Categorias: Destinos: Europa, Inglaterra

Dicas de Newcastle upon Tyne – por Paola Lanzoni

  • Nome: Paola Lanzoni Mangutchi
  • Cidade: Newcastle upon Tyne
  • País: Inglaterra
  • Período: 2 anos
  • Lugar preferido: Jesmond Dene

A Paola já morou em Londres e em Oxford, e atualmente está há dois anos morando em Newcastle, na região norte da Inglaterra. Ela deu várias dicas aqui pra gente, incluindo muitos passeios e sugestões de restaurantes!

Segredos da Cidade

O principal segredo da cidade é que eles falam “geordie” e uma pessoa novata não entende nada do que eles falam! hahahahah Brincadeiras a parte, o Mercado Municipal daqui é muito interessante. Chama-se Grainger Market e fica bem no centro da cidade. Lá é possível encontrar artesãos, escritores e desenhistas/pintores vendendo suas obras.

Outro lugar interessante é o Civic Centre, que tem um grande jardim e uma fonte. Um detalhe interessante sobre este lugar é que ele foi projetado para ser “A Brasilia do Norte”, provavelmente inspirado nos traços de Oscar Niemeyer.

Transporte

Entre o centro de Newcastle e Jesmond, eu aconselharia uma caminhada mesmo. O centro todo foi planejado para que as pessoas possam caminhar e muitas vezes as poucas vias para carros são interditadas aos finais de semana para que as famílias possam aproveitar com tranquilidade.

Caso contrário, o metro é sempre a melhor pedida. As estações param logo em frente aos pontos necessários, inclusive saindo de dentro do aeroporto.

Visitas obrigatórias

Eu dividiria as visitas pelo clima. A melhor época para visitar Newcastle, na minha opinião, é entre abril e setembro, quando o clima é mais ameno e as flores estão por todas as partes. O Jesmond Dene é um parque público muito bonito, com um pequeno zoológico de pássaros e animais domésticos.

Minha segunda dica é visitar Alnwick Garden e Alnwick Castle, que estão no mesmo lugar mas a entrada é paga e é aconselhável separar um dia para cada um. O Alnwick Castle foi um dos cenários da saga Harry Potter e atrai muitos fãs. Já no jardim, existem muitas tulipas e rosas de todas as cores (me lembra muito os jardins franceses, nem sei como eles conseguem manter as flores tão lindas aqui!).

Alnwick Castle I foto: nickfrom from Pixabay

Uma curiosidade é que dentro do Alnwick Garden existe uma parte chamada “Poison Garden“, onde a visita é monitorada. Nesta parte, é claro, são mostradas flores e árvores de veneno (algumas estão até mesmo em jaulas!). Foi neste jardim que descobri que a azaléia é venenosa!

Minha terceira indicação seria uma volta pelo rio Tyne, passando pela Millenium Bridge, que liga Newcastle a Gateshead. Caso você esteja em um bonito dia de sol, pegue o metro e visite a praia de Whitley Bay, é linda e aconchegante.

Millenium Bridge I foto: Barrie Taylor from Pixabay

No inverno, eu ainda diria que os meus principais locais são os pubs (hehehehe), já que não sou muito fã de desidratar meu rosto nesse vento gelado. Eu ainda aconselho a volta pelo Tyne, mas neste caso você pode parar no pub Pitcher & Piano, que é um pub “de vidro” a beira do rio e os custos são bem acessíveis.

Aqui também tem o The Great North Museum, que fica entre as duas principais universidades da cidade. Lá é possível encontrar vários fósseis encontrados aqui na região e a história do Hadrian Wall, o muro que foi construído pelo império romano para conter a invasão bárbara. É uma bela viagem no tempo!

Comer e Beber

Além do Pitcher & Piano, eu recomendaria o restaurante Kamal e o Ury, que são restaurantes indianos de vertentes diferentes (comida indiana é popular em toda a Inglaterra). O melhor fish & chips da cidade, na minha opinião, é o do Bridge Tavern.

Pitcher & Piano I foto: divulgação

No entanto, um prato “típico” da região é o parmo, que é um tipo de peito de frango empanado e frito e coberto com molho bechamel e queijo. Mas no fim das contas, essa cobertura pode ter qualquer coisa, onde o limite é a imaginação do restaurante. O meu favorito é o da Pizza & Co.

Destaques

O futebol aqui prevalece! O estádio St. James’ Park abriga jogos da premier league e o time da casa, o Newcastle United sempre se destaca. Assistir a um jogo do Newcastle é algo a mais que um visitante pode adicionar ao seu roteiro para sentir o que é a paixão daqui 😉

Quanto tempo ficar

Eu diria que uma boa visita à cidade duraria entre 3-5 dias. Existem lugares interessantes nos arredores também.

Preste atenção

O povo de Newcastle é muito acolhedor e na minha opinião, muito mais hospitaleros do que o pessoal do sul, o que é ótimo! Dificilmente você é mal atendido ou sofre qualquer discriminação.

No entanto, é relativamente comum encontrar pessoas pedindo dinheiro nas ruas. É de cortar o coração, principalmente no inverno. Isso assusta sim, e é por sua conta se vai ou não dar a esmola. No entanto, esses mendigos não são violentos e assalto aqui é raríssimo. Existem várias entidades que trabalham na recuperação destas pessoas e é fornecida alimentação e roupas a eles todos os dias.

Obrigada Paola 🙂

 

DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM

E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!

Deixe seu comentário

2 comentários