Categorias: Destinos: América do Norte, Estados Unidos

Ball Drop Event: Festa de Ano Novo em Nova York

Passei a virada de ano de 2019/2020 em Nova York com a família do meu marido. Para comemorar o ano novo, escolhemos uma festa que fazia parte do evento Ball Drop. Recebei muitas perguntas sobre a virada do ano na cidade e resolvi compartilhar minha experiência aqui com vocês.

Ball Drop: ano novo em Nova York

A história do Ball Drop na Times Square

Por volta do ano 1880, a Times Square era uma região de apartamentos residenciais de Nova York. Com a chegada da eletricidade tornou-se um importante lugar da cidade. Em 1896, o jornal The New York Times viu uma oportunidade e construiu a Times Tower em um local altamente visível, que na época foi o segundo edifício mais alto da cidade.

Saiba mais sobre Dezembro em Nova York: o que fazer no fim de ano
Saiba mais sobre 22 passeios gratuitos para fazer em Nova York
Saiba mais sobre onde comer e beber em Nova York

Em 1903, quando o jornal estava prestes a abrir sua nova sede, o proprietário do jornal resolveu comemorar a abertura com um espetáculo de fogos de artifício no telhado do prédio no dia 31 de dezembro de 1903. Quatro anos depois, para fazer da festa ainda maior, um eletricista foi contratado para fazer uma bola iluminada que deveria descer em um mastro.

Sendo assim, a primeira ball drop da Times Square foi no dia 31 de dezembro de 1907. Hoje, mais de 100 anos depois, a bola foi modernizada e se tornou um símbolo do ano novo. Acima dela há um letreiro luminoso que marca o ano atual, e assim permanece durante o ano todo.

Como é o Ball Drop nos dias de hoje

A virada do ano mais famosa de Nova York, ou até mesmo do mundo, é na Times Square. Milhares de pessoas se reúnem para assistir a descida de uma bola gigante no topo de um prédio – ball drop – junto com a contagem regressiva, às 23:59.

A bola é acesa às 18h e inicia a sua subida (para depois cair às 23h59). Os shows que acontecem na região tem início às 20h. O endereço exato do prédio onde ocorre a queda da bola é 43rd Street / Broadway.

Para quem faz questão de passar a virada do ano na Times Square, é bom se programar com antecedência: há a clássica opção do Réveillon na Times Square e as festas do evento Ball Drop. Explico ambos abaixo.

Como é a festa de ano novo na Times Square

Essa é uma opção para quem quer ver de perto os shows e a queda da bola. Mas, é importante estar ciente de que para passar a virada do ano na Times Square, é preciso de MUITA paciência. Como sabíamos do perrengue, não escolhemos essa opção.

É necessário chegar na Times Square com muitas horas de antecedência, por volta das 15h. A partir desse horário as ruas em torno da Times Square começam a ser fechadas e as pessoas que chegam para a virada são separadas em setores, que vão sendo fechados conforme são preenchidos. Quanto mais cedo chegar, mais perto fica do palco e da bola.

Então são algumas horas de frio, sem conforto e sem banheiro. Isso mesmo, uma vez que você entra não pode sair (a menos que seja para ir embora) e não há banheiros químicos. Dizem que algumas pessoas vão de fralda para emergências. E a festa encerra logo após a meia noite.

A parte boa é que antes de meia noite há vários shows legais que acontecem no placo da Times Square e é uma comemoração de ano novo muito tradicional.

Como são as festas do Ball Drop Event

O Ball Drop é o maior produtor de eventos de véspera de ano novo na Times Square e oferece diversos tipos de pacotes de festas. Há opções de vários valores e para diferentes públicos. Alguns oferecem a opção de estar na Times Square e não passar tanto sufoco.

Festas do evento Ball Drop

O Ball Drop organiza festas na Times Square, na região da Times Square e também em barcos. Todas as informações das festas podem ser encontradas no site oficial Ball Drop. Nele também é possível filtrar pelo tipo de festa: casal, lounge, casa nortuna, jantar, rooftop, família, dentro da Times Square. Os preços das festas iniciam a partir de $44 e podem chegar até $1899.

Ball Drop Pass

O Ball Drop Pass é um ingresso que garante entrada em várias festas de ano novo na Times Square e ao redor dela, incluindo restaurantes casas noturnas, lounges e outros espaços de festas do evento Ball Drop.

Minha experiência de Ano Novo em NY

A escolha do lugar: Dallas BBQ

Escolhemos a festa no Dallas BBQ, que é uma churrascaria na 42nd Street com a 8th Avenue. Para selecionar esta opção, consideramos preço, localização, DJ, open bar, comida e telão. O ingresso custou $149 e incluía buffet de jantar, bebidas, DJ, telão para contagem regressiva e ficava a 200 metros do prédio da Times Square.

