Categorias: Destinos: Europa, Escócia

Castelo de Edimburgo: tudo que você precisa saber

O Castelo de Edimburgo é um dos castelos mais impressionantes do mundo. Sua localização no alto do topo de um vulcão extinto faz com que seja visto de longe e, quando se está no alto dele, a paisagem de Edimburgo é espetacular!

Mas o Castelo de Edimburgo vai muito além de sua paisagem deslumbrante e o do seu dramático destaque no skyline da cidade. Dentro das muralhas do castelo, há séculos de muita história de muitos acontecimentos envolvendo reinados, guerras, conquistas e reconquistas.

 

O Castelo de Edimburgo, na Escócia

Minha Experiência no Castelo de Edimburgo

Estive no Castelo de Edimburgo no dia 2 de setembro, por volta das 09h30, em uma sexta-feira de céu azul e temperatura amena. No Castle Esplanade, o imenso pátio na entrada no Castelo, ainda tinha a estrutura de arquibancadas montadas para o Military Tattoo, um evento anual de Edimburgo.

A visita foi feita por conta própria, utilizando o áudio guia disponível. Chegamos por volta das 09h30 e fizemos uma visita sem pressa e ainda tivemos a oportunidade de ver um casamento que estava acontecendo por lá. A visita durou quase 5h30 e saímos do Castelo de Edimburgo com a boa sensação de familiaridade com o local.

Dicas para visitar o Castelo de Edimburgo

Como chegar no Castelo de Edimburgo?

O Castelo de Edimburgo fica no alto do vulcão extinto chamado Castle Rock, em um dos extremos da Royal Mile. Então para chegar no Castelo é necessário subir a Royal Mile, e para quem estiver hospedado na região central é possível ir caminhando.

Para quem estiver hospedado um pouco mais distante, é possível ir até Old Town, de ônibus, tram ou táxi, e depois caminhar até a entrada do Castelo.

Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias na Escócia
Saiba mais sobre Onde ficar em Edimburgo: dicas de bairros e hotéis
Saiba mais sobre Campo de Batalha de Culloden, em Inverness

Quanto custa visitar o Castelo de Edimburgo?

É recomendado comprar os ingressos com antecedência para evitar filas ou até mesmo evitar que os ingressos esgotem. O valor do ingresso varia de acordo com a idade e combos para famílias.

Alguns exemplos de valores são: adulto: £18, acima de 65 anos: £14,50 e para crianças entre 5 e 15 anos: £11. Clique aqui para encontrar a melhor opção de ingresso e preços atualizados.

O Castelo de Edimburgo também oferece áudio guia, com opção em português. O valor por áudio é de £3,50 e vale muito a pena para conseguir entender o contexto dos prédios visitados. Além disso, não deixe de pegar um mapa do Castelo para identificar sua localização conforme você explora.

Saiba mais sobre Comprar ingressos antes de viagem ou não?

Qual horário de funcionamento do Castelo de Edimburgo?

O Castelo de Edimburgo fica aberto o ano todo, com diferenças de horários entre o verão e o inverno. Entre os meses de abril e setembro, o funcionamento é entre 09h30 e 18h, sendo a última entrada às 17h. Entre os meses de outubro e março, o funcionamento é entre 09h30 e 17h, sendo a última entrada às 16h. O Castelo de Edimburgo abre todos os dias, exceto nos dias 25 e 26 de dezembro.

Quanto tempo ficar no Castelo de Edimburgo?

Durante a minha visita ao Castelo acabei ficando um pouco mais de 5h, mas isso porque visitamos com calma todos os lugares. Além disso, estava acontecendo um casamento na capela e esperamos o casamento terminar para conhecê-la.

Para uma visita normal, o tempo mínimo recomendado é de 2h, mas se possível, reserve pelo menos 3h para conseguir visitar todas as construções. Agora, uma dica de ouro!! Vale a pena chegar cedo, logo que ele abre, isso porque conforme vai passando o dia, o Castelo vai enchendo de visitantes, fica mais difícil circular e as filas vão se formando.

Atrações para visitar no Castelo de Edimburgo

One o’Clock Gun

É um canhão que, desde 1861, dispara todos os dias às 13h. Uma multidão se reúne para assistir a tradição. Ou melhor, para ouvir, porque para chegar perto é preciso estar lá com antecedência. Embora eu soubesse que o barulho do canhão seria alto, me assustei do mesmo jeito. Em uma sala abaixo fica uma exposição explicando detalhes do One o’Clock Gun e desta tradição.

National War Museum

O Museu Nacional de Guerra, ou National War Museum, é um dos museus instalados dentro das dependências do Castelo. A entrada é gratuita e nele é possível conhecer sobre a história das guerras que a Escócia de envolveu, e essa história é contada através de objetos, artefatos, quadros.

