Categorias: Destinos: América do Norte, Canadá | Roteiros

Icefields Parkway: tudo o que você precisa saber

GUIA COMPLETO DA ICEFIELDS PARKWAY: O QUE FAZER NA ICEFIELDS PARKWAY, O QUE VISITAR ENA ICEFIELDS PARKWAY, PRINCIPAIS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DA ICEFIELDS PARKWAY, ONDE SE HOSPEDAR NA ICEFIELDS PARKWAY, INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DA ICEFIELDS PARKWAY E MUITO MAIS!

Dirigir pela estrada Icefields Parkway, considerada uma das mais bonitas do mundo, é uma das maneiras de conhecer as montanhas rochosas canadenses. Essa região fica entre as províncias Alberta e Columbia Britânica, no lado oeste do Canadá, e se estendem até o centro dos Estados Unidos.

Além das montanhas, a região também exibe florestas, lagos com água azul turquesa, antigas geleiras e abriga uma vida selvagem diversa. Sendo assim, este é um tipo de passeio ideal para quem aprecia belas paisagens e contato com a natureza.

Saiba mais sobre O que fazer em Alberta, no Canadá
Saiba mais sobre O que saber antes de viajar para o Canadá

SOBRE ICEFIELDS PARKWAY

O que é a Icefields Parkway

A Icefields Parkway é uma estrada de aproximadamente 230 km que liga o Parque Nacional de Banff ao Parque Nacional de Jasper. O nome oficial da estrada é Highway 93 e sua construção ocorreu em 1940. Hoje, a Icefields Parkway é muito procurada por viajantes que querem explorar a natureza nas montanhas rochosas canadenses.

Onde fica a Icefields Parkway

A Icefields Parkway conecta a cidade de Lake Louise, no Parque Nacional de Banff, a cidade de Jasper, no Parque Nacional de Jasper. As duas cidades, assim como os dois Parques Nacionais ficam localizados na província de Alberta, no Canadá.

Um pouquinho de história sobre a Icefields Parkway

Antes de existir a estrada Icefields Parkway, havia uma trilha chamada de The Glacier Trail. Por essa trilha passavam comerciantes europeus guiados por aborígenes norte americanos.

Os que percorreram e exploraram o The Glacier Trail ajudaram a desenvolver a região para o turismo e alpinismo. Foi somente em 1931 que a Icefields Parkway começou a ser construída e o projeto foi concluído apenas em 1940.

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER A ICEFIELDS PARKWAY 

Qual é a melhor época para viajar pela Icefields Parkway?

Para fazer uma viagem tranquila, com a estrada em boas condições, fazendo paradas nas atrações ao longo do percurso e curtindo o visual, a melhor época é entre os meses de maio e outubro.

Nos meses de verão

Os meses mais visitados são entre junho e setembro, ou seja, os meses de verão. Durante esses meses há possibilidades de fazer atividades ao ar livre e de conseguir ver a vida selvagem.

Nos meses de inverno

Para quem busca a região para praticar esportes de inverno, o ideal é viajar entre os meses de dezembro e março. Mas é muito importante se planejar com cuidado, pois dirigir em estradas com neve – ou pior, com gelo – exige carros com estrutura adequada e um pouco de experiência do condutor.

Saiba mais sobre Permissão Internacional para Dirigir, PID: o que é e como tirar

Como chegar na Icefields Parkway?

Avião: para quem vem de longe

Os aeroportos mais próximos da região são os de Calgary e Edmonton. Uma viagem de avião, de Toronto a Calgary, dura quase 4h sem escala. E uma viagem de avião, de Vancouver a Calgary, dura aproximadamente 1h30.

Carro: para quem vem de perto

A Icefields Parkway é uma estrada, então a melhor maneira de chegar e se locomover por ela é de carro. Na verdade, a maior recomendação é que você aligue um carro para explorar a estrada.

Para quem viaja de carro a partir de Calgary 130km até Banff, uma viagem de aproximadamente 1h30. Para quem sai de carro a partir de Edmonton, é mais fácil chegar em Jasper, mas são 365km e quase 4 horas de viagem.

Como se locomover pela Icefields Parkway?

Aluguel de carro

Como mencionei acima, a melhor maneira é através de um carro alugado. Ou até mesmo outro tipo de transporte, como moto ou motorhome. É importante saber que o limite de velocidade estabelecido dentro dos parques é baixo, por haver o risco de encontrar animais selvagens cruzando a estrada.
Alugar um carro no Canadá, principalmente nessa região de Parques Nacionais das montanhas rochosas é a melhor opção. Isso porque, além das distâncias serem relativamente grandes, o carro possibilidade uma maior liberdade na escolha de trajetos e paradas interessantes.
Para quem quiser sair do Brasil com o carro previamente alugado, recomendo nosso parceiro de aluguel de carro, a Rentcars.

