Categorias: Dicas

Livros de viagem: 25 livros para quem ama viajar

Viajar através de livros é uma excelente maneira de conhecer novos lugares, se preparar para futuras viagens e viver aventuras somente através da imaginação. Eu sou apaixonada por livros desde criança e sempre gosto de incentivar os outros a entraram nesse universo.

Pensando nisso, montei para vocês um texto indicando uma lista de livros para trazer inspiração para conhecer novos e viajar sem sair de casa! Ao longo dessa lista você vai encontrar livros que eu já li e os que estão na minha listinha, aguardando para serem lidos. Os que eu já li, fiz um breve resumo, os que ainda não li, estão com a descrição da Amazon ou do próprio livro.

Separei essas dicas em cinco listas distintas:
livros baseados em viagens reais
livros de histórias de viagem ou que se passam em destino
livros com dicas de viagem
livros de viagem para crianças
livros de viagem para decorar a casa

Espero que você goste dessa lista, e se tiver alguma outra sugestão, pode adicionar aqui. Vou adorar ver a sua recomendação. Então boa viagem, ou melhor, boa leitura!

25 LIVROS DE VIAGEM PARA QUEM AMA VIAJAR

LIVROS BASEADOS EM VIAGENS REAIS

São principalmente os que relatam alguma viagem feita pelo autor, contando como foi a experiência, as descobertas, aprendizados e desafios. Também inclui nessa livros de crônicas, que não contam a viagem toda, mas relatam episódios interessantes de alguma viagem.

1. CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR | AUTOR: AMYR KLINK

Livro: Cem Dias entre o Céu e o Mar / Autor: Amyk Klink

Um relato de uma história real e maravilhosa. Amyr Klink descreve toda a coragem que teve ao organizar minuciosamente sua travessia pelo Oceano Atlântico. O autor fez a viagem sozinho a bordo de um barco à remo durante 100 dias, o que deu origem ao nome do livro: Cem dias entre céu e mar.

O livro é lindo, leve e muito gostoso de ler. A maneira como Amyr Klink escreve, nos transporta diretamente para o interior do barco e navegamos com ele, sentindo suas dificuldades e celebrando suas conquistas, como se também fossem nossas ou de um amigo próximo. Clique aqui para comprar o livro!

 

2. TREM FANTASMA PARA A ESTRELA DO ORIENTE | AUTOR: PAUL THEROUX

Livro: Trem Fantasma para a Estrela do Oriente / Autor: Paul Theroux

Esse é um dos meus preferidos, principalmente porque o autor escreve sobre muitos países por onde passou em sua viagem de trem. Para escrever este livro, Theroux refez a mesma viagem que tinha feito 33 anos atrás, e que na época deu origem ao livro: O Grande Bazar Ferroviário.

“Trem Fantasma para a Estrela do Oriente nos transorta do labirinto de Istambul às ruínas de Merv ou à superpovoada Nova Déli, dos templos de Angok à renascida Saigon, do parque dos cervos, em Nara, a Ashgabat, capital do singular Turcomenistão.” (Fonte: Livro). Clique aqui para comprar o livro!

 

 

3. THE BEST AMERICAN TRAVEL WRITING | AUTOR: VÁRIOS

Livro: The best American Travel Writing 2019 / Autor: Vários autores

Descobri por acaso este livro quando eu pesquisava sobre Travel Writing. Como o próprio nome diz, este livro é uma compilação das melhores histórias de viagem escritas por travel writers americanos.

A cada ano, um novo livro é lançado com as melhores histórias do ano anterior, e um organizador é selecionado para fazer a introdução. O livro é indicado para aqueles que tem certa fluência no inglês, pois não há versões em português ou em outro idioma. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

 

4. COMER, REZAR, AMAR | AUTORA: ELIZABETH GILBERT

Livro: Comer, Rezar, Amar / Autor: Elizabeth Gilbert

Acredito que este seja um dos livros mais conhecidos dessa lista, pois ficou muito famoso na época que foi lançado e depois de um tempo acabou sendo transformado em filme. O livro traz a história real da própria autora, uma mulher divorciada que resolve tirar um período sabático e viajar para três países: Itália, Índia e Indonésia.