Prisions of War

O prédio das prisões de guerra, ou Prision of War, é um dos destaques do Castelo e, inclusive um dos locais sugeridos para quem tem pouco tempo para visitar. No local foram recriados os quartos onde os prisioneiros de guerra viveram entre 1700 e 1800.

St. Margaret’s Chapel

A Capela de Santa Margarida é a construção mais antiga do Castelo. Foi construída em 1130 a pedido do rei Rei David I em homenagem à sua mãe, a Rainha Margarida que morou no Castelo de Edimburgo e foi canonizada em 1250.

Mons Meg

Mong Meg é o nome do canhão que fica exposto em frente a entrada da Capela de Santa Margarida. Na época que foi construído era considerado uma tecnologia militar de ponta. Ele pesa 6 toneladas e podia disparar pedras de até 150 kg por até 3 km de distância. No entanto, não era muito eficiente para ser levado em batalhas por causa do seu peso que dificultava o transporte.

Crown Square

O Crown Square é um pátio cercado por quatro construções de grande importância histórica e cultural para a Escócia. São eles, Royal Palace (onde fica o The Honours of Scotland: the Sottish Crown Jewels), o Great Hall, Queen Anne Building e o Scottish National War Museum.

Royal Palace e The Honours of Scotland: the Scottish Crown Jewels

A visita ao Royal Palace começa pela The Honours of Scotland: the Sottish Crown Jewels, que é a sala das joias escocesas. Por isso dividi esse tópico em duas partes. Esta sala é a única parte do castelo onde tinha fila de espera para entrar, ficamos uns 10 minutos na fila.

The Honours of Scotland: the Scottish Crown Jewels

Na sala das joias da coroa não é permitido fotografar. Dentro dela está a coroa feita para James V e usada na coroação de Queen Mary of Scots. A sala também guarda o cetro usado nas coroações.

Outro item muito interessa que fica guardado neste local é a Pedra do Destino, que é um item de grande valor cultural e histórico para o país. A Pedra do Destino é um antigo símbolo da monarquia escocesa e foi usada por séculos em coroações por ser considerada um objeto sagrado.

Até que em 1296, o Rei Eduardo I da Inglaterra roubou a pedra e levou para a Inglaterra e construiu um trono em Westminster com um espaço para colocar a pedra e usar nas coroações inglesas. E a pedra permanecer durante séculos na Inglaterra.

Até que em 1950 quatro estudantes escoceses roubaram (ou melhor, recuperaram) a pedra da Abadia de Westminster e levaram para a Escócia. Mas, depois que isso foi descoberto a pedra acabou voltando para a Inglaterra.

Foi somente em 1996, 700 anos depois, que ela foi oficialmente devolvida para a Escócia. Mas a condição é que ela seja emprestada para a Inglaterra para ser usada nas coroações dos próximos monarcas do país. Quando não está sendo usada para as coroações, a pedra fica exposta neste local do Castelo de Edimburgo.

Royal Palace

Continuando a visita pelo Palácio Real, é permitido fotografar nas outras salas. Nessa parte do Castelo, a história de Mary Queen of Scots é um dos principais destaques. Em uma sala é possível ver o minúsculo quarto onde ela deu a luz a seu filho Jaime, que foi o rei responsável por unificar as coroas da Inglaterra e Escócia.

Great Hall

O Great Hall é outro prédio localizado no Crown Square, que é o coração do Castelo. A princípio, o Great Hall foi construído para sediar grandes banquetes e eventos. Depois passou a ser usado como um espaço militar. Hoje, nele fica uma exposição de armas e armaduras que se destacam em suas paredes vermelhas e sua decoração de madeira repleta de simbolismos.

Scottish National War Memorial

O Scottish National War Memorial foi feito em homenagem aos escoceses que morreram nas duas guerras mundiais e em conflitos que a Escócia se envolveu desde 1945. É um ambiente é de profundo respeito onde não é permitido fotografar.

Foi dentro desse prédio onde senti a atmosfera mais emocionante do passeio. Nada pesado, apenas emocionante pelas homenagens feitas e por notar todo o respeito com aqueles que perderam suas vidas defendendo o país.

Afinal, vale a pena visitar o Castelo de Edimburgo?

Com toda a certeza vale a pena a visitar o Castelo de Edimburgo. As paisagens são incríveis, a riqueza histórica, arquitetônica e cultural fazem do Castelo de Edimburgo uma das atrações mais especiais da cidade. Recomendo muito para todos os visitantes!

Saiba mais sobre Torre de Londres: o que saber antes de visitar

Entre em contato e peça seu roteiro personalizado

Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Escócia. Desde 2019 trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!

 

Deixe seu comentário