Excursão Guiada

Outra opção é fazer uma excursão guiada. Essa é uma opção interessante para quem não tem interesse em alugar um carro. Nossos parceiros do Get Your Guide possuem algumas opções de excursões que podem ser conferidas neste site.

Preciso pagar para atravessar a Icefields Parkway?

Para atravessar a Icefields Parkway é necessário já ter adquirido o Day Pass dos Parques Nacionais. De Banff, passamos por uma espécie de pedágio onde as pessoas devem mostrar os passes dos parques, caso já os tenham, ou comprá-los, de acordo com o tempo que ficarão na região. Para adultos, o day pass do Banff National Park sai por $10,50 por pessoa e você pode comprá-lo online aqui.

Vou encontrar animais selvagens pelo caminho?

Se você viajar no verão, provavelmente sim.

Essa é uma questão muito importante. É necessário ficar atento à animais selvagens ao longo da estrada. É muito comum que eles apareçam, principalmente nos meses mais quentes, no acostamento das estradas ou até mesmo atravessando as estradas. Sendo assim, sempre respeite o limite de velocidade!

A Icefields Parkway possui boa estrutura para os viajantes?

Duas importantes recomendações são: leve lanchinhos e não esqueça de abastecer o carro antes de pegar a estrada. Embora a estrada possua atrações com estrutura de estacionamento e banheiro, nela há apenas um posto de gasolina. Este único posto de gasolina fica localizado em Saskatchewan River Crossing, a 80 km de Lake Louise e a 150 km de Jasper.

Além disso, a velocidade máxima na estrada é de 90 km/h. Isso significa que se você decidir fazer o trajeto direto, sem nenhuma parada, levará aproximadamente 3 horas para completar o trajeto. Logo, se você resolver parar para curtir as atrações do caminho, é recomendado que saia cedo.

Qual é o melhor roteiro pela Icefields Parkway?

Embora a Icefields Parkway seja uma estrada, ela está dentro de dois Parques Nacionais, e na maioria das vezes quem resolve atravessá-la está fazendo um passeio pela região. Embora cada viajantes tenha seus interesses, seu orçamento e sua disponibilidade, vou sugerir um roteiro pela região para quem quiser ter alguma ideia e insight!

Sugestão de Roteiro: Icefields Parkway + Parques Nacionais de Banff e Jasper

Minha sugestão é fazer duas bases. A primeira delas pode ser em Banff, Canmore ou Lake Louise. Para essa primeira parte, reserve pelo menos 2 dias (se for 3, ainda melhor). No primeiro dia você pode explorar a cidade de Banff, subir no Banff Gondola, andar pelas ruas charmosas da cidade. No segundo dia, você pode visitar Lake Louise e Moraine Lake.

Em seguida, reserve um dia inteiro para atravessar a Icefields Parkway e ir parando ao longo do caminho. E por fim, fazer a segunda base, de pelo menos 2 dias em Jasper para explorar a região com calma. Sendo um dia para a cidade e os arredores próximos e outros dia para os lugares mais distantes, como o Maligne Lake.

Onde se hospedar na Icefields Parkway?

A Icefields Parkway é uma estrada e ao longo dela –  na verdade, nos extremos dela – há pequenas cidades que são excelentes bases para quem quer passar alguns dias explorando a região. Minha sugestão é fazer duas bases, uma em Banff, Canmore ou Lake Louise e outra em Jasper.

Hospedagem em Canmore

Vou começar as sugestões de hospedagem indicando a pousada onde fiquei para explorar Banff e região, o A Bear and Bison Country Inn. Essa pousada fica em Canmore, uma pequena cidade a 24km de Banff, na porta de entrada das montanhas rochosas.

Embora tenha essa distância, é uma opção muito aconchegante e ótima para quem estiver de carro. Além disso, tive uma ótima experiência durante a estadia, então recomendo o A Bear and Bison Country Inn para vocês.

Saiba mais sobre Hospedagem em Canmore, no Canadá

Hospedagem em Banff

Banff é a principal cidade da região e possui muitas opções de hospedagem. Para quem quer economizar e ao mesmo tempo ficar em um lugar de boa qualidade, o HI-Banff Alpine Centre é uma boa opção.