Este livro é muito tranquilo e rápido de ler. É delicioso explorar e, de certa forma, viver um pouco da realidade desses 3 países enquanto Elizabeth narra sua experiência em cada um deles. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

5. UM LUGAR NA JANELA | AUTORA: MARTHE MEDEIROS

Livro: Um lugar na janela / Autor: Martha Medeiros

Uma compilação de histórias de viagem contadas de maneira divertida e descontraída por Martha Medeiros. O que prevalece na escrita desses textos são as recordações de viagem da autora.

As histórias são sobre diversas viagens de Martha, que aconteceram em diferentes épocas da sua vida. São histórias sobre: um mochilão pela Europa, uma aventura em Machu Picchu, uma temporada no Chile, uma viagem para a Grécia. E também apresenta diversas companhias de viagem: ela mesma, as amigas, o marido, as filhas… Clique aqui para comprar o livro!

 

 

6. NO AR RAREFEITO | AUTOR: JON KRAKAUER

Livro: No ar rarefeito / Autor: Jon Krakauer

Um livro de uma história real e de tirar o fôlego. Jon fez parte de uma expedição rumo ao topo do Monte Everest, que infelizmente não termina nada bem.

O livro é tão bem escrito que te leva junto com ele e é possível entender um pouco da sensação de escalar a maior montanha do mundo. O livro também virou filme, chamado de Evereste.

Uma polêmica que envolve este livro é em relação à veracidade dos fatos. Isso fez com que outros sobreviventes da expedição escrevessem suas versões: Anatoli Boukreev escreveu A Escalada, e Beck Weathers publicou o livro Deixado para morrer. Clique aqui para comprar o livro!

 

7. EXPEDIÇÃO ORIENTE | AUTORA: HELOISA SCHURMANN

Livro: Expedição Oriente / Autor: Heloisa Schurmann

A família Schurmann é uma família brasileira conhecida por ter feito de barco algumas viagens de volta ao mundo. A família é composta por um casal, Heloisa e Vilfredo, e seus filhos Pierre, David, Wilhelm e Kat, que faleceu quando era pequena e deu nome ao barco desta viagem – o veleiro Kat 🙂

Neste livro, Heloisa relata a preparação para esta aventura e a viagem em si. Foram 50 mil km rodados e 29 países. O objetivo desta viagem era refazer a rota que os chineses supostamente teriam feito em 1421, segundo afirma o autor Gavin Menzies em seu livro 1421: o ano em que a China descobriu o mundo. Clique aqui para comprar o livro!

 

8. PELOS CANTOS DA EUROPA | AUTOR: LUCAS MARCATTI

livro: Pelos cantos da Europa / Autor: Lucas Marcatti

Neste livro, o brasileiro Lucas relata toda a sua experiência em uma viagem de bicicleta, na qual percorreu mais de 10 mil km e 14 países da Europa! O livro é um relato com os desafios e experiências vividas por ele durante 6 meses na estrada.

“Foram grandes experiências, encontros, lindos cenários, alguns desencontros, lindas amizades, a calma das pequenas vilas e o caos das grandes cidades, muitos pneus furados e problemas mecânicos, milhares de horas pedaladas e algumas boas e não tão boas surpresas que fizeram dessa jornada uma aventura única, soberana, uma aventura que valeu por ela mesma!” (Fonte: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

9. MUNDO POR TERRA | AUTORES: ROY RUDNICK & MICHELLE F. WEISS

Livro: Mundo por Terra / Autor: Roy Rudnick & Michelle F. Weiss

“Viajar obriga você a sair do cotidiano, provoca novos conhecimentos e enriquece sua alma. Viajar é compreender a diversidade dos povos do planeta e afastar preconceitos, até os imperceptíveis. Viajar é encarar o desconhecido.

Para Roy e Michelle, viajar é isso e muito mais: um desenho de vida, uma maneira de desafiar suas próprias resistências, uma oportunidade de aprender na prática. Roy tomou sua decisão de dar a volta ao mundo em uma 4×4 depois de conversar apenas 20 minutos com um desconhecido.” (Fonte: Livro) Clique aqui para comprar o livro!

