Categorias: Destinos: Ásia, Europa | Dicas

27 dicas para sua viagem internacional

Fazer uma viagem internacional é uma das melhores experiências que você vai ter na sua vida! Quando você viaja para outro país e tem contato com uma cultural diferente, você passa a enxergar o mundo de uma maneira diferente, expande seu conhecimento e seu repertório. E ainda tem a oportunidade de viver experiências incríveis!

27 dicas para sua primeira viagem internacional 

NO PLANEJAMENTO DA VIAGEM…

1. Documentos: verifique validades e obrigatoriedades

A primeira dica é verificar todos os documentos necessários para visitar o país que você deseja. Veja se há necessidade de visto e como tirá-lo. Muitos países da Europa não exigem vistos de turistas brasileiros. Em alguns países da Ásia é possível tirar o visto na chegada, chamado de visa on arrival.

Também verifique se o seu passaporte atual tem a validade suficiente. A validade varia dependendo do país, mas geralmente é necessário que o passaporte esteja válido por até 6 meses a partir da data de retorno da viagem.

Outro item importante é em relação a vacinas obrigatórios. Alguns países exigem vacina e certificado internacional de febre amarela. É obrigatório, quem não tiver não entra. E agora com a COVID 19, as regras de vacinação e teste estão variando, cada país tem uma exigência. Verifique com antecedência.

Por fim, também é importante checar a obrigatoriedade do seguro viagem internacional, e adquira com pelo menos a cobertura mínima exigida. Os países do Espaço Schegen solicitam seguro viagem com cobertura a partir de 30.000 euros.

Mas, independente de ser obrigatório ou não, deixo aqui minha dica de sempre: jamais viaje sem um seguro viagem internacional. Os custos de emergências e tratamentos médicos no exterior podem custar muito alto em comparação com o valor do seguro. Recomendo aqui nossos parceiros da Seguros Promo, com eles você pode fazer simulações e pedir orientações para adquirir o seguro mais adequado para a sua viagem. Clique aqui para fazer uma cotação.

Saiba mais sobre Seguro Viagem Internacional
Saiba mais sobre 21 erros para evitar em uma viagem à Europa

2. Faça um roteiro de viagem

Ter um roteiro de viagem é essencial para você ter sua viagem organizada e conseguir aproveitar os passeios e as atrações que realmente fazem sentido para você. Ao contrário do que muitos pensam, um Roteiro de Viagem não engessa a viagem, e sim te dá mais liberdade.

Mas como assim? Com um Roteiro de Viagem em mãos, quer dizer que você – ou alguém – fez uma pesquisa prévia do destino, da época do ano da viagem, dos seus interesses e traçou um itinerário personalizado.

Você vai conhecer o destino de uma maneira mais profunda, visitar lugares que façam sentido para você, vai saber previamente sobre valores, horários de funcionamento, vai traçar uma rota para otimizar seu tempo.

Se você não gosta de fazer esse tipo de pesquisa, não tem experiência com isso ou não tem tempo suficiente, contrate um Travel Designer para fazer um roteiro exclusivo para você! 

3. Encontre a melhor hospedagem para a sua viagem

A melhor hospedagem é a que mais faz sentido para o tipo de viagem que você vai fazer. E isso pode significar uma hospedagem barata, em uma localização específica da cidade, com recreação, em um hostel ou um resort.

Você também pode escolher fechar sua hospedagem com uma agência ou por conta própria online. Para quem prefere reservar a hospedagem de maneira independente, a minha sugestão é utilizar o Booking.com que é a plataforma com uma interface muito intuitiva e informações claras, com fotos, avaliações, filtros e muitas outras facilidades.

Saiba mais sobre Como escolher o melhor hotel para a sua viagem

4. Pesquise sobre a cultura local

Quando você vai para um país diferente, é muito importante respeitar as regras e os costumes. Antes de viajar, verifique aspectos culturais, religiosos, sobre gorjetas, alimentação. Quanto mais você souber sobre a cultura do país, melhor será a sua experiência e melhor será a impressão que você vai deixar no destino e nas pessoas que você encontrar por lá.

Saiba mais sobre A experiência de imersão cultural em viagens
Saiba mais sobre 6 Dicas para evitar o choque cultural

5. Compre um chip de internet

Embora seja muito comum ter wi-fi gratuito em restaurantes, lanchonetes e hotéis, ter internet disponível em todos os momentos facilita a viagem e gera mais segurança. Você pode entrar em contato com seus familiares com mais facilidade, encontrar informações que precisa, usar Google Maps, utilizar aplicativos importantes, como tradutor em países com idiomas muito diferentes.

