Alugar um carro durante uma viagem é uma excelente maneira de explorar o destino de forma mais livre e detalhada. O carro alugado te proporciona a liberdade de parar em lugares onde não seriam possíveis se você estivesse de trem, ônibus ou até mesmo com uma excursão.
Mas, como todo processo de viagem, é necessário planejamento e preparo antes de sair alugando um carro. Muitos países aceitam a CNH brasileira na locação de um veículo, já outros exigem a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir, a PID, e é sobre ela que vamos abordar nesse texto.
Como eu aproveitei que tive que renovar minha carteira de motorista e já tirei a PID, trouxe aqui todas as informações e detalhei o passo a passo para você pedir a sua PID e dirigir na sua próxima viagem à Europa. Vamos lá?
O que é a PID
A Permissão Internacional para Dirigir, ou simplesmente PID, é a carteira de motorista internacional que permite aos brasileiros dirigir em países com Acordo de Reciprocidade ou Signatários da Convenção de Viena.
Países com Acordo de Reciprocidade e Signatários da Convenção de Viena
Vou começar com os países tem possuem ambos, o “Acordo de Reciprocidade” e que são “Signatários da Convenção de Viena”. Na Europa, esses países são Grécia, Holanda, Portugal.
Os países da Europa que possuem “Acordo de Reciprocidade” são Espanha e Reino Unido.
E por fim, os países da Europa que são “Signatários da Convenção de Viena”: Albânia, Alemanha, Armênia, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Macedônia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia. Clique aqui para ver a lista completa no site do Detran.
Saiba mais sobre Portugal
Saiba mais sobre a República Tcheca
Saiba mais sobre Montenegro
Saiba mais sobre a Inglaterra
Saiba mais sobre a Espanha
Saiba mais sobre a Escócia
Quem pode tirar a PID
Motoristas que possuam a CNH definitiva, em situação regular, ou seja, que não esteja cassada ou suspensa, e a habilitação tem que estar dentro da validade.
Validade da PID
A validade da PID está atrelada a sua CNH. Para quem tirar a PID e a CNH tiver um prazo de validade inferior a 3 anos, o prazo de validade da PID será o mesmo da CNH. Mas, caso você tenha tirado a sua CNH há menos tempo e ela tenha uma validade de mais de 3 anos, a validade da PID será que 3 anos.
Saiba mais sobre Primeira Viagem à Europa: o que saber antes de viajar
Saiba mais sobre Qual é a melhor época para viajar para a Europa
Saiba mais sobre 21 erros para evitar em uma viagem à Europa
Saiba mais sobre Como escolher o melhor hotel para a sua viagem
Passo a passo de como tirar a PID online
Com todos os requisitos listados acima, e com viagem marcada para algum dos destinos mencionados, você pode tirar sua PID online através de um processo rápido e prático de apenas 14 dias. E aqui está o passo a passo detalhado:
1. CNH definitiva válida
Primeiro tenha em mãos a sua CNH definitiva válida.
2. Acesse o site do Detran do seu estado
Acesse o site do Detran do seu estado e procure a informação sobre solicitar a PID. No estado de São Paulo, este é o caminho: CNH Habilitação >> Dirigir no Exterior >> Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior? Solicite a PID. Ou você pode simplesmente clicar no link da frase anterior, que vai te direcionar para a página.
Uma vez na página, clique em “Faça pela Internet” para ser encaminhado para a página seguinte.
3. Faça login na sua conta Detran
Se você ainda não estiver na sua conta, vai ser solicitado que você crie sua conta no Detran com login e senha. Ou você pode acessar diretamente a sua conta, e logo será encaminhado para a página “SOLICITAÇÃO DA PID – PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR”
4. Confira os dados informados
Agora você vai ver que seus dados já estão na tela. Então basta confirmar ou atualizar alguma informação. Quando estiver tudo ok, clique em “Avançar”
5. Escolher endereço
Escolha o endereço de recebimento da sua PID ou cadastre um novo endereço e clique em “Avançar”
6. Confirmar informações
Seus dados vão aparecer na tela, assim como uma mensagem sobre pagamento da “Taxa de Emissão PID – Correio” no valor de R$ 387,86 (valor de fevereiro/23) que deve ser paga pelo CPF do motorista em um banco conveniado.
Aí você pode clicar em “Solicitar PID” e a tela vai atualizar com a informação de que “a solicitação da PID foi emitida com sucesso” e também com a informação de que “o documento será emitido após o pagamento da taxa”.
7. Pagamento da taxa da PID
A taxa da PID não é gerada automaticamente e você tem algumas opções para o pagamento, pelos bancos conveniados e nas lotéricas.
O meu pagamento foi feito através do aplicativo do Banco do Brasil:
Pagamentos > Impostos e Taxas > Débitos de Veículos > São Paulo > Permissão Intern. Dirigir > Inserir o CPF > Emissão PID – Permissão Intern. Dirigir > Senha > OK
8. Acompanhe o processo
Após fazer o pagamento da Taxa da PID, você pode acompanhar o processo. Você faz seu login no Detran, vai na coluna CNH Habilitação, depois clica em “Dirigir no exterior” e em seguida em “Verifique se a PID já foi emita e enviada pelos correios”. Você pode acompanhar o envio através do site dos Correios utilizando o código de rastreamento fornecido.
Minha experiência com a PID
A renovação da minha CNH coincidiu com uma viagem ao exterior onde eu teria que alugar um carro, então já aproveitei a tirei a PID. E embora não houvesse a necessidade da PID (em Portugal a CNH é o suficiente), resolvi fazer a PID para entender como funciona o processo e trazer aqui esse passo a passo para vocês.
Quando eu alugo carros no exterior, faço através da comparadora de locadoras, a rent cars. Eles são parceiros do blog e utilizei o serviço nessa última viagem.
No meu caso, o processo da emissão da PID foi extremamente rápido. A partir do dia que fiz o pagamento da taxa até a chegada na PID em casa foram apenas 10 dias. Mas se você tiver planos de viajar e alugar um carro no exterior, não deixe para fazer a solicitação de última hora.
Boa viagem!
Entre em contato e peça seu roteiro personalizado
Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para a Europa. Desde 2019 trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!