 

 

10. O GRANDE BAZAR FERROVIÁRIO | AUTOR: PAUL THEROUX 

Livro: O Grande Bazar Ferroviário / Autor: Paul Theroux

“O Grande Bazar Ferroviário é a narrativa que Paul Theroux faz da sua épica viagem pelos caminhos-de-ferro da Ásia. Repleta de evocativos nomes de comboios lendários – o Expresso do Oriente, o Correio de Khaibar para o Entroncamento de Lahore, o Correio de Deli proveniente de Jaipur, ou o Expresso Transiberiano, entre outros -, descreve os muitos lugares, culturas e paisagens por onde passou e as pessoas fascinantes que conheceu.

De farrapos de tagarelice a monólogos ocasionais, passando por envolventes conversas com outros passageiros este é um maravilhoso relato das alegrias românticas das viagens ferroviárias.” (Fone: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

11. MOCHILEIRO E PEREGRINO | AUTOR: HARRY BUCKNALL

Livro: Mochileiro e Peregrino / Autor: Harry Bucknall

“Seguindo a Via Francigena, a antiga rota de peregrinos com quase 2 mil anos de existência, Harry caminha pela Inglaterra, França, Suíça e Itália, tecendo uma tapeçaria histórica generosamente colorida com histórias de anjos e santos, imperadores e reis, guerra e revolução.

O autor releva um roteiro pouco conhecido que o leva por vinhedos e cidadezinhas, sobre rios e montanhas, até o coração da Cidade Eterna, a Basílica de São Pedro.

Mochileiro e peregrino relata uma alegre viagem de proporção elisabetana cheia de caos, aventuras e contratempos.” (Fonte: Livro) Clique aqui para comprar o livro!

 

12. LIVRE | AUTORA: CHERYL STRAYED

Livro: Livre / Autor: Cheryl Strayed

“Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou.

Quatro anos depois, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar sozinha cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, no sul da Califórnia, atravessando Oregon até o estado de Washington. Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era pouco mais que uma linha num mapa. ” (Fonte: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

13. A INCRÍVEL VIAGEM DE SHACKLETON: A MAIS EXTRAORDINÁRIA AVENTURA DE TODOS OS TEMPO | AUTOR: ALFRED LANSING

Livro: A incrível viagem de Shacketon: a mais extraordinária aventura de todos os tempos / Autor: Alfred Lansing

O livro conta a história real do naufrágio do navio Endurance e a sobrevivência do Comandante Shackleton e sua tripulação em uma expedição pelo Polo Sul em 1914. Ao longo das páginas desse livro é possível sentir o frio, a fome, o desconforto, o cansaço e o tédio vivenciado por todos ao longo de quase dois anos isolados do mundo, lutando conta a natureza par sobreviver. Foram meses presos dentro do navio preso no gelo, depois acampados nas geleiras, em seguida navegando e depois escalando montanhas para encontrar resgate em uma ilha de pescadores. Essa é uma verdadeira aventura e parece praticamente impossível o fato de que todos os tripulantes escaparam com vida. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

14. ESTRADA PARA A FELICIDADE | AUTORES: ALESSANDRA KUGNHARSKI E LEONARDO TOMASI

Livro: Estrada para a felicidade / Autores: Alessandra Kugnharski e Leonardo Tomasi

O livro  Estrada para a Felicidade é um relato de um casal em uma viagem de carro pela América Latina. Ao longo do livro, Ale e Leo compartilham suas experiências mais marcantes nos países em que estiveram.

Além disso, eles também aproveitam o tempo da vigem para refletir sobre a vida. A viagem, que iniciou em 2019, foi interrompida pela pandemia, forçando o casal a estabelecer base em alguns países por mais tempo. E embora o livro termine na Guatemala, atualmente o casal segue viagem no México. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

LIVROS SOBRE VIAGENS E/OU LUGARES

Livros que contam histórias fictícias sobre viagens. E também livros de histórias que acontecem em alguns lugares pelo mundo e nos transportam para o destino pela riqueza de detalhes da narrativa.

