOMIA EM MONTENEGRO

A gastronomia de Montenegro tem forte influência italiana, então em praticamente todos os restaurantes é possível encontrar variados tipos de massa e de risoto. Outros itens indispensáveis em qualquer cardápio do país são peixes e frutos do mar.

A temperatura na região de montanhas faz com que o clima seja ideal para produção de mel, azeitonas e vinho. Isso faz com que esses produtos sejam muito consumidos em todo o país. Nessa do país há também pequenos produtores de queijos e de presunto defumado. Esses são produtos locais consumidos pela população do país e exportados.

ONDE SE HOSPEDAR EM MONTENEGRO

Como o país é pequeno, eu recomendo que a hospedagem seja toda em uma ou duas cidades, dependendo do tempo que vai ficar. Kotor e Budva são as cidades mais procuradas, mas há também hotéis muito bons em Perast e em Tivat. Abaixo vou detalhar as melhores opções de hospedagem em cada uma das cidades citadas.

A hospedagem também vai depender muito do propósito da viagem e do tempo que você tem no país. Eu me hospedei em Kotor durante oito dias e ao longo desses dias conheci o país com tours guiados da MR Traveler e de táxi. Na minha última noite em Montenegro me hospedei em Podgorica, pois meu voo saia de lá no dia seguinte bem cedo.

Escolhi Kotor por ser uma cidade turística e tranquila, mas não me hospedei no centro histórico. O hotel que escolhi ficava a 3 km da cidade e tinha praia privativa. Esse diferencial do hotel foi excelente, pois a viagem foi durante o verão, então conseguimos curtir alguns dias na praia e em outros, explorar o país.

Saiba mais sobre Hospedagem em Kotor, Montenegro
Saiba mais sobre Hospedagem em Tivat, Montenegro

O QUE FAZER EM MONTENEGRO

Montenegro é um país pequeno, então listamos o que fazer em cada uma das cidades principais e mais turísticas. A região onde está Kotor, Perast e Tivat é a Baía de Boka e e Budva se encontra na Riviera de Budva.

Podgorica é uma cidade importante, por ser a capital do país e, embora próxima das outras cidades citadas, ela fica na região do interior do país e não na parte litorânea como as outras.

Principais cidades do país

>> KOTOR

Kotor é uma das principais cidades da Baía de Boka e de todo o país. Com séculos de história, a cidade passou por invasões e domínio veneziano durante muitos anos. O centro histórico e as muralhas da cidade são os principais atrativos da cidade.

O centro histórico de Kotor e toda a região da Baía de Kotor e arredores são considerados patrimônios naturais e culturais pela UNESCO. Quando estiver na cidade murada, fique atento às pequenas esculturas de leão com asas, há um total de 12 esculturas, que são um símbolo de Veneza e foram colocadas na região durante o período de dominação.

Em vários estabelecimentos da cidade é muito comum ver a palavra Cattaro, que significa Kotor em italiano. A cidade era chamada assim pelos italianos e este nome é usado até hoje.

O que fazer em Kotor

Muralhas de Kotor

Kotor e Baía de Kotor vistos do alto das muralhas I foto: arquivo pessoal

As muralhas de Kotor são, provavelmente, o ponto turístico mais interessante da cidade. Para quem tem disposição de uma subida de quase 1 hora, garanto que a vista vai fazer valer a pena todo o esforço. A entrada custa 8 € nos horários entre 8h e 20h.

Muralhas no centro histórico em frente ao Porto de Kotor I foto: arquivo pessoal

Quem quiser subir antes ou depois desses horários, não precisa pagar nada, mas eu não recomendaria uma subida à noite, pois no escuro as escadas podem ficar muito perigosas. Quem estiver disposto a acordar cedo e subir antes das 8h e assistir o amanhecer lá no alto, acredito que valha muito a pena.

Mas, para quem quer ter uma pequena experiência nas muralhas sem praticamente nenhuma dificuldade (mas também sem vista linda),temos uma boa notícia. Além das fortificações seguirem montanha acima, elas também estão no nível do centro histórico, e o melhor é que essa opção é gratuita. Mas sugiro que este passeio seja apenas um complemento e (se tiver condições físicas) jamais deixe de subir as muralhas até o Castelo de São João, é imperdível!

Então é possível caminhar sobre torres e bastiões ao redor do próprio centro histórico. Essa caminhada corresponde as muralhas que ficam de frente para o Porto de Kotor. Seguindo de uma das extremidades, na Torre de Kampana, até a outra extremidade, o Bastião de Gurdic, é possível chegar em um dos outros portões da cidade, o Portão Gurdic. Uma das partes baixas da muralhas já serviu como depósito para itens militares. Hoje em dia, neste local há uma casa noturna chamada Maximus.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja Nossa Senhora dos Remédios vista da muralha I foto: arquivo pessoal

A Igreja de Nossa Senhora do Remédio está localizada ao longo das muralhas. Para chegar até ela é preciso subir a pé aproximadamente 1/3 das muralhas sentido Castelo de São João, o que dá aproximadamente uns 20 minutos de caminhada.

A Igreja foi construída em 1518 e é possível vê-la de longe se destacando nas muralhas. Já seu interior é extremamente pequeno e compacto. A entrada é gratuita, mas como a Igreja está situada no meio das muralhas, a regra de preço das muralhas cabe a ela também.

Ou seja, se quiser chegar até lá entre 8h e 20h, o valor para acessar às muralhas é de 8 €. Nos outros horários a entrada é gratuita!