Tivemos a esperança de que antes da meia noite a gente iria conseguir sair do restaurante e caminhar um quarteirão para assistir a queda da bola, mas foi impossível. Logo conto para vocês o motivo e como funciona.

Um ponto positivo foi que tivemos muita sorte com a localização. O hotel onde nos hospedaremos, o Doubletree by Hilton New York Times Square West (recomendo muito!) fica pouco mais de 450 metros do Dallas BBQ. Então conseguimos ir a pé e perdemos muito tempo com locomoção.

Saiba mais sobre Hospedagem em Nova York, nos Estados Unidos
Saiba mais sobre Nova York: 10 dicas para a sua primeira viagem

Ao comprar o ingresso online é necessário imprimir o ticket para entregar na hora. No ingresso há as informações necessárias, que incluem a informação de qual cruzamento EXATO você deve entrar para acessar o restaurante. Ah, e é indispensável ter o ingresso físico em mãos.

Chegando para a festa de ano novo

As ruas ficam da região ficam todas fechadas e cada estabelecimento da Ball Drop tem um cruzamento de ruas específico onde é permitido a entrada. Fique atento porque essa informação é muito importante.

O único acesso é pelas calçadas e nas ruas bloqueadas não é permitido atravessar a rua para ir até a calçada oposta. As calçadas ficam muito cheias, pois as ruas são bloqueadas e há uma barreira para poder acessar a calçada do bar.

A rua do nosso restaurante era a 42nd St. com a 7th Ave. Encontramos o acesso de entrada e os policias e ficamos na fila. Quando chegou a nossa vez, fomos informados de que o nosso restaurante era na calçada do outro lado da rua, então tivemos que pegar a fila do outro lado da calçada.

Depois ficamos uma hora e meia na calçada na fila do restaurante. 30 minutos esperando o restaurante abrir e mais uma hora esperando as pessoas que estavam na nossa frente (e as que furaram fila) entrar.

Na foto abaixo é possível ver as ruas bloqueadas e as pessoas nos dois lados das calçadas. Não sei dizer porque essas pessoas que estão caminhando pelas ruas foram permitidas. Mas, de qualquer forma elas não estavam em direção de nenhum restaurante e sim da Times Square.

Como foi a nossa festa de Réveillon na Times Square

Como contei, passamos a festa de ano novo no Dallas BBQ. Assim que entramos no restaurante, recebemos uma pulseirinha de 21+ e subimos um lance de escadas rolantes até a área das mesas.

A área das mesas é muito grande. Havia música, algumas luzinhas decorativas e bexigas. Uma parte das mesas estava em uma área mais escura, como da foto abaixo, e a área que ficamos era mais iluminada. Também havia uma pista de dança, um DJ e alguns pontos de buffet (que foi liberado quando o jantar foi servido).

Fomos encaminhados para uma mesa onde havia alguns acessórios de ano novo, como óculos e chapéus, das fotos abaixo. As mesas estavam próximas umas das outras (vida antes da pandemia) e também haviam algumas televisões para acompanhar a virada na Times Square.

Gostei da hora que começou a tocar o clássico Sweet Caroline e achei que seria igual aos filmes, todo mundo levantando para cantar. Mas acho que o restaurante tinha mais turistas do que americanos, então não teve muita animação e poucas pessoas cantaram.

Uma pausa para explicar sobre a música: Sweet Caroline é uma música de 1969 que ficou famosa por se tornar o “hino” do time de baseball Red Sox de Boston. Ela passou a ser tocada em todos os jogos e todas as vezes que toca no estádio a multidão inteira canta. É possível ver um pouco disso no filme Amor em Jogo.

Logo o jantar foi servido e os buffets liberados. Eu achei um jantar muito americano e pesado, mas estava uma delícia: arroz, costela, batata frita e salada.

Para beber havia cerveja, vinho, champanhe e alguns drinks, como pina colada e margarita. Para as bebidas, haviam muitos garçons servindo as mesas, então não era necessário ir até um bar para retirar.

Um pouco antes da meia noite, descemos para a calçada no restaurante na esperança de ir até a Times Square ou de ver alguma coisa por lá. E conseguimos ver alguns resquícios dos fogos de artifício da Times Square na lateral (onde há as luzes da foto do centro abaixo). O DJ parou de tocar à 1h, que foi a hora que a festa acabou.

E valeu a pena?

Com certeza! Eu sempre acho que toda a experiência de viagem vale a pena. Mas, preciso ressaltar que achei um pouco caro para o que foi oferecido, além de ter aquelas longas filas para entrar no restaurante.

Mas como eu disse, há diversos tipos de festas de ano novo em Nova York, então depende do que você quer vivenciar e da expectativa que cria. O que eu faria de diferente seria chegar mais cedo para poder entrar antes no restaurante.