15. A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS | AUTOR: JULIO VERNE

Livro: A volta ao mundo em 80 dias / Autor: Julio Verne

Um livro repleto de imaginação e humor. Escrito de uma forma simples, este é um dos principais títulos do autor francês, Júlio Verne. O livro conta a história do inglês Phileas Fogg, um homem sério, pontual e misterioso, que acaba aceitando uma aposta de colegas de um clube.

A aposta não é nada simples para uma época em que não havia avião: dar a volta ao mundo em 80 dias. Ao longo do livro, Fogg corre conta o tempo e vive muitas aventuras em diversos países. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

 

16. A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS | AUTORA: NINA GEORGE

Livro: A Livraria Mágica de Paris / Autora: Nina George

“Uma história emocionante sobre amor, perda e o poder dos livros. O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até que em um determinado verão, tudo muda e Monsieur Perdu abandona a casa e a embarca em uma jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas” (Fonte: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

17. A ÚLTIMA LIVRARIA DE LONDRES | AUTOR: MADELINE MARTIN

Livro: A Última Livraria de Londres / Autora: Madeline Martin

Acabei de ler esse livro há poucos minutos e vim aqui para adicionar nessa lista. A Última Livraria de Londres é um livro leve e gostoso de ler. Daqueles que você não tem pressa para ler porque não quer acabar. Tem uma história bonita em meio às tristezas da Segunda Guerra Mundial. O livro é baseado na história real dos bombardeios de Londres durante a guerra e nos leva para a realidade daquele período. Ele conta a história de Grace, uma jovem do interior da Inglaterra que se mudou para Londres poucos antes dos bombardeios começarem. Em Londres, ela começa a trabalhar em uma livraria, embora não tivesse o habito de ler livros. Até que ela passa a se encantar com o mundo da leitura e isso ajuda a ela, e a outros, a passarem por esse período difícil e repleto de incertezas. Clique aqui para comprar o livro!

18. INFERNO | AUTOR: DAN BROWN

Livro: Inferno / Autor: Dan Brown

Os próximos livros da lista deixam claro seu gosto pelo autor deste, e das indicações seguintes, Dan Brown. Gosto muito da maneira como ele descreve as cidades por onde Robert Langdon passa durante a história. E principalmente da mistura do suspense com fatos históricos.

Inferno é um dos meus preferidos do autor e este livro se passa em Florença e em outra cidade (não vou dar spoiler, tá?). Infelizmente o filme que foi feito a partir deste livro não foi muito fiel e deixou muitos leitores decepcionados, inclusive eu. Mas o livro é ótimo, e eu recomendo muito. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

19. ANJOS E DEMÔNIOS | AUTOR DAN BROWN

Livro: Anjos e demônios / Autor: Dan Brown

“Antes de decifrar O código Da Vinci, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade que ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica.” (Fonte: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

 

20. O SÍMBOLO PERDIDO | AUTOR: DAN BROWN

Livro: O Símbolo Perdido / Autor: Dan Brown

“Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon – eminente maçom e filantropo – a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal’akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.” (Fonte: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

LIVROS COM DICAS DE VIAGEM

Livros com dicas de viagens mais práticas para quem está planejando uma viagem ou que contam a trajetória, os projetos de viajantes para inspirar os outros a viajar pelo mundo.

21. PARTIU! | AUTOR: ZIZO ASNIS

Livro: Partiu! / Autor: Zizo Asnis

No livro Partiu, Zizo Asnis explica absolutamente tudo que um viajante precisa saber para viajar pelo mundo. Além desde livro, Zizo também é autor de diversos guias de viagem do O Viajante.

As informações encontradas no livro são separadas em: dúvidas básicas, perguntas e respostas que o viajante deve se fazer sobre a viagem; planejamento, que é toda a parte pré-embarque; os diversos tipos de viajantes; as várias formas de transporte; e economia, como viajar gastando pouco. Clique aqui para comprar o livro!

 

 

22. A ESTRADA DÁ TUDO QUE VOCÊ PRECISA | AUTORES: MIRELLA RABELO & RÔMULO WOLFF

Livro: A estraada dá tudo que você precisa / Autor: Mirella Rabelo & Rômulo Wolff

“Desde o instante em que Rômulo Wolff e Mirella Rabelo abandonaram o universo corporativo, sabiam que, para ter sucesso, era preciso um ingrediente principal: compromisso.