 

 

 

Igreja de São Lucas e a Igreja de São Nicolau

Igreja de São Lucas I foto: arquivo pessoal

As duas igrejas ortodoxas da cidade murada estão localizadas na mesma praça, a Praça de São Lucas. É interessante entrar em ambas e ver a diferença das épocas em que foram construídas.

 

Igreja de São Nicolau I foto: arquivo pessoal

A Igreja de São Lucas (ou Sveti Luka) é a mais antiga entre as duas, ela foi construída em 1195 como uma Igreja Católica. Porém, entre os séculos XVII até o início do século XIX,  ela passou a ser compartilhada por ambos cristãos católicos e cristãos ortodoxos. Depois disso ela se tornou apenas uma Igreja Ortodoxa.

 

Este compartilhamento de espaço fez com que a Igreja fosse considerada um símbolo de harmonia. Um outro fato interessante é que essa igreja foi uma das únicas da cidade que não sofreu tanto com nenhum terremoto que atingiu a cidade.

A Igreja de São Nicolau foi construída em 1901 como uma igreja Ortodoxa e é a principal da cidade. Na sua fachada, há duas torres com sinos. Em ambas as igrejas, a entrada é gratuita.

Igreja de Santa Maria

Outra Igreja localizada no centro histórico de Kotor é a Igreja de Santa Maria, construída em 1221. Esta foi a primeira catedral de Kotor, embora atualmente não possua mais este título. Um dos destaques da Igreja é seu portão de bronze esculpido com imagens de cada uma das etapas da vida da beata Hosana, feito por um artista local. A entrada é gratuita.

A história dela é a seguinte: ela era pastora de ovelhas nas montanhas quando sua fé e a fez decidir se mudar para Kotor para ter mais acesso às igrejas da cidade. Em Kotor ela começou a trabalhar como empregada em uma casa, passou a frequentar a Igreja e ajudar muito as pessoas.

Logo se tornou freira. Quando a cidade foi atacada pelos turcos, a população de Kotor recorreu à ela, que garantiu que nada aconteceria. E tudo aconteceu do jeito que ela descreveu.

A beata Hosana morreu idosa. Anos mais tarde, um monge teve um sonho de um milagre e pediu que abrissem o túmulo dela, e ela estava intacta, sem nenhum sinal de deterioramento. Isso foi considerado um milagre e hoje é possível ver seu corpo exposto dentro da igreja, as relíquias da beata Hosana.

Ao lado da Igreja está localizado outro portão de entrada para a cidade, o Portão do Mar.

Catedral de São Trifão

Fachada da Catderal de São Trifão I foto: arquivo pessoal

A Catedral de Kotor é uma Igreja Católica que está localizada na Praça de São Trifão, desde 1166. No local onde a Catedral foi construída, havia antes uma primeira igreja que data o ano de 809, mas que foi destruída em um incêndio.

Ambas as igrejas, a antiga e a atual, foram dedicadas ao padroeiro da cidade, São Trifão, que viveu no século III e tinha apenas 18 dias quando foi morto.

A história conta que foi Andrij Saratsenis que comprou as relíquias do santo em Constantinopla e as levou para Kotor.

A capela da Catedral é o local mais importante, pois é nela onde os restos mortais de São Trifão. E dentro da Igreja ainda é possível ver o sarcófago de Andrij Saratsenis e visitar um museu.

A Catedral foi danificada e reconstruída depois do dois grandes terremotos, o de 1667 e o de 1979, e hoje ainda é possível ver alguns dos afrescos originais nas paredes.

Anexo à Catedral está a capela com as relíquias de São Trifão e um pequeno museu com objetos que não foram destruídos nos terremotos e quadros. É necessário pagar um valor de 3 € por pessoa e essa entrada dá acesso a Igreja, capela e aos museus.

Bazar de Kotor

O Bazar de Kotor foi aberto no ano de 2018 e está localizado no centro histórico da cidade. Durante os séculos XV e XVI o espaço, onde hoje é o Bazar, era o Monastério de São Nicolau. Em 1662, o Monastério foi devastado por um incêndio e reconstruído. No entanto, essa reconstrução não durou muito, pois em 1667 o Monastério foi destruído novamente pelo terremoto de Dubronvik.

Depois disso ele foi utilizado como espaço de armazenamento e desde 2018 é onde funciona o Bazar de Kotor. Neste Bazar é possível encontrar peças artesanais, enfeites, presentes e produtos locais.

Loja de artesanato no Bazar de Kotor I foto: arquivo pessoal

Portão do Mar

O portão do mar (ou Sea Gate) é uma das três entradas para a cidade murada e costuma ser por onde a maioria dos turistas entra. Isso porque ela fica bem em frente ao porto de Kotor onde os cruzeiros ficam ancorados.

Imagens e local de cartas dentro do Portão do Mar I foto: arquivo pessoal

O portão do mar foi construído no século XVI, mais especificamente em 1555, durante a dominação de Veneza na região. Há duas coisas que chamam atenção no portão do mar, a escritura e a data.

Em 1944 Tito mandou acrescentar a seguinte frase no portão do mar tuđe nećemo svoje ne damo, que significa: o que pertence aos outros, nós não queremos, o que é nosso nós nunca entregaremos).

A data, posicionada abaixo da escritura se refere ao ano em que Kotor e região foram liberados dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial: 21 de novembro de 1944.