Recomendo muito aqui os nossos parceiros da Americachip. Há várias opções de chips e você pode ter acesso à internet ilimitada e não precisa se preocupar com isso durante a viagem!

Usei o Chip Europa da America Chip durante a minha viagem para o Reino Unido e funcionou perfeitamente bem durante toda a minha viagem. Além disso, se você precisar de alguma assistência remota durante a viagem, eles contam com um WhatsApp muito eficiente, que é o (21) 96962-6109. Vale muito a pena!

Saiba mais sobre Roteiro de 10 dias pela Escócia
Saiba mais sobre 12 Museus e Galerias de Arte gratuitos no Reino Unido
Saiba mais sobre Castelo de Edimburgo: tudo que você precisa saber

6. Compre ingressos para suas atrações com antecedência

Com um roteiro pronto e tudo definido, adquira os ingressos das atrações que você vai visitar. Isso vai te ajudar e evitar filas, otimizar seu tempo e, às vezes, até mesmo a economizar. Você pode comprar ingressos nos sites oficiais das atrações ou em sites de venda, como a Civitatis.

Saiba mais sobre Comprar ingressos antes de viagem ou não?

7. Informe-se sobre o transporte público

Se você for usar o transporte público, é importante entender como funciona. Em muitas cidades, você pode economizar se comprar passes, você pode ter que validar na entrada e na saída.

8. Se for dirigir, tire a Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Quem quiser fazer uma Road Trip precisa verificar a necessidade de tirar a Permissão Internacional para Dirigir, o PID. Esse documento é uma tradução da sua carteira de habilitação brasileira e pode ser obtida online.

Saiba mais sobre Permissão Internacional para Dirigir, PID: o que é e como tirar

9. Baixe aplicativos úteis

Alguns aplicativos podem ajudar – e muito – na sua viagem. O aplicativo Around Me é um deles, e te ajuda a encontrar locais perto de você, como farmácias e supermercados. Outros aplicativos muito úteis são o Google Maps e Waze para quem estiver dirigindo.

O Google Tradutor é extremamente útil, principalmente se você não souber o idioma do seu destino. Lembro bem em Istambul, na Turquia quando o taxista não fala inglês e nós não falávamos turco. A solução foi um diálogo usando o Google Tradutor no celular, e funcionou!

10. Leia livros e assista filmes que se passam no destino

Uma outra maneira de se preparar para a viagem é lendo livros e assentindo séries que se passam no destinos. Assim, você aprende sobre a história, cultura do destino e ainda consegue ver imagens e se imaginar no local.

Saiba mais sobre Livros de Viagem: 23 livros para quem ama viajar
Saiba mais sobre 34 filmes e séries para quem ama viajar
Saiba mais sobre 19 acessórios de viagem para levar na mala

NA HORA DE FAZER A SUA MALA…

11. Faça um checklist da mala

Anote tudo que você quer levar. Pode ser em uma listinha em papel ou até mesmo no celular, mas anote tudo e por vários dias, conforme você for lembrando, você vai adicionando na lista. Eu particularmente gosto de fazer no celular porque está sempre comigo e eu consigo ir anotando conforme eu lembro.

12. Leve roupas adequadas ao destino

Leve roupas adequadas para o destino, para o clima, para os passeios que você vai fazer. Por exemplo, se você pretende passar o dia todo caminhando, leve calçados confortáveis. Não leve aquela roupa que fica apertada, desconfortável ou roupas que você raramente usa.

13. Saiba os limites da bagagem

Quando comprar suas passagens aéreas, verifique quantas malas despachadas é permitido levar, se é necessário pagar por elas e qual peso permitido. Verifique as mesma informações para a bagagem de mão e organize seus itens de acordo com esses limites.

Com os dois itens anteriores, de fazer um checklist e levar roupas adequadas ao destino, você possivelmente vai conseguir montar uma mala inteligente, combinar as roupas entre si e assim não levar uma bagagem muito pesada.

14. Prepare sua bagagem de mão

Voos internacionais costumam ser mais longos, além do tempo que leva para chegar no aeroporto (principalmente se você morar em uma cidade diferente), as 3h de antecedência que se chega no aeroporto para fazer check in, despachar malas dentro do horário permitido…

Então, a sugestão é que sua mala de mão tenha itens que facilitem a sua vida e te tragam conforto, como escova e pasta de dentes, casaco, um livro, caneta, carregador de celular, uma troca de roupa, travesseiro de pescoço e outros itens que são importantes para você.

ALGUNS DIAS ANTES DA VIAGEM…

15. Confirme e imprima todas as suas reservas

É sempre bom ter em mãos as suas reservas de hotel, passeios, ingressos, trechos internos e passagem aérea de volta para que esteja tudo organizado, e principalmente para você passar pela imigração com mais tranquilidade.