Eles decidiram se aventurar pelo mundo e, após centenas de milhares de quilômetros superados, criaram um modelo de negócio diferenciado. Depararam-se com inúmeros imprevistos, mas descobriram que, quando você entrega algo para a estrada, a estrada lhe retribui. Este foi o combustível que guiou o casal para o sucesso nos trabalhos que desenvolvem on-line.” (Fonte: Amazon) Clique aqui para comprar o livro!

 

 

LIVROS DE VIAGEM PARA CRIANÇAS

E agora, uma categoria exclusiva para as crianças! Eu acredito que a leitura e as viagens são fundamentais para todas as idades, e livros de viagem são ferramentas poderosas para inspirar e ensinar sobre o mundo para pequenos viajantes.

23. MAPAS: UMA VIAGEM DESLUMBRANTE PELAS TERRAS, MARES E CULTURAS DO MUNDO | AUTOR: ALEKSANDRA MIZIELINSKA

Livro: Mapas: Uma viagem deslumbrante pelas terras, mares e culturas do mundo / Autor: Aleksandra Mizielinscy

Embora seja para crianças, eu comprei porque fiquei encantada com o livro. Os detalhes, mapas, desenhos, é tudo muito lindo e didático. Qualquer um que pegar o livro para dar uma olhadinha vai se surpreender e aprender sobre as culturas do mundo!

O livro possui o mapa e as descrições de 46 países. Mas não pense que é uma descrição chata, são imagens infantis e muito lindas que representam as regiões do país, pontos turísticos, trajes típicos, animais, bandeira, nomes mais comuns. Enfim, várias informações interessantes de uma maneira divertida e fácil. Vale a pena presentear alguma criança viajante com este livro!  Clique aqui para comprar o livro!

 

24. VOVÔ JÁ FOI PARA PARIS | AUTORA FERNANDA BRAZ

Livro: Vovô já foi para Paris / Autor: Fernanda Braz

“Antes de viajarem com os pais, João e Luca sempre recebem do vovô enigmas para desvendarem no lugar visitado, o que torna o passeio uma verdadeira aventura. A coleção “Vovô conhece o mundo” leva os jovens leitores a uma viagem muito especial, repleta de arte, história e cultura. Cada livro traz ainda um encarte com atividades e com o mapa turístico do local. Neste livro, o destino dos dois irmãos é a Cidade Luz, Paris!” (Fonte: Amazon)  Clique aqui para comprar o livro!

A coleção Vovô conhece o mundo também inclui os destinos: Barcelona, Roma, Amsterdã e Londres.

 

LIVROS DE VIAGEM PARA DECORAR A CASA

E para finalizar essa lista, trouxe aqui algumas inspirações de livros para decorar a casa. São aqueles livros de tamanhos grandes, que costumam ter imagens belíssimas e compor a decoração da sala ou de outro ambiente da casa.

25. MIAMI BEACH | AUTOR: HORACIO SILVA

A coleção de livros de viagem da Assouline conta com uma variedade de títulos criativos de destinos que estão em alta e são tendência de viagem em vários destinos do mundo.

Com qualidade incomparável, além de uma estrutura feita de capa dura e fotos belíssimas de excelente resolução, os livros Assouline são perfeitos para enfeitas e trazer cor para ambientes. Além do livro Miami Beach, há muitos outras opções que podem ser adquiridas, como Tulum Gypset e Amalfi Coast. Clique aqui para comprar o livro!

 

Me conte aqui nos comentários se você gostou dessa lista e qual livro sobre viagem você sugere!

 

DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM

E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Adorei as indicações! Fiquei com vontade de ler todos eles. Adoro a forma como escreves e gostei muito das tuas dicas. Abraços.

    1. Oi Maria, tudo bem?
      Que bom saber que você gostou das sugestões! Comer Rezar Amar é incrível! Se você já assistiu o filme e gostou com certeza vai curtir o livro. Depois de ler me conta aqui o que você achou!

      Abraços,
      Carol