Ao longo da passagem do portão há do lado direito (para quem está entrando) uma imagem de São Bernardo, que era o antigo patrono da cidade, e de São Trifão, que é o atual padroeiro, e Nossa Senhora com o menino Jesus.

Embaixo da imagem há um lugar para colocar cartas, que está aí desde a época da República de Veneza. Isso servia para que os cidadãos escrevessem cartas para reclamar do governo sem necessidade de se identificar.

Praça das Armas

Para chegar na maior praça da cidade (Square of Weapons), basta atravessar o portão do mar. A maioria das construções da praça são da época veneziana. Uma das construções ganhou o título de maior sacada do Leste do Mar Adriático.

Na praça há também a torre do relógio, que foi destruída no terremoto de 1667 e reconstruída a pedido de Napoleão Bonaparte. Um fato interessante é que o relógio funciona até os dias de hoje e o mecanismo ainda é do século XVIII.

A pirâmide da vergonha é outro item da praça. Ela ela usada para amarrar ladrões, que ficaram ali durante alguns dias sendo humilhados por pessoas que passavam jogando ovos. Havia mais algumas outras pirâmides, mas essa foi a última que restou.

Onde comer em Kotor

Túkan

Este restaurante está situado dentro do Hotel HUMA Kotor Bay, e fora do centro histórico de Kotor. Durante minha estadia pela região, me hospedei no hotel e por isso tive a oportunidade de provar diversas vezes as refeições desse restaurante.

Informações Úteis
Endereço: Dobrota, 175 – Hotel HUMA Kotor Bay
Funcionamento:
Cozinha: Mediterrânea
Preço: $$$

Mudra Art Cuisine

O Mudra Art Cuisine fica localizado fora do centro histórico de Kotor. O restaurante foi inaugurado em Junho de 2019 e é uma das maiores promessas do país. O chef italiano Enzo Neri é responsável pelo enxuto cardápio do menu degustação. São apenas 4 opções de cardápio que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Escolhi a opção Mare e fiquei muito satisfeita com a minha escolha:

Entrada cortesia: bolinho de caranguejo
Entrada: bacalhau cremoso, polenta frita, molho de queijo de cabra local, tuile de tinta de lula e gel de aipo
Prato 1: “espaguete Turanici Mancini”, farelo de pão e anchovas, feijões e ouriços do mar
Prato 2: robalo local frito com caponata da Sicília, camarão com páprica, molho verde e vinagre
Sobremesa: panna cotta de chocolate branco, molho de maracujá e tuile de laranja
Sobremesa extra: petit four

Informações Úteis
Endereço: Dobrota, 175 – Hotel HUMA Kotor Bay – Kotor
Funcionamento: Todos os dias – 18h00min às 23h30min
Cozinha: Italiana
Preço: $$$$

Konoba Portun

O restaurante Konoba Portun fica localizado a aproximadamente 3 km do centro histórico de Kotor, na rua que beira a Baía de Kotor. A área externa do restaurante é muito agradável durante o verão.

O restaurante tem a área interna em um lado da rua, e o lado externo do outro lado da rua, em um deck com mesas e cadeiras todas branquinhas. Os preços no Koboba Portun são mais baixo se comparados com dos restaurantes mencionados anteriormente e a qualidade da comida é ótima.

Informações Úteis
Endereço: Dobrta, 168 – Donji Put – Kotor
Funcionamento: Todos os dias – 08h às 23h15min
Cozinha: Frutos do mar, Mediterrânea
Preço: $$ – $$$

Astoria

Localizado no centro histórico, o restaurante Astoria faz parte de uma rede de hotéis e restaurantes. Assim como a maioria dos restaurantes, o Astoria tem mesas na área externa durante o verão, e uma área interna composta por dois andares. Um grande destaque do interior do restaurante é que nele há uma imensa árvore.

Informações Úteis
Endereço: Old Town, 322 – Stari Grad
Funcionamento: Todos os dias – 07h às 01h
Cozinha: Mediterrânea
Preço: $$ – $$$

Konoba Scala Santa

Muito indicado, o restaurante está localizado em uma praça deliciosa bem no miolo do centro histórico de Kotor. No verão as mesas ficam do lado de fora, mas o interior do restaurante também é muito interessante, parece uma taverna antiga. O restaurante tem comidas de ótima qualidade e preço super justo.

Informações Úteis
Endereço: Old Town, 295 – Kotor
Funcionamento: Todos os dias – 09h às 23h
Cozinha: Mediterrânea, frutos do mar
Preço: $$ – $$$

Onde se hospedar em Kotor

HUMA Kotor Bay

Um hotel muito incrível localizado a 3 km do centro histórico de Kotor. o HUMA Kotor Bay foi onde me hospedei durante a minha estadia em Montenegro. Como o país é pequeno, optei por apenas um hotel e dele sair para fazer os passeios. Foi uma ótima escolha!

O HUMA Kotor Bay tem uma grande vantagem para quem viaja no verão, o hotel tem uma praia particular com serviço de beach club, o Virtú e uma vista incrível da Baía. Os quartos são bem modernos e o atendimento tem altíssima qualidade.

—> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Kotor 

>> PERAST

Perast é uma pequena vila histórica na Baía de Kotor, um local que é considerado patrimônio da humanidade UNESCO. Em poucas horas é possível conhecer esta charmosa vila que tem menos de 500 habitantes.

O que fazer em Perast

Ilha de Nossa Senhora das Rochas (Our Lady of the Rocks)

Em Perast, a principal atração fica localizada dentro da Baía de Kotor, é a ilha de Our Lady of the Rocks. Essa é uma ilha artificial onde há uma igreja e um museu, e é um dos cenários mais lindos do país.

Alguns dizem que uma quadro de Nossa Senhora apareceu três vezes em uma pedra no meio da Baía e isso foi considerado um milagre. Já outros dizem que o milagre estava relacionado ao encontro desse quadro após um naufrágio.

Bom, independente do que realmente aconteceu, é fato que em 1452 foi encontrado um quadro de Nossa Senhora no meio da Baía e depois construída uma ilha artificial no local onde estava a pedra, onde atualmente há uma igreja e um museu.

Tapeçaria feita com fios de ouro, prata e cabelo da artista I foto: arquivo pessoal

Dentro da pequena igreja há 68 afrescos do artista Tripo Kokolja nas paredes e no teto. Há também mais de de 2 mil plaquinhas de prata expostas nas paredes que foram (e continuam sendo) doadas por pessoas que sobreviveram a algum desastre e enviam uma plaquinha como forma de agradecimento. O altar é de mármore verde e atrás dele está a pedra original onde o quadro foi encontrada.

Um dos itens mais preciosos do museu é essa tapeçaria feita por Hijacinte Kunic-Mijovic durante 25 anos. Para fazer esta arte, ela usou fios de ouro e fios de prata. Mas além disso, também usou fios do seu próprio cabelo, para fazer o cabelo dos anjos.

E como levou 25 anos para finalizar sua obra, seus cabelos foram ficando branco, assim como as cores dos cabelos dos anjos, que vão de marrom a branco.

Pagamos 5 € por pessoa para a empresa Ship Travel Dado para ir e voltar da ilha e compramos os ingressos no local, sem necessidade de adquirir com antecedência. O horário de funcionamento da igreja e do museu é das 09h às 18h, todos os dias.

Ilha de São Jorge (Sveti Dorde)

A Ilha de São Jorge fica ao lado da Ilha de Nossa Senhora das Rochas, mas diferente da sua vizinha, na Sveti Dorde visitantes não são permitidos. A ilha teve formação natural e hoje abriga um mosteiro que serve de residência para alguns monges. As duas ilhas juntas formam um belo cenário na Baía de Kotor.

Igreja de St. Nikola

Um dos destaques de Perast é a Igreja de St. Nikola, construída por volta de 1600 e famosa por ter nela um campanário de mais de 50 metros de altura. Além da Igreja de St. Nikola, a pequena vila de Perast ainda conta com mais 15 igrejas e capelas.

Onde comer em Perast

Conte Hotel & Restaurant

Além de ser uma possibilidade de hospedagem em Perast, o Conte Hotel & Restaurant é também uma das melhores opções de restaurante no vilarejo de Perast. Os preços do cardápio são um pouco altos, mas a comida é deliciosa e a vista que se tem da Baía é espetacular.

Assim como a maioria dos restaurantes da região, o Conte Hotel & Restaurant conta com uma área interna e uma área externa. Vale a pena sentar na área externa em dias ensolarados de verão.

Informações Úteis
Endereço: Waterfront, Perast
Funcionamento: Todos os dias – 08h às 23h
Cozinha: Mediterrânea, frutos do mar
Preço: $$ – $$$

Onde se hospedar em Perast

Iberostar Heritage Grand Perast

Iberostar Heritage Grand Perast tem uma localização especial e muito privilegiada para quem decide ficar em Perast. A vila é pequena e tombada pela UNESCO, e absolutamente tudo pode ser feito a pé. De fato, em menos de duas horas é possível explorar Perast, então a hospedagem na vila é para quem busca mais tranquilidade e exclusividade.

—> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Perast

>> TIVAT

Tivat é a cidade mais nova da região da Baía de Boka. Nela não há um centrinho histórico, como em Kotor ou em Budva. No entanto, a cidade conta com um aeroporto internacional e é onde está sediado o luxoso Porto de Montenegro. Além do Porto Montenegro, outro grande destaque de Tivat é o calçadão que fica ao lado do Porto, onde há muitos bares e restaurantes gostosos para curtir um dia de sol.

As cidades de Tivat e Herceg Novi ficam localizadas uma em frente a outra, em menos de 1 km, porém separado pela Baia. Então foi desenvolvido um sistema de balsa com uma travessia de aproximadamente 15 minutos. A outra opção para quem está de carro ou ônibus é contornar toda a Baía, uma distância de 40 km e uma 1 hora sem trânsito.

O que fazer em Tivat

Porto de Montenegro

O turismo em Tivat gira em torno do Porto de Montenegro. Além de ser um grandioso estacionamento de imensos iates, a região também conta com uma estrutura composta por lojas de grifes, restaurantes, sorveterias e outros estabelecimentos. A região da marina fica ainda mais bonita ao anoitecer, então se estiver em Tivat neste horário, não perca!

Fortaleza de Gorazda

Uma fortaleza da época do Império Austro-Húngaro. Do alto da montanha é possível ver as cidades de Tivat e Kotor. É possível entrar na construção, mas infelizmente a fortaleza está abandonada então é necessário andar desviando dos matos altos. O interior da construção está todo pichado e com lixo acumulado.

Listei a fortaleza para saberem que existe, mas não seria um lugar que eu recomendaria, principalmente à noite. Não há segurança nenhuma nas pontes que dão acesso à fortaleza e não há nenhuma iluminação artificial. No entanto, este é um local onde algumas pessoas gostam de acampar e assistir o por do sol. A distância da cidade até a fortaleza é de aproximadamente 12 km.