O Banff Ptarmigan Inn é um hotel 3 estrelas que fica na rua principal de Banff, assim como o Moose Hotel and Suites, um hotel 4 estrelas. E por fim, para quem prefere um hotel 5 estrelas, uma boa sugestão é o Rimrick Resort Hotel, que fica no caminho para a Banff Gondola.

Hospedagem em Lake Louise

Ainda perto de Banff, a cidade de Lake Louise é outro lugar com opção de hospedagem. Começando pelo tradicional Resort Fairmont Château Lake Louise, que fica em frente ao lago. Duas opções, muito bem avaliadas pelos hóspedes, de hotéis 4 estrelas são o Post Hotel and Spa e os chalés do Moraine Lake Lodge.

Paradise Lodge and Bungalows e o Lake Louise Inn são opções de hospedagens 3 estrelas em Lake Louise. E para quem prefere a opção tem hostel, pode se hospedar no HI Lake Louise Alpine Centre.

Hospedagem em Jasper

E para explorar a Icefields Parkway completa, a dica é passar pelo menos duas noites em Jasper e explorar os passeios desta região do Parque Nacional de Jasper. Localizado a 2km do centro de Jasper, é possível se hospedar nos chalés Pine Bungalows.

Duas opções de hotel bem avaliados e localizados na região central de Jasper são: The Crimson JasperJasper Inn & Suites. E para quem prefere ficar hospedado em um hostel, a sugestão é o HI Jasper.

O QUE FAZER NA ICEFIELDS PARKWAY

Há diversos pontos de parada, com estacionamento gratuito, ao longo do caminho. Então vou mostrar aqui para vocês os lugares que visitei durante minha travessia. A viagem levou aproximadamente 7 horas de carro por causa das paradas – se fosse direto levaria 3h.

E mesmo que você não tenha tempo para ficar parando ao longo do caminho, a estrada em si já garante uma viagem maravilhosa: uma mistura do cinzento das pedras, com o verde escuro da vegetação, o toque azul dos lagos e a neve no topo de algumas montanhas.

Herbert Lake

Menos de 8km de estrada fizemos nossa primeira parada, o Herbert Lake. O Herbert Lake é fica a 1.6km de distância da estrada e é possível alcançá-lo através de uma rápida trilha a partir do estacionamento. Cercado por uma densa vegetação, o Herbert Lake compõe um lindo cenário com as montanhas rochosas ao fundo.

Bow Lake

Seguindo por cerca de 30km a partir do Herbert Lake chegamos no Bow Lake. Diferente do anterior, o Bow  fica abaixo no nível da estrada e pode ser visto do estacionamento, que fica na altura na estrada.

É um lago muito lindo com água cor azul-turquesa e encanta todos que passam por lá. Para chegar até a sua margem é preciso descer por um caminho de pedras e mesmo no verão, a água é extremamente gelada.

Mistaya Canyon

Seguindo adiante, uma placa indica a entrada do Mistaya Canyon. Assim como nas outras paradas, há um estacionamento e, nesse caso, uma trilha de 10min de caminhada. Ao chegar você encontra uma ponte e, mais adiante, é possível andar sobre as pedras, bem perto da água de forte correnteza.

Do Mistaya Canyon até a cidade de Jasper são aproximadamente 160km e esse trecho da Icefields Parkway fica ainda mais deslumbrante!

Athabaska Glacier

A uma distância de 55km a partir do Mistaya Canyon situada uma das principais paradas da Icefields Parkway, o Athabaska Glacial – Columbia Icefield. Com uma estrutura mais robusta, o Centro de Informações Turísticas vende tours que levam os visitantes ao glaciar.

Optamos por não fazer o passeio de caminhar sobre as geleiras e fomos em direção ao “início” do glaciar. Há uma trilha que pode ser feita para observá-lo mais de perto. No local há uma pequena infraestrutura (estacionamento e banheiro), além de indicações para uma trilha. A subida parece rápida quando se olha de longe, mas o caminho é íngreme e cheio de pedregulhos. Placas com informações históricas e de segurança auxiliam para que o visitante entenda um pouco mais sobre o local.

Além disso, no Centro de Informações Turísticas é onde fica a Glacier View Lodge, uma pousada com vista para a estrada e para a Geleira de Athabaska.

 

Outras atrações ao longo do caminho

Muitas outras atrações naturais podem ser admiradas ao longo do trajeto. Por isso recomendo um dia inteiro para curtir o passeio. Algumas outras atrações que não tivemos tempo de ver, mas que estão na listinha para a próxima oportunidade: Hector Lake, Peyto Lake, Saskatchewan River Crossing, Bridal Veil Falls, Columbia Icefields Skywalk, Sunwapta Falls, Athabaska Falls.

Deixe seu comentário