Categorias: Destinos: América do Sul, Brasil | Roteiros

Roteiro de final de semana em São Roque, no Brasil

Passei um final de semana em São Roque, uma cidade que sempre tive vontade de conhecer! São Roque está localizada a aproximadamente 60 km de São Paulo e é conhecida pelo Roteiro do Vinho. Este roteiro é basicamente uma estradinha muito charmosa e arborizada, onde há diversas vinícolas, restaurante e outros estabelecimentos.

Apresento aqui o roteiro que fiz quando estive por lá e algumas outras opções interessantes que podem ser consideradas em um roteiro de um final de semana, ou de 3 dias, em São Roque.

Hospedagem em São Roque

Antes de seguirmos para o roteiro, preciso mostrar o hotel delicioso onde ficamos hospedados, o Hotel Villa Rossa. Este hotel fica localizado fora do centro da cidade, mas é compostos por uma área de lazer muito extensa e lofts incríveis com piscinas particulares.

Dia 1 | Sexta-feira

Chegamos à noite no Hotel Villa Rossa, localizado na Vila Darcy Penteado, uma estrada na área rural, a uma distância de 8 km do centro da cidade  e tem um ambiente muito agradável, cercada pela Mata Atlântica.

Clique aqui para ler sobre 10 cidades perto de São Paulo para curtir um final de semana

O Hotel Villa Rossa é tem mais de 100 acomodações e muitas atividades de lazer, como lago com pedalinho, tirolesa, quadras de tênis, piscinas, golfe, spa e muitos outros. O hotel é uma ótima opção para quem viaja com crianças.

Resolvemos neste dia descansar e aproveitar o hotel. Além das atividades de lazer, o hotel conta com um restaurante completo e pensão completa. Então jantamos no restaurante do hotel e depois tomamos vinho no Jardim de Inverno. Um grande destaque do Hotel Villa Rossa é a educação e a simpatia dos funcionários.

Dia 2 | Sábado

Após um café da manhã cheio de delícias, fomos conhecer o lago, que fica em uma das extremidades do Hotel Villa Rossa.

Lago do Hotel Villa Rossa I foto: arquivo pessoal

Depois partimos para explorar o Roteiro do Vinho. De carro, fomos até a Vinícola Góes, uma das principais da região, na área externa há um restaurante, um lago com um pequena ponte e um extenso gramado.

O prédio onde o vinho é produzido e vendido tem uma grande fachada e dois andares, sendo que bem no segundo andar, bem acima da entrada principal há uma pequena sacada. Como naquele final de semana estava acontecendo o Festival de Inverno, havia música ao vivo e muitos turistas.

Compramos o passeio de visita monitorada e não foi necessário agendar antes, mas a compra foi feita com uma hora de antecedência. A visita monitorada consiste em conhecer a fábrica e o processo de produção do vinho, uma breve história do local e explicações sobre os tipos de vinho, seguido por uma degustação.

No total, o passeio durou aproximadamente 1h30min e custou R$ 35,00 por pessoa (atualização: a partir de 01/07/2019, a visita monitorada passou a custar R$ 45,00 por pessoa) Fizemos degustação de 4 vinhos, entre eles, espumantes, vinho tinto e vinho branco. Para quem não tiver interesse em fazer o tour, há também a opção de apenas fazer degustação.

Nos finais de semana e feriados, as visitas monitoradas podem ser feitas nos seguintes horários: 10h30min, 12h, 13h30min, 15h e 16h30min. Para quem optar por conhecer o local durante a semana, as visitas monitoradas ocorrem às 11h e às 15h. A visita dura em média 1h10min e a capacidade é de até 30 pessoas em cada horário. Além disso, a Vinícola Góes não faz agendamentos, é necessário comprar o passeio no dia da visita e não há garantia de vagas.

Depois de passar algumas horas na Vinícola Góes e andar pelo belíssimo Roteiro do Vinho, voltamos ao Hotel Villa Rossa onde estava tendo um lanche da tarde com opções muito deliciosas e assistimos um pôr do sol incrível na piscina externa.

Pôr do sol na piscina do hotel I foto: arquivo pessoal

Ao lado do Hotel Villa Rossa, onde nos hospedamos, há um restaurante muito bem avaliado e delicioso, o Restaurante Cascudo, e foi lá onde jantamos no sábado. (AS ATIVIDADES DO RESTAURANTE FORAM ENCERRADAS EM JULHO/2020) Tudo o que provei estava maravilhoso, mas meu destaque vai para a entrada, que estava simplesmente perfeita!  As nossas escolhas de refeição foram as seguintes:

De entrada, pedimos uma salada de alcachofra com bacalhau e pesto. Os pratos principais foram escalope de filé mignon com talharim ao molho de tomate para mim e pernil de cordeiro ao molho de vinho (o mais pedido!) para o Bruno. E de sobremesa dividimos uma torta de paçoca com chocolate e sorvete de creme e uma banana flambada na calda de laranja e licor com sorvete.

Salada de alcachofra com bacalhau e pesto I fot: arquivo pessoal
Sobremesas: Torta de Paçoca com Chocolate e sorvete de creme e Banana Flambada na calda de laranja e licor com sorvete I foto: arquivo pessoal

Dia 3 | Domingo

Container Café Bistrô I foto: arquivo pessoal

Após o check out no hotel, partimos novamente para o Roteiro do Vinho.  Andamos pelos 10 km de estrada, que tem um visual incrível, e aproveitamos para conhecer mais algumas vinícolas, a Vinícola Canguera e Vinícola Bella Aurora. Neste dia não fizemos degustação, apenas entramos nas nas vinícolas onde haviam lojinhas e restaurantes.

Encontramos também pelo caminho o Container Café Bistrô, um café super moderninho, e como iríamos pegar a estrada de volta para São Paulo resolvemos parar um pouco. Este estabelecimento é uma ótima opção para quem procura um cafezinho no meio de tanto vinho 🙂

Já na Rodovia, voltando para casa, paramos na outra unidade do Bella Aurora, ainda mais bonita do que a que fica na própria estrada do vinho, e a descida da entrada da vinícola foi a coisa mais linda que vi por lá.

Para quem quiser explorar a gastronomia quando estiver pela Estrada do Vinho, a principal sugestão de restaurantes é a Quinta do Olivardo, que é um restaurantes português em meio a natureza. Aos finais de semana, os visitantes também podem saborear pastéis de Belém feitos em uma pequena fábrica no local.

Por fim, a nossa última parada foi na estrada, onde havia uma pequena vendinha e um cartaz com o escrito: pastel de alcachofra.

Além de uva, a alcachofra também é plantada na região e sua colheita ocorre nos meses de verão. E na primavera é possível admirar as flores de alcachofra. Sendo assim, pastel de alcachofra é o mais comum da região e o que eu provei estava simplesmente delicioso. Super recomendo!

DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM

E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!