Palácio de Buca

O Palácio de Buca foi construído em 1548 para ser residência de verão para a família Buca. O espaço foi revitalizado e hoje o local abriga Galeria de Arte. O local abre diariamente das 8h às 12h e das 18h às 23h e a entrada é gratuita.

Onde comer em Tivat

Restaurante One

Localizado na região do Porto, o Restaurante One é uma excelente opção para quem visita a cidade de Tivat, e mais especificamente o Porto Montenegro. De praticamente todo o restaurante é possível ter uma linda vista do Porto, isso porque o ambiente interno tem imensas janelas de vidro. O restaurante me surpreendeu pela altíssima qualidade de atendimento e de comida. É um local que recepciona bem desde quem quer tomar um café até quem quer fazer uma refeição.

Informações Úteis
Endereço: Porto Montenegro
Funcionamento: Todos os dias – 08h30min às 00h
Cozinha: Mediterrânea
Preço: $$ – $$$
Vista lateral do Restaurante One I foto: arquivo pessoal

Onde se hospedar em Tivat

Regent Porto Montenegro

Considerado um dos hotéis mais luxuosos de Montenegro, o Regent Porto Montenegro deixa qualquer um admirado. O Regent Porto Montenegro é o único hotel situado dentro do Porto de Montenegro. O hotel é muito amplo e conta com uma extensa variedade de ambientes: piscinas, spa, restaurante e bares.

—> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Tivat

>> BUDVA

Juntamente com Kotor, Budva é uma das cidades mais visitadas do país. A cidade fica localizada às margens do Mar Adriático, tem muita ofertas de praias e um lindo centro histórico murado.

Atravessando os muros do centro histórico, o restante da cidade de espalha por morros ao redor da Riviera de Budva. Budva é a cidade mais badalada de Montenegro, repleta de casas noturnas e festas que são muito procuradas nos meses de verão.

O que fazer em Budva

Centro Histórico e Muralhas

O centro histórico de Budva é um lugar com ótimo astral de praia, com pessoas que acabaram de sair da praia circulando dentro de suas muralhas. O ideal é se perder nas ruelas do centro histórico de Budva e ir descobrindo os restaurantes, os bares, os cafés e as muitas lojas que tem no local. Também não deixe de se atentar às Igrejas que tem no centro histórico.

Para quem está no centro histórico, uma boa opção é caminhar pelas muralhas da cidade. Diferente das muralhas de Kotor que sobem o morro, as muralhas de Budva se limitam a área litorânea.

Praias

A Riviera de Budva é repleta de praias, são mais de 15 opções para todos os gostos, desde as menores e menos turísticas até as maiores com excelente estrutura. Há um calçadão que conecta o Porto de Budva com a Kamenovo Beach, em um percurso de aproximadamente 5 km onde é possível passar por várias praias.

Para os turistas que tem pouco tempo ou não querem ir muito longe do centro histórico, há a opção da Old Town Beach, uma praia repleta de turistas. Outra opção é a Jaz Beach, que está localizada a 6 km do centro histórico de Budva. Essa praia tem uma ótima estrutura e é a maior da região, com 1.2 km de extensão.

A Mogren Beach é uma das praias mais bonitas de Budva e  fica a menos de 500 metros do centro histórico de Budva. Há barcos que saem de Budva para a ilha de St. Nicolas onde é possível curtir as praias desta ilha, que fica a menos de 1 km de Budva. Outras opções de praia em Sveti Stefan estão descritas abaixo.

Sveti Stefan

Villa Milocer e Millocer Beach vistos do caminho arborizado para pedestres I foto: arquivo pessoal

A praia de Sveti Stefan fica a 9 km de Budva e esse é um lugares mais conhecidos e fotogênicos em Montenegro. O nome Sveti Stefan é dado a uma pequena ilha ligada ao continente por uma ponte. Essa ilha era uma antiga vila medieval e que hoje faz parte do luxuoso hotel 5 estrelas Aman Sveti Stefan.

Há uma praia de cada lado da ponte que dá acesso a ilha onde está o hotel. A praia do lado esquerdo da ponte é de acesso público, onde fica a maioria dos turistas. Já a praia do lado esquerdo é privativa do hotel e cobra 50 € por um par de espreguiçadeiras para não hóspedes.

Para acessar à ilha e as praias sem custo adicional é necessário estar hospedado no hotel, que não tem preços muitos acessíveis. As diárias em baixa temporada custam a partir de 773 €.

Além da ilha, o hotel também têm acomodações na área continental, em uma área chamada de Villa Milocer, uma antiga residência de verão que já pertenceu à rainha Marija Karadordevic e a Tito, presidente da antigo Iugoslávia.

Para chegar nessa outra área do hotel é necessário sair da ilha, passar pela praça e seguir por um pequeno caminho arborizado apenas para pedestre. A praça e o caminho arborizado são abertos para o público em geral. Na Villa Milocer há outra praia privativa do hotel a Milocer Beach (ou King’s Beach).

Na praça em frente a ilha de Sveti Stefan, que é aberta para todos, há três opções de restaurantes, e entre eles sugiro o restaurante italiano Olive, que tem uma belíssima vista de Sveti Stefan e um ambiente agravável e descontraído.

Informações Úteis
Endereço: Sveti Stefan
Funcionamento: Todos os dias – 10h às 22h
Cozinha: Italiana
Preço: $$ – $$$

Onde comer em Budva

Old Fisherman’s Pub

Uma opção com ótima localização em Budva, a poucos metros do centro histórico. Em um dos lados está o porto de Budva e do outro a agradável Avenida Slovenska Abala. O espaço funciona como restaurante/bar e é muito agradáveis em dias mais quentes.

Informações Úteis
Endereço: Slovenska Abala
Funcionamento: Todos os dias – 08h às 23h
Cozinha: Italiana / Pub
Preço: $$ – $$$

Onde se hospedar em Budva

Hotel Majestic

O Hotel Majestic tem uma excelente localização na cidade de Budva. Ele fica na agradável Avenida Slovenska Abala e a poucos metros do centro histórico da cidade. A decoração do hotel e dos quartos é muito moderna e elegante. Alguns quartos tem a vista privilegiada da Riviera de Budva.

—> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Budva

>> PODGORICA

Podgorica é a capital de Montenegro, uma cidade no interior do país que é pouco conhecida e quase nunca procurada por turistas. No entanto, para quem estiver de passagem por lá, temos algumas sugestões para que a visita seja proveitosa e agradável.

O que fazer em Podgorica

Catedral da Ressurreição de Cristo

Catedral da Ressurreição de Cristo I foto: arquivo pessoal

A Catedral da Ressurreição de Cristo é uma igreja ortodoxa sérvia em Podgorica. Ela definitivamente é a principal atração da cidade. Em Montenegro é chamada de Saborni Hram Hristovog Vaskrsenja. A Catderal tem um grande valor artístico e arquitetônico para a cidade.

A Catedral de Ressurreição de Cristo é muito recente, foi inaugurada em 2013. Foi somente após 20 anos de construção que foi finalizada e aberta ao público. O seu grande destaque certamente está no interior da Basílica, que tem todas as paredes repleta de afrescos coloridos, com destaque para a cor dourada.

Tito, Karl Marx e Friedrich Engels retratados na Catedral I foto: BBC News

Uma polêmica muito grande gerada pela catedral foi uma das imagens no seu interior que retrata três figuras importantes da história queimando no inferno. São eles, Tito o líder comunista iugoslava e os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels. Embora a imagem não seja grande, ela está situada acima da porta de entrada principal da catedral.

 

Informações Úteis
Endereço: Dzordza Vašingtona 3Podgorica
Horário: Segunda a sexta – 08h às 20h / Sábado – 08h às 21h / domingo – 07h às 21h
Preço: entrada gratuita

Onde comer em Podgorica

Hemera Restoran

Área externa do Hemera Restoran I foto: arquivo pessoal

O restaurante Hemera pertence ao Hotel Hemera e é conhecido pela sua gastronomia de alta qualidade. Nele é possível encontrar um cardápio amplo de culinária mediterrânea, peixes, saladas e sobremesas.

O restaurante tem o ambiente externo, com mesinhas na calçada e muito agradável durante o verão. O ambiente interno é composto por dois andares e uma decoração no estilo industrial rústico. Há uma forte predominância de concreto, muitos tapetes e com a cor amarela de alguns sofás quebra a atmosfera escura do espaço.

Estive no restaurante em uma noite de verão, em um domingo. Foi muito agradável me sentar na mesinha da área externa, além disso, as refeições minha e do meu marido estavam deliciosas. A rua Njegoseva, que é onde fica o restaurante, tem vários outros estabelecimentos gastronômicos e está sempre muito movimentada.

Informações Úteis
Endereço: Njegoseva 17
Horário: Todos os dias – 07h às 01h
Cozinha: Mediterrânea
Preço: $$ – $$$

Hard Rock Cafe

Sobremesa IMENSA no Hard Rock Cafe Podgorica I foto: arquivo pessoal

Para os fãs da rede, a boa notícia é que Montenegro tem uma Hard Rock Cafe em sua capital, Podgorica. O cardápio é padrão, assim como a qualidade.

O que eu gosto da Hard Rock Cafe é que sempre sabemos o que vamos encontrar, então se der vontade de comer algo específico que está no cardápio deles, é só seguir para o restaurante.

Podgorica é a única cidade com Hard Rock Cafe, no entanto é possível encontrar uma lojinha em Kotor que vende as roupas e os acessórios da Hard Rock.

E quando pedi a sobremesa, eu sabia que seria grande e poderia dividir com meu marido, mas não sabia que seria tão grande assim!

Informações Úteis
Endereço: Cetinjska, 1 – The Captal Plaza
Funcionamento: Segunda a sexta – 09h ás 00h / Sábado e domingo – 10h às 00h
Cozinha: Americana
Preço: $$ – $$$

Onde se hospedar em Podgorica

Hotel Hemera

Um hotel tem diferente de tudo o que eu já tinha visto. Assim como o restaurante, o hotel segue o mesmo estilo do restaurante, com um estilo industrial rústico. Mas diferente do que pode parecer, o Hemera Hotel tem uma estrutura bem moderna.

O hotel é localizado na área comercial da cidade e a rua onde está situado é muito movimentada com bares e restaurantes. O Hotel tem apenas quinze quartos, cada um deles com uma decoração diferente, mas todos seguindo o mesmo estilo.

—> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Podgorica

 

>> OUTRAS REGIÕES DE MONTENEGRO

Destacamos aqui mais alguns lugares que valem a pena visitar em uma viagem para Montenegro. Essas indicações são ideais para quem tem mais alguns dias no país e já esteve nos pontos principais.

Outras regiões do país

Parque Nacional Lovcen

Um imenso parque nacional em uma região montanhosa, mas próximo da área litorânea de Montenegro. O engraçado é que pela altura e pela proximidade de Montenegro com a Croácia e a Itália, conforme vai subindo a montanha que leva até o mausoléu é  possível ouvir algumas estações de rádio croatas e italianas.

A entrada neste Parque Nacional é gratuita, mas para acessar a região onde está a principal atração, que é o Mausoléu de Petar II Petrovic Njegos, é necessário pagar 2 € por pessoa. Nesta área do Parque Nacional há um restaurante e é uma região onde as pessoas fazem muitas trilhas, então nem sempre quem sobe até esta parte vai necessariamente visitar o Mausoléu.

Mausoléu de Petar II Petrovic Njegos

Para quem vai entrar no mausoléu, é necessário pagar a entrada que custa 5 € por pessoa. Petar II Petrovic, mais conhecido como Njegos foi príncipe-bispo de Montenegro entre 1830 e 1851.

Isso quer dizer que ele era bispo da igreja Ortodoxa e o responsável político do país na época. Além disso, Njegos também era poeta. Ele se tornou tão importante, pois era líder do país quando o Império Otomano estava atacando Montenegro.

Este é o Mausoléu mais alto do mundo, e está a 1.500 metros do nível do mar, ganhando o posto de maior montanha na parte sul de Montenegro. Para chegar nele é necessário subir 460 degraus até o topo.

Do lado de fora da construção há duas estátuas, representando a mãe e a irmã do príncipe-bispo. Na área interna há uma imensa estátua de 20 toneladas de Njegos Petrovic com uma águia. Para ver o túmulo é necessário descer uma escadas até chegar a uma sala bem fria e úmida.

O lugar mais amado e fotografado pelos turistas nesta região é a área externa atrás do Mausoléu onde há um tipo de mirante com uma vista magnífica das montanhas de Montenegro. Embora seja muito alta, essa não é a maior montanha do país.  A maior montanha de Montenegro está localizada na região Norte e tem mais de 2.000 metros de altura.

Parque Nacional Lago Skadar

O Lago Skadar faz fronteira com dois países, sendo que dois terços do lago está no território de Montenegro e um terço no território da Albânia. Este é um dos maiores lagos da Europa e o maior da região dos Bálcãs.

Lago Skadar I foto: arquivo pessoal

É possível ter uma das melhores vistas do Lago na estradinha da montanha que contorna o lago.ma das melhores vistas do lago se tem nas e é contornado por estradinhas nas montanhas ao seu redor. Além de admirar a beleza do lago do alto dessas estradinhas, fazer um passeio de barco é o principal atrativo da região.

Lago Skadar I foto: arquivo pessoal

Este passeio é ideal para quem tem interesse em conhecer diversas espécies de plantas, peixes e pássaros existentes na região. Há várias empresas que organizam estes passeios, e todos eles saem da vila ribeirinha, Virpazar. Nesta pequena vila é possível encontrar informações turísticas, restaurantes e agências que organizam os passeios de barco.

Old Royal Capital Cetinje

A cidade de Cetinje foi, durante muitos anos, a capital de Montenegro. Atualmente ela é uma cidade turística bem preservada e tranquila. Cetinje represente a capital histórica e cultural do país.

Calçadão central Njegoseva em Cetinje I foto: arquivo pessoal

Até a Primeira Guerra Mundial, Cestinje era a capital do país, mas isso mudou durante o período da Iugoslávia, e passou a ser a cidade de Belgrado. Com a dissolução da Iugoslávia a capital passou a ser Podgorica. Hoje, a cidade tem aproximadamente 5 mil habitantes.

O que fazer em Old Royal Capital Cetinje

O calçadão Njegoseva na região central da cidade é o principal centro do turismo. No começo da rua está situada a casa oficial e o escritório do presidente do país. A casa foi construída para os filhos do último rei de Montenegro, Nikola I.

Quando a capital do país mudou para a cidade de Podgorica, muitas embaixadas localizadas em Cetinje passaram a servir de museus e de restaurantes.Na cidade também está situada a Igreja Chipur que é onde está enterrado o Rei Nikola I e sua esposa. A Igreja é do século XIX  e as ruínas do século XV.

Outra atração muito importante da cidade é o Monastério, que é cristão ortodoxo e foi construído em 1484. Durante a Guerra da Moréia, em 1692, ele foi totalmente destruído e reconstruído em 1701. Dentro do Monastério estão guardadas diversas relíquias, sendo que duas são as mais importantes:a mão direta de São João Batista e um pedaço da cruz de Jesus Cristo.

Não é permitido fotografar dentro do Monastério, e a regra é tão rígida que é solicitado que antes de entrar no Monastério os celular sejam desligados e guardados. Nem preciso dizer que o mesmo serve para as câmeras fotográficas.

A entrada ao Monastério é gratuita, mas deve ser feita de uma forma muito respeitosa, inclusive em relação a roupas. Para quem não tem roupas apropriadas, o Monastério fornece gratuitamente lenços que podem ser usados para cobrir pernas e ombros.

Quem quiser aproveitar e comer alguma coisa pela cidade, sugiro a pizzaria Korzo localizada no calçadão Njegoseva. O lugar é simples, mas a pizza é boa e barata, gastamos 20 € em quatro pizzas individuais e dois refrigerantes.