NO AEROPORTO…

16. Chegue com antecedência

Parece clichê, mas é muito importante chegar com antecedência no aeroporto para conseguir fazer as coisas com calma, encontrar seu portão, andar pelo aeroporto se for grande e longe.

17. Fique de olho nos painéis informativos

Fique sempre atento aos painéis informativos para encontrar seu portão de embarque, para saber caso ocorra alteração, para saber quando seu voo estará embarcando.

DENTRO DO AVIÃO…

18. Viaje com roupas confortáveis

Lembre-se que você vai passar horas viajando, então é interessante considerar viajar com roupas confortáveis e que não apertem muito. Quando a viagem dura muitas horas, é comum que os pés e o corpo fiquem inchados.

Lembro quando eu tive a brilhante ideia de estrear uma sapatilha em uma viagem para Paris. O resultado: meus pés incharam e fui até o hotel de metrô, cheguei com o pé todo cortado.

19. Respeite o espaço das outras pessoas

Respeite as outras pessoas que estão no avião. Não fique empurrando ou puxando o banco da frente, não fique falando alto. Faça a sua parte e respeite o espaço dos outros.

DURANTE A VIAGEM…

20. Esteja preparado para passar pela imigração

Muitas pessoas ficam apreensivas quando pensam na imigração de outros país. Mas basta estar preparado, sabendo de todas as informações da sua viagem e com os documentos em mãos, que não vai ter erro.

21. Chegue um dia antes “de começar a viagem”

Se possível, não faça grandes planos para o dia da chegada ou até mesmo para o dia seguinte, dependendo do seu horário de chegada. Por exemplo, se fizer uma viagem à lazer e tiver planos de ir a um Parque de Diversões, não planeje para o dia seguinte da chegada, pois é possível que você esteja cansado e aproveite menos.

Outro exemplo é se você for alugar um carro no destino onde estiver chegado. A dica é esperar pelo menos um dia para fazer isso, pois pode ser que ainda esteja muito cansado e com os reflexos mais lentos e dirigir dessa maneira pode ser algo muito perigoso.

22. Não compre passeios e atrações para o dia da chegada

A dica aqui é não desenhar um roteiro, com atrações e compra de ingressos para o primeiro dia da viagem, e isso por dois motivos: cansaço e imprevistos.

23. Não emende uma viagem de carro

Em seguintes situações: chegar em um país da Europa, após viajar 9, 12 horas e alugar um carro para seguir a viagem. Em algum momento o cansaço ou o jet lag vai bater e você pode acabar perdendo o passeio.

Um exemplo: e este exemplo é pessoal. Eu viajei entre Madrid e Porto em um voo muito cedo, tive que acordar por volta das 4h, cheguei no Porto cansada e tinha um carro alugado para me levar até Lisboa. No início da viagem, e com a adrenalina, foi ótimo. Organizamos várias paradas ao longo do caminho. Mas com o passar o dia o cansaço foi batendo tão forte, muito trânsito. E a viagem que era para ser boa acabou sendo estressante e cansativa.

Saiba mais sobre Jet Lag: O que é, quais são os sintomas e como evitar

24. Registre a sua viagem

Sempre faço isso durante as minhas viagens e recomendo muito que todos façam também porque o registro da viagem vai permitir que você guarde memórias para a vida toda, e memórias feitas por você mesmo e registradas no momento que a viagem está sendo vivenciada.

Saiba mais sobre o Planner de Viagem Mapa-Múndi

25. Verifique sobre o Tax Free

Alguns países da Europa possuem o Tax Free que é um sistema de retorno de um imposto – o VAT – em alguns produtos comprados por turistas não-europeus. Mas é importante saber que isso não é uma regra geral, algumas lojas não oferecem esse sistema de retorno. As que possuem geralmente tem indicação nas vitrines e na área dos caixas.

APÓS A VIAGEM…

26. Organize suas fotos

Hoje em dia tiramos muitas fotos durante as nossas viagens. Bom, até mesmo no nosso dia a dia tiramos fotos o tempo todo. Então, assim que chegar de viagem, organize as suas fotos, seja em pastas no celular, em um HD externo ou até mesmo revelando as fotos e montando álbuns de viagem!

27. Teste algumas receitas

Se você gosta de cozinhar, uma dica super interessante que vai te trazer boas memórias é testar em casa as receitas de coisas que você comeu ou bebeu durante a viagem. Pode ser um drink diferente ou um prato especial que provou durante a viagem.

Deixe seu comentário