Fachada do Monastério de Cetinje I foto: arquivo pessoal

 

Njegusi

Cartão postal com a vista da Serpentine Road I foto: arquivo pessoal

Njegusi é uma vila no topo das montanhas. A partir de Kotor é possível chegar neste vilarejo após subir de carro pela antiga estrada Austro-Húngara, também chamada de Serpentine Road. Ela é chamada dessa forma pois tem um total de 25 curvas ao longo do seu trajeto! É necessário dirigir bem devagar e com muita atenção.

A vila de Njegusi é famosa por suas fábricas e produção de presunto defumado e queijo. Algumas pessoas, de fato, moram nessa região, no entanto, a maioria vem passar uma temporada durante o verão. Mel e azeite de oliva são outros produtos muito fáceis de encontrar na região.

Uma vez em Njesugi, não deixe de conhecer o Zora Restaurante. Além de servir refeições, este restaurante oferece uma degustação de queijos e presuntos.

Além disso, é possível ver a produção de presuntos, que ficam em um ambiente fechado por aproximadamente 4 meses para defumar. Neste local também há um restaurante, quartos para hospedagem e alguns souvenires.

Monastério de Ostrog

Em Montenegro há diversos Monastérios, mas Ostrog foi feito de uma maneira muito peculiar, o que torna dele um dos mais procurados. Ele foi feito dentro de uma montanha e a impressão que passa para quem olha de fora é que ele faz parte da montanha onde está situado.

Parque Nacional Durmitor

Este é o principal parque nacional do país. O Parque Nacional de Durmitor é considerado patrimônio natural pela UNESCO. É necessário pagar a 3 € por pessoa para entrar neste Parque Nacional que abriga a montanha mais alta do país, chamada de Bobotov Kuk, com pouco mais de 2.500 metros de altura. Há diversas opções de trilhas pelo Parque, inclusive algumas para subir ao topo da Bobotov Kuk.

Outro ponto de grande destaque é o Lago Negro (Crno Jezero), que é o maior lado do Parque Nacional de Durmitor. Ele é chamado desta forma pelo reflexo dos pinheiros que estão na montanha ao lado, dando a impressão de que o lago tem uma tonalidade escura, e há uma trilha de 4 km ao redor do lago. A 2 km de distância do Lago Negro há um Centro de Visitantes, onde é possível passar para pegar algumas informações. Além do Lago Negro, este Parque Nacional conta com mais 18 lagos glaciais espalhados pelo seu território.

O Canyon Tara e o Rio Tara são outros dois lugares indispensáveis nesta visita. Ambos podem ser admirados do alto da incrível Ponte Djurdjevica Tara, com seus mais de 300 metros de comprimento e concluída em 1940. O Canyon Tara é um dos maiores desfiladeiros do mundo, com 1.300 metros de profundidade, é uma atração imperdível deste Parque Nacional. E para quem gosta de esportes radicais, é possível fazer rafting nas águas do Rio Tara.

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para Montenegro. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM

E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!

Deixe seu comentário

12 comentários

  1. Parabéns pelo post, esse guia completo vai me ajudar na viagem. Quero ir para Montenegro no ano que vem e junto conhecer outros países da região.

    1. Oi Ana Clara, tudo bem?
      Obrigada pela mensagem. Fico muito feliz mesmo que você tenha gostado do texto e espero que ele te ajude a programar sua viagem. Temos outros textos sobre Montenegro no blog. Talvez eles também te ajudam no planejamento 🙂

      Beijos,
      Carolina

  2. Olá, parabéns pelo site e obrigado pelas informações! Se fosse escolher uma cidade pra se hospedar, ficaria em Kotor ou Budva? Chegou a se locomover de carro pelo centro dessas cidade? É tranquilo estacionar?

    1. Olá João, tudo bem?
      Obrigada pela mensagem! Fico muito feliz que tenha gostado do blog!!
      Eu escolhi me hospedar em Kotor, no HUMA Kotor Bay (https://www.booking.com/hotel/me/allure-palazzi-kotor-bay.pt-pt.html?aid=1616757;sid=ecce770691c037de06505a2f401db634;dist=0&group_adults=1&keep_landing=1&no_rooms=1&sb_price_type=total&type=total&). Este hotel é incrível e fica a uns 3 km do centro histórico da cidade! EU particularmente gostei mais de Kotor do que de Budva, então se tivesse pouco tempo ficaria em Kotor novamente. Kotor é uma cidade mais tranquila e histórica, além de estar localizada na Baía de Kotor, que junto com a cidade murada são Patrimônios da UNESCO. Budva também é incrível, mas possui uma atmosfera diferente, de agito e de praia.
      O centro histórico de Kotor e de Budva são cidades muradas, onde não é permitido entrar de carro, somente a pé mesmo. Em Budva há uma oferta maior de estacionamentos próximos da cidade murada. Já em Kotor a opção é estacionar em ruas próximas. Se você optar por alugar um carro para viajar pelo país, recomendo que verifique hospedagens que possuam estacionamento próximo (e melhor ainda se conseguir as opções que tem estacionamento gratuito!).
      O site do booking (https://www.booking.com/index.html?aid=1616757) mostra essas informações nas opções de hospedagem.
      Acho que é isso!
      Espero que essa resposta te ajude a decidir sobre a sua hospedagem e se precisar de mais ajuda é só me escrever!
      Boa Viagem,
      Carô

    1. Oi Miriam,

      Que alegria ler seu comentário! Fico muito feliz que tenha gostado do texto! Montenegro é um país que realmente vale a pena conhecer! Tenho certeza que vai se encantar quando visitar.
      Beijos,